A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Curso de Especialização Latu sensu a Distancia: Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva PESQUISA DE DISTÚRBIO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDHA) ENTRE ALUNOS DO IF FARROUPILHA - CAMPUS SANTO AUGUSTO Aluno: Andréa Menezes Lopes Orientador: Fábio Diniz Rossi Bento Gonçalves, 21/08/2009

2 TDHA - Definição Transtorno neurobiológico de causas genéticas Transtorno neurobiológico de causas genéticas Caracterizado por: desatenção, inquietude e impulsividade Caracterizado por: desatenção, inquietude e impulsividade

3 Introdução Os estudos sobre o Distúrbio de Déficit de Atenção se referem às crianças em sua expressiva maioria. Adultos com diagnóstico de TDHA acabam não preenchendo tais critérios (BARBOSA, 1997). Os estudos sobre o Distúrbio de Déficit de Atenção se referem às crianças em sua expressiva maioria. Adultos com diagnóstico de TDHA acabam não preenchendo tais critérios (BARBOSA, 1997). Alguns autores têm acreditado que o transtorno persiste em aproximadamente 50 a 70% dos casos na idade adulta, embora o quadro clínico sofra algumas modificações com o passar do tempo (WENDER, 1995). Alguns autores têm acreditado que o transtorno persiste em aproximadamente 50 a 70% dos casos na idade adulta, embora o quadro clínico sofra algumas modificações com o passar do tempo (WENDER, 1995). O impacto desse transtorno na sociedade é enorme, considerando-se o estresse nas famílias, o prejuízo nas atividades acadêmicas e vocacionais, bem como efeitos negativos na auto-estima das crianças e adolescentes. O impacto desse transtorno na sociedade é enorme, considerando-se o estresse nas famílias, o prejuízo nas atividades acadêmicas e vocacionais, bem como efeitos negativos na auto-estima das crianças e adolescentes.

4 Estudos têm demonstrado que crianças com essa síndrome apresentam um risco aumentado de desenvolverem outras doenças psiquiátricas na infância, adolescência e idade adulta (ROHDE et.al., 1998). Estudos têm demonstrado que crianças com essa síndrome apresentam um risco aumentado de desenvolverem outras doenças psiquiátricas na infância, adolescência e idade adulta (ROHDE et.al., 1998). Alunos com TDHA apresentam dificuldade de aprendizagem e necessitam de práticas pedagógicas que atendam suas necessidades. Alunos com TDHA apresentam dificuldade de aprendizagem e necessitam de práticas pedagógicas que atendam suas necessidades. Introdução

5 Justificativa Quando falamos em educação inclusiva, uma das principais barreiras para se efetivar a inclusão é o despreparo do professor para receber, em suas salas de aula superlotadas, não só o aluno com deficiência visual, auditiva, motora ou mental, mas todos aqueles que não se enquadram dentro do padrão imaginário do aluno normal.

6 Justificativa Esse aluno diferente ainda é, para o professor, abstrato e desconhecido. Infelizmente, a grande maioria das práticas pedagógicas dos cursos de formação continua privilegiando o aluno idealizado e o mito das classes homogêneas. Esse aluno diferente ainda é, para o professor, abstrato e desconhecido. Infelizmente, a grande maioria das práticas pedagógicas dos cursos de formação continua privilegiando o aluno idealizado e o mito das classes homogêneas. Identificar alunos com TDHA, utilizando uma abordagem múltipla com alunos, professores e pais, propondo intervenções pedagógicas para o tratamento desses alunos.

7 Problema Inexistência de dados sobre Distúrbio de Déficit de Atenção com Hiperatividade entre os alunos de nível médio, técnico e tecnológico do campus Santo Augusto. Inexistência de dados sobre Distúrbio de Déficit de Atenção com Hiperatividade entre os alunos de nível médio, técnico e tecnológico do campus Santo Augusto.Hipótese Existem alunos no Campus Santo Augusto com deficiência de aprendizagem por apresentarem TDHA. Existem alunos no Campus Santo Augusto com deficiência de aprendizagem por apresentarem TDHA.

8 Objetivos OBJETIVO GERAL Identificar alunos do ensino médio, técnico e tecnológico com TDHA no Campus Santo Augusto, e propor orientações práticas para educadores e profissionais envolvidos com as necessidades de alunos com TDAH. Identificar alunos do ensino médio, técnico e tecnológico com TDHA no Campus Santo Augusto, e propor orientações práticas para educadores e profissionais envolvidos com as necessidades de alunos com TDAH. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Estabelecer critérios para avaliar alunos com TDHA. Estabelecer critérios para avaliar alunos com TDHA. Realizar pesquisa com a família e professores dos alunos com suspeita de TDHA. Realizar pesquisa com a família e professores dos alunos com suspeita de TDHA. Propor estratégias pedagógicas para trabalhar com esses alunos. Propor estratégias pedagógicas para trabalhar com esses alunos.

9 Metodologia - A avaliação será feita com aplicação do questionário aos alunos, coleta de dados com professores pais. - A pesquisa será realizada com alunos do ensino médio integrado, pós-médio (técnico) e tecnológico na UNED Santo Augusto. Será aplicado aos alunos um questionário denominado ASRS-18, desenvolvido por pesquisadores em colaboração com a Organização Mundial de Saúde. Esta é a versão validada no Brasil.

10 Metodologia A coleta de dados com professores será feita através de uma escala objetiva de Conners, que deverá ser preenchida por todos os professores dos alunos com suspeita de apresentarem TDAH. Após, será realizado uma conversa com os pais dos alunos. Esses conjuntos de informações serão avaliadas por um profissional da área. A partir dos resultados obtidos, serão propostas estratégias educacionais para os alunos com TDHA (BARBOSA, 1997).

11 Resultados esperados Em relação à fonte para coleta de informações, sabe- se que existe baixa concordância entre informantes (criança, pais e professores) sobre a saúde mental de crianças. Os pais parecem ser bons informantes para os critérios diagnósticos do transtorno (ROHDE et.al., 1998). Os professores tendem a superestimar os sintomas de TDAH, principalmente quando há presença concomitante de outro transtorno do comportamento.

12 Resultados esperados Com adolescentes, a utilidade das informações dos professores diminui significativamente, na medida em que o adolescente passa a ter vários professores (currículo por disciplinas) e cada professor permanece pouco tempo em cada turma, o que impede o conhecimento específico de cada aluno (BALLONE, 2001). Com base no exposto, espera-se que sejam identificados alunos com TDAH, propondo-se estratégias de tratamento, através de intervenções educacionais.

13 Referências BARKLEY, R. Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade. Porto Alegre: Editora Artmed, BARKLEY, R. Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade. Porto Alegre: Editora Artmed, BALLONE, V. Agreement between parent and child report of quality of life with attention-deficit/hyperactivity disorder. Disponível em Acesso em: 8 mai BALLONE, V. Agreement between parent and child report of quality of life with attention-deficit/hyperactivity disorder. Disponível em Acesso em: 8 mai BENZICK, E. Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: Atualização Diagnóstica e Terapêutica. São Paulo, Casa do Psicólogo, BENZICK, E. Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: Atualização Diagnóstica e Terapêutica. São Paulo, Casa do Psicólogo, BENZICK, E. Manual da Escala de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Versão para professores. São Paulo: Casa do Psicólogo, BENZICK, E. Manual da Escala de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Versão para professores. São Paulo: Casa do Psicólogo, ROHDE, L. A. Princípios e Práticas em TDAH. Editora Artmed, ROHDE, L. A. Princípios e Práticas em TDAH. Editora Artmed, ROHDE, L. A.; BARBOSA, G.; POLANCZYK, G. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade. Revista Brasileira de Psiquiatria. São Paulo. ISSN , ROHDE, L. A.; BARBOSA, G.; POLANCZYK, G. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade. Revista Brasileira de Psiquiatria. São Paulo. ISSN , 1998.

14 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Curso de Especialização Latu sensu a Distancia: Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva PESQUISA DE DISTÚRBIO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDHA) ENTRE ALUNOS DO IF FARROUPILHA - CAMPUS SANTO AUGUSTO Aluno: Andréa Menezes Lopes Orientador: Fábio Diniz Rossi Bento Gonçalves, 21/08/2009


Carregar ppt "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google