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Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Daniel Sá Roriz Fonteles Técnico do CAPE Glenda Aref Salamah de Mello Técnico do CAPE.

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1 Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Daniel Sá Roriz Fonteles Técnico do CAPE Glenda Aref Salamah de Mello Técnico do CAPE

2 Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a sua vida Resultado de complexas interações entre fatores genéticos e ambientais, sendo reconhecido pela OMS 3/11/2013TDAH

3 Primeiros Registros dos TDAH Still (1902): comportamento agressivo, desafiante, indisciplinado e com dificuldade de atenção. Bradley (1937): estimulantes (anfetaminas). Hoje conhecido como Ritalina ® (metilfenidato) 3/11/2013TDAH

4 3/11/2013TDAH Evidências de desatenção, impulsividade e hiperatividade. Prevalência: 3 a 7% das crianças em idade escolar 5,29% dos menores de 18 anos (M e F) (Polanczyc et al., 2007) 3 vezes maior no sexo masculino

5 3/11/2013TDAH Dificuldade em prestar atenção a detalhes ou errar por descuido em atividades escolares; Dificuldade em prestar atenção às atividades; Parecer não escutar quando lhe dirigem a palavra; Não seguir instruções e não terminar tarefas escolares; Dificuldade em organizar tarefas e atividades; DESATENÇÃO

6 3/11/2013TDAH Evitar tarefas que exijam esforço mental constante; Perder materiais necessários às tarefas; Ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa; Apresentar esquecimentos em atividades diárias. DESATENÇÃO (2)

7 3/11/2013TDAH IMPULSIVIDADE Dar respostas precipitadas antes das perguntas serem concluídas; Apresentar dificuldade em esperar a vez; Interromper ou intrometer-se em assuntos dos outros;

8 3/11/2013TDAH HIPERATIVIDADE Agitar-se, não permanecendo quieto na cadeira; Levantar da cadeira quando deveria permanecer sentado; Correr ou escalar em situações nas quais isto é inapropriado;

9 3/11/2013TDAH Dificuldade em brincar ou envolver-se silenciosamente em atividades lúdicas; Estar frequentemente a todo vapor; Falar em demasia. HIPERATIVIDADE (2)

10 3/11/2013TDAH SUBTIPOS DE TDAH Com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade TDAH combinado Elevada taxa de prejuízo acadêmico Com predomínio de sintomas de desatenção mais freqüente no sexo feminino elevada taxa de prejuízo acadêmico são mais agressivos e impulsivos em relação ao outro subtipo

11 3/11/2013TDAH IDENTIFICANDO OS ALUNOS COM TDAH Diagnóstico clínico, baseado em critérios do DSM-IV ou CID10 Início antes dos sete anos de idade Pelo menos 6 dos sintomas de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade A avaliação deve envolver os pais, a criança e a escola (professores) História de vida escolar, familiar, social e médica

12 3/11/2013TDAH Intervenção na Escola Ambiente da sala de aula (evitar excesso de estímulos) Distribuição das carteiras Ficar mais próximo ao professor Rotina organizada e previsível Informar o conteúdo do dia / Dar lembretes No final, informar o conteúdo da próxima aula e materiais necessários

13 3/11/2013TDAH Intervenção na Escola (2) Disposição clara de regras (contrato com a turma) Tarefas com maior estimulação (cor, forma, textura, etc.) Tarefas que requerem respostas ativas (oposição à passividade) Variar os estilos de apresentação das aulas

14 3/11/2013TDAH Intervenção na Escola (3) Combinar aulas com momentos breves de exercícios físicos, se possível Trabalhar primeiramente conteúdos mais difíceis (nos períodos iniciais) Ser sincero e sempre mostrar ao aluno os seus avanços Professor empático

15 3/11/2013TDAH Conclusão Devemos sempre conhecer o contexto (familiar, social e escolar) para tentar entender o comportamento do aluno Ao Ajudar o aluno com TDAH, estaremos ajudando a toda a turma Ter humildade. Reavaliando os seus procedimentos, o professor potencializará os ganhos do aluno e o crescimento pessoal de ambos

16 Os professores são a pedra fundamental para a construção do bom desempenho dos alunos hiperativos. 3/11/2013TDAH

17 Sugestões para Pesquisa 1. FABRÍCIO, NMC et al. Singularidade na Inclusão: estratégias e resultados. São José dos Campos: Pulso, PHELAN, TW. TDA/TDAH – Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade. São Paulo: M. Books do Brasil, SCHWARTZMAN, JS. Transtorno de Déficit de Atenção. São Paulo: Memnon, /11/2013TDAH

18 Dúvidas ou Sugestões Contato para sugestões e dúvidas: 3/11/2013TDAH


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