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Transtornos Invasivos do desenvolvimento

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Apresentação em tema: "Transtornos Invasivos do desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 Transtornos Invasivos do desenvolvimento
Milena Pondé Profa. Adjunta EBMSP

2 Evolução do conceito Kanner -> Mitos Ausência de estigmas físicos
SIM -> Epilepsia (24 a 30%), retardo (66%), X Frágil, alterações em ressonância Autismo = bom potencial cognitivo Causa nos pais Classe média alta Frieza no trato com os filhos Bettleheim -> Mãe Freezer

3 Evolução do conceito DSM-IV Transtornos Invasivos do Desenvolvimento
Problema na interação social recíproca Problemas na comunicação Padrão de comportamento, interesse e atividade restritos, repetitivo e estereotipado

4 TID - DSM-IV Autismo Síndrome de Asperger TID não especificado
Síndrome de Rett Síndrome de Asperger Transtorno desintegrativo da infância TID não especificado Le diagnostique d`autisme est fait a partir da constatation de la presence des trois groupe de symptômes qui je viens de mencioner. Nous pouvons le faire a partir du DSM-IV, que classifie 5 types de troubles envahissante du development a partir da presence de certainnes symtômes specifique. L`ADOS c`est une gride d`observation de l`enfant que permet de classifier em trois categories: pas d`autism; autism spectrum et autism. L`ADOS est très interessants parce que il nous permet de faire une evaluation plus large des symptômes chez les enfants, mais plus important que ça l`ADOS nous permetent de evaluer la modification du comportament de l`enfant a partir des stimulations qui reçoir.

5 Início dos sintomas Idade de início Antes de três anos
19,1 meses os pais percebem 24,1 meses procuram ajuda profissional Pode ter desenvolvimento normal até 2 anos Início de 3 a 5 anos

6 Tripé sintomático Interesses Linguagem Interação social

7 Interação social Precoces Evita o contato nos olhos
Pouco interesse na voz humana Não se antecipam quando serão carregados Indiferença afetiva e raramente emitem uma resposta facial (suspeita de surdez)

8 Interação social Mais tardios Prefere atividades solitárias
Dificuldade em brincar de faz de conta ou imitação Não sorri para a mãe Não seguem os pais pela casa Não demonstram ansiedade de separação Qualquer adulto é tratado de forma similar Não busca ou evita o contato com outras crianças Ligações fortes com objetos estranhos Pequenos brinquedos plásticos, baldes Protestos ou irritação quando o objeto é retirado

9 Interação social O que se pode avançar Maior ligação com os pais
Chega a ficar amigável com os pais e irmãos Pode se envolver passivamente em jogos com outras crianças

10 Interação social O que não se espera avançar
Continua sem iniciar o contato. Falta de resposta aos interesses das pessoas. Na adolescência e vida adulta faz ou diz coisas inapropriadas.

11 Linguagem Problemas na comunicação não verbal
Mostram suas necessidades gritando ou chorando Puxa o adulto pela mão em direção ao objeto que deseja Não copiam as atividades dos pais Pouco usam gestos, embora os entendam Pouca ou nenhuma expressão facial comunicativa Brincadeiras repetitivas e idiossincráticas

12 Linguagem Comunicação verbal: ASPERGER: linguagem verbal normal
Mutismo comum até os cinco anos Ecolalia Frases copiadas dos outros Entonação de pergunta para afirmativas Repetição de sons sem sentido social Voz cantada, com prolongamento estranho de sons, sílabas ou palavras Uso idiossincrático de palavras ou frases ASPERGER: linguagem verbal normal Fala sem imaginação ou abstração Impressão de falar para alguém e não com alguém

13 Comunicação verbal Até onde se pode avançar Normal/elevado
Retardo severo Nunca compreendem a linguagem verbal Retardo moderado/leve Seguem instruções simples Retardo muito leve Problema na compreensão abstrata Normal/elevado Jogos de humor e expressões idiomáticas podem confundi-lo O contato social é difícil e pode ser constrangedor Bom funcionamento quando guiados, quando as atividade são bem estabelecidas, não há fortes mudanças na rotina.

14 Interesses restritos/Repetições
Rotinas rígidas Comer a mesma comida Movimentos repetitivos Bater as mãos, maneirismos nos dedos Preocupações persistentes Memorizar informações meteorológicas, capitais, datas de nascimento de familiares Perguntar a mesma questão, que deve ser respondida da mesma forma

15 Interesses restritos/Repetições
TID - NES Questões científicas inusitadas Einstein (falou 4 -> 7 anos). Insistência em temas pouco usuais Wittgenstein (falou aos 5 anos). Dois anos solitário pensando sobre lógica. Exército-> “experienciar face-a-face a morte”. Professor -> vantagem de pensar em voz alta.

16 Interesses restritos/Repetições
Resistência à mudança Mudanças do ambiente geram explosões pois ele perde as referências Resistência em aprender novas atividades e a mudanças

17 Tratamento Primeira Linha Objetivo


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