A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VÁ EM VÍDEOS, AQUI MESMO NO SITE, E ASSISTA A QUATRO VÍDEOS QUE FALA SOBRE O ASSUNTO. VIVA A DIFERENÇA! Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VÁ EM VÍDEOS, AQUI MESMO NO SITE, E ASSISTA A QUATRO VÍDEOS QUE FALA SOBRE O ASSUNTO. VIVA A DIFERENÇA! Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade."— Transcrição da apresentação:

1 VÁ EM VÍDEOS, AQUI MESMO NO SITE, E ASSISTA A QUATRO VÍDEOS QUE FALA SOBRE O ASSUNTO.
VIVA A DIFERENÇA! Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDA/H)

2 Viva a diferença!

3 O QUE É TDA/H O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas que podem ou não se manifestar dependendo do meio em que se vive.

4 ASPECTOS IMPORTANTES PARA DETECTAR O TDA/H
ÁREA EXTREMAMENTE IMPORTANTE CORTEX PRÉ-FRONTAL COMPORTAMENTO INIBITÓRIO FREIO INIBITÓRIO Para prestar atenção em um estímulo, temos que constantemente estar inibindo os barulhos do ambiente, conversas dos outros colegas, os pensamentos que nos passa pela cabeça. Essa função inibitória é que pode estar alterada na criança com TDAH. Existem outras áreas cerebais que estão envolvidas.

5 SINTOMAS DO TDA/H. MENINOS - SE DIVIDEM EM DOIS GRUPOS DESATENÇÃO
IMPULSIVIDADE E HIPERHATIVIDADE INTELIGENTES

6 AS MENINAS DESATENTAS – SONHADORAS ANSIEDADE E DEPRESSÃO
HIPERATIVAS/IMPULSIVAS - LEVADAS GOSTAM DE BRINCADEIRAS DE MENINOS MISTA – FALADEIRAS

7 SINTOMAS DO DÉFICT DE ATENÇÃO: SENTEM DIFICULDADE EM...
Iniciar e terminar as tarefas; Manter atenção nas tarefas; Manter o foco nas conversas com o adulto; Seguir instruções; Fazer atividades que exijam persistência, esforço mental continuado (pesquisas); Perdem frequentemente o material; São esquecidas; Se distraem facilmente; São desorganizadas.

8 SINTOMAS DA HIPERATIVIDADE:
Não param sentadas na sala de aula; São irrequietas com as mãos e os pés; Não param quietas na cadeira; São mais barulhentas que o normal para a idade; Estão sempre em movimento de uma atividade para a outra; Impulsividade (respondem antes que a professora termine a pergunta); Dificuldade em esperar na fila; Com frequência se intrometem nas atividades dos colegas; Falam muito.

9 comorbidade QUAIS AS COMORBIDADES MAIS FREQUENTES O QUE SIGNIFICA
Transtorno de Conduta (50%), Transtorno Opositor Desafiador (40 a 60 %), Abusador de Substancias ou Dependência  Química (40 %), Transtorno da Ansiedade Generalizada (34%), Depressão (20%), Transtorno do Humor Bipolar (20%), Transtorno Obsessivo Compulsivo e Tiques Motores (11%) Síndrome de Tourrete (6.5%), Transtorno de Aprendizagem (dislexia, dislalia, disfonia, disartria, discalculia, disgrafia, 10% ) O QUE SIGNIFICA O termo comorbidade é formado pelo prefixo latino "cum", que significa contiguidade, correlação, companhia, e pela palavra morbidade, originada de "morbus", que designa estado patológico ou doença. Companhia/doença

10 TDA/H E COMORBIDADE Quem trata e qual é o tratamento da comorbidade?
Quem tem TDAH sempre tem alguma comorbidade? Um Médico conhecedor do T.D.A.H. e um Psicólogo que trabalhe com terapia cognitivo-comportamental como técnica psicoterápica. O modelo internacional para o tratamento de pacientes T.D.A.H. e Comórbido é... Atendimento Familiar, Orientação à Escola, Terapia Cognitiva-Comportamental e Farmacoterapia. Quando necessário, a equipe poderá ser ampliada e os profissionais de áreas afins poderão ser convidados para avaliar o paciente, emitindo laudos técnicos de seus pareceres.  As comorbidades em T.D.A.H. são regras e não exceções. 51 % dos pacientes infanto-juvenis apresentam mais de um diagnóstico psiquiátrico.  Em adultos chegam a 77 % dos pacientes.                Quem tem TDAH sempre tem alguma comorbidade? As Comorbidades em T.D.A.H. são regras e não exceções, pois 51 % dos pacientes infanto-juvenis portadores de T.D.A.H. apresentam pelo menos mais de um diagnóstico psiquiátrico.  Podemos confirmar com os dados de pesquisa do Dr. Biederman et al, que além de confirmarem este fato, mostra que em adultos a situação é mais grave, pois as comorbidades chegam a 77 % dos pacientes que são portadores de T.D.A.H.                       . Quem trata das comorbidades? Um Médico conhecedor do T.D.A.H. e um Psicólogo que trabalhe com terapia cognitivo-comportamental como técnica psicoterápica dando orientação à escola de como lidar e manejar esta criança e orientação aos pais ou cuidadores. Qual é o tratamento? O modelo internacional para o tratamento de pacientes T.D.A.H. e Comórbido é o Atendimento Familiar, Orientação à Escola, Terapia Cognitiva-Comportamental e a Farmacoterapia. Quando necessário, a equipe poderá ser ampliada e os profissionais de áreas afins poderão ser convidados para avaliar o paciente, emitindo laudos técnicos de seus pareceres.  Em casos de distúrbios de aprendizagem, como: dislexia, discalculia, disartria, disfonia, dislalia, etc, o Fonoaudiólogo deverá ser consultado e o paciente receberá um tratamento interdisciplinar mais amplo.  Da mesma forma, caso haja falhas ou lacunas pedagógicas a serem preenchidas o Pedagogo ou o Psicopedagogo poderá ser incluído na equipe para emissão de pareceres e participação no atendimento.

11 COMO O PROFESSOR PODE IDENTIFICAR QUE UMA CRIANÇA É PORTADORA DO TDA/H?
O diagnóstico é clínico com base nos sintomas, a partir de uma história bem colhida com a criança, com os pais e com a escola. Exames como o neuropsicológico são necessários caso haja suspeita que o TDA/H tenha problema de aprendizado (dislexia?). Ao professor cabe mudar o seu comportamento em relação à criança. Diagnóstico clínico, de uma equipe multidisciplinar. Existem dois órgãos classificatórios (DSM – Associação Psiquiátrica Americana e o CID – Organização Mundial de Saúde) que firmam critérios para se chegar ao diagnóstico do TDAH.

12 É IMPORTANTE QUE A FAMÍLIA SEJA ORIENTADA A PROCURAR AJUDA especializada, POIS...

13 O tda/h tende a persistir na idade adulta
NA ADOLESCÊNCIA NO ADULTO Impulsividade; Desatenção com dificuldade acadêmica; Se envolve em comportamento de risco. Se envolve em várias atividades ao mesmo tempo, embora não complete quase nenhuma; Inquietação com uma aparente finalidade; Não consegue tirar férias, está sempre se envolvendo em alguma atividade; Apresenta mais dificuldades cognitivas de atenção, organização e planejamento que a criança. Comportamento de risco: fumar, beber, vida sexual ativa, tudo por conta da impulsividade e disfarçar baixa autoestima. Esse comportamento pode acarretar consequências irreversíveis como doenças transmitidas sexualmente, gravidez, dependência química, entre outras.

14 TRATAMENTO TRABALHO MULTIDISCIPLINAR INCLUINDO TRATAMENTO Pais;
Professores; Terapeuta; Médico. Multidisciplinar; Tratamento psicoterápico; Medicação que permite o controle dos sintomas – metilfenidato; Estratégias especiais na escola;

15 QUAL É O PAPEL DA ESCOLA? A ESCOLA É UM PARCEIRO EDUCATIVO DA FAMÍLIA.
Quando a criança chega no ensino fundamental, aos seis anos, se exige dela concentração, organização, que fique sentada por mais tempo, que leia o quadro negro. Que tenha mais atenção e controle da impulsividade. Os professores, nessa hora, pela experiência identificam o TDAH antes dos pais. A informação do professor é de extrema importância para que a equipe médica possa fazer o diagnóstico. A escola também participa do acompanhamento (tratamento). A ESCOLA É UM PARCEIRO EDUCATIVO DA FAMÍLIA.

16 O que é uma escola apropriada?
Que assume o compromisso com o educando; Disponibiliza recursos de auxílio aos alunos com dificuldade; Que é receptivo ao projeto de parceria com os pais e com os profissionais responsáveis pelo acompanhamento desse aluno; Que investe na formação do seu corpo docente; Que cria estratégias para receber esse aluno; Que trabalha com o conhecimento respeitando as diferenças individuais; Que é capaz de avaliar o aluno pelo progresso que alcança e não pela comparação com o coletivo.

17 Então, qual é o papel da escola?
PRIMEIRO PASSO SEGUNDO PASSO – Planejamento, Estratégias e Ações O coordenador vai conversar com todos os envolvidos com esse aluno dentro da escola sobre seu comportamento; Realizar encontro com os pais onde serão transmitidas as preocupações da escola com relação à criança; Mostrar aos pais as opções que darão um diagnóstico correto; Mostre informações claras e o risco de não ser tratada precocemente; O professor vai apenas descrever o comportamento e o rendimento do aluno, propondo um plano de ação. Modificação do ambiente; Adaptação do currículo; Flexibilidade das tarefas; Adequação do tempo da atividade; Administração e acompanhamento das medicações; Capitalizar encima das habilidades desse aluno. QUEM VIU UM TDAH, VIU UM TDAH.

18 "Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos."
Lao Tzu

19 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Instituto Nacional Para a Reabilitação. são francisco.com.br/alfa/daltonismo. Super.abril.com.br/saude/deslexia shtml. Revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/sala – aula-preconceitos shtml. Coordenadora: Em nosso site, no ícone “VÍDEOS” há quatro arquivos de especialistas falando sobre o assunto. Você pode usá-los para seu estudo antes de apresentar o slide para sua equipe.


Carregar ppt "VÁ EM VÍDEOS, AQUI MESMO NO SITE, E ASSISTA A QUATRO VÍDEOS QUE FALA SOBRE O ASSUNTO. VIVA A DIFERENÇA! Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google