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Os principais espectros do desenvolvimento Gabriela Viegas Stump.

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Apresentação em tema: "Os principais espectros do desenvolvimento Gabriela Viegas Stump."— Transcrição da apresentação:

1 Os principais espectros do desenvolvimento Gabriela Viegas Stump

2 Transtornos invasivos do desenvolvimento Autismo infantil Sd de Asperger TID sem outra esfecificação Sd de Rett Tx desintegrativo da infância

3 Transtorno do espectro autista comportamento socialização comunicação

4 Clínica Socialização: dificuldade comunicação não verbal relações sociais prejudicadas isolamento pouco interese em compartilhar atenção reciprocidade afetiva prejudicada

5 Clínica Comunicação: atraso ou ausência da aquisição da linguagem dificuldade em iniciar ou sustentar conversação linguagem estereotipada repetitva e idiossincrática palavras frases prejuizo na brincadeiras de faz de conta e sociais

6 Clínica Comportamento: interesses restritos, repetitivos e estereotipados rotinas e rituais inflexíveis enão funcionais movimentos estereotipados interesse por parte de objetos

7 Clínica Características associadas: restrição alimentar hiper/ hipo sensibilidade a estímulos andam nas pontas dos pés atração por água, objetos em movimento agitação

8 Sd de Asperger Sintomas de autismo mas... tem inteligência normal linguagem desenvolvida e peculiar expertise em foco de interesse dificuldades motoras sutis (desajeitado)

9 Transtorno desintegrativo da infância Desenvolvimento normal até os 2 anos Perda severa das aquisições: –Motoras – linguagem –habilidades sociais –controle esfincteres –Brincar Alteraçoes comportamento, linguagem e sociabilidade semelhantes autismo

10 Sd de Rett Perda uso apropriado das mãos Desaceleração do aumento do perímetro cefálico Alteração coordenação marcha e tronco Perda do contato social Alteração linguagem expressiva e receptiva Alteração genética ligado ao X (MeCP2)

11 Categorias Wing Aloof Passivo Ativo mas estranho Wing, Gould 19179

12 Dimensão Gravidade dos sintomas autísticos Associação com DI (clássico 70%, TEA 30-50%) Nível de adaptação funcionalidade

13 Dimensão/ Categorias

14 Sociabilização: Autista (HFA) X Asperger: alteração quantitativa interesse e competência do contato social Macintosh K., Dissanayake C. 2006

15 Dimensão / Categorias Função executiva (FE): Asperger X HFA X TID (SOE) -Sem diferença entre Asperger e HFA, -TID (SOE) entre controles e os outros grupos -FE não suclassifica os grupos Verté S. et al. 2006

16 Transtorno do espectro autista Comunicação social Comportamentos restritos e repetitivos

17 Proposta DSM 5 Déficit na comunicação e interação social: 1.Reciprocidade e mocionale e social presente mas anormal à ausente 2.Déficit na comunicação não verbal desde pobre integração comunicação verbal e não verbal a ausência de expressicidade facial e gestual 3.Déficit na iniciação e manutenção das relações sociais desde adequação ruim à total ausência

18 Proposta DSM 5 Comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivo 1.Fala, movimentos e uso de objetos estereotipados e repetitivos 2.Rotina rígida, comportamento verbal e não verbal ritualizado, resistência à mudança 3.Interesses fixos e restritos com foco excessivo 4.Hipo ou hiper sensibilidade à estímulos

19 Níveis de gravidade gravidadeComunicação socialInteresses restritos e comportamentos repetitivos Nível 3 (muito dependente) Severo déficit na comunicação com baixa funcionalidade, pouca busca na interação e mínima resposta a interação social Preocupações, rituais fixos e comportamento repetitivo interfere em todas as esferas. Importante estresse na interrupção de rotinas, dificuldade no redirecionamento das atividades voltando rápido ao foco de interesse

20 Níveis de gravidade GravidadeComunicação socialInteresses restritos e comportamentos repetitivos Nível 2 (dependência moderada) Notório déficit na comiunicação social, dificuldade social mesmo em locais estruturados com ajuda, pouca busca por interação com resposta reduzida ou anormal a interação social Comportamentos repetitivos, preocupações e rituais fixos aparente para o observador eventual com interfência em diversos contextos. Frustração quando interrompido e dificuldade em redirecionar interesse

21 Níveis de gravidade GravidadeComunicação socialInteresses restritos e comportamentos repetitivos Nível 1 ( pouco dependente) Sem ajuda apresenta déficits perceptíveis na comunicação social. Dificuldade em iniciar interação e claros exemplos de respostas atípicas e insucesso na manutenção. Parece pouco interessado no contato social. Rituais e comportamentos repetitivos interferem significativamente em 1 ou mais contextos. Resiste na interrupção e redirecionamento dos focos de interesse.

22 Importânicia da avaliação dimensão Estrutura do serviço Tipo de intervenção (comunicação alternativa - PECS, ABA, TEACCH) Foco da intervenção (iniciar, manter, adequar contato)

23 Obrigada pela atenção!


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