A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Permanente Profa. Aline Alves de Andrade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Permanente Profa. Aline Alves de Andrade."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Permanente Profa. Aline Alves de Andrade

2 Espera um pouco... A disciplina chama-se Estratégias de Educação Continuada. Então, por que educação permanente e não educação continuada?

3 Primeiro vamos aos conceitos
A Educação Continuada é uma ferramenta de aprimoramento profissional que usa alternativas educacionais centradas no desenvolvimento de grupos ou categorias profissionais. Geralmente utiliza metodologia tradicional e tem duração definida. Já a Educação Permanente é uma estratégia de reestruturação dos serviços pensadas para a equipes de trabalho. Utiliza-se da aprendizagem significativa com enfoque problematizador e o profissional é centro do processo ensino-aprendizagem e a aquisição das competências determina o fim da intervenção.

4 Esquematicamente... Educação Continuada: Educação Permanente:
alternativas educacionais centradas no desenvolvimento de grupos/categorias profissionais; utiliza metodologia tradicional e tem, portanto, duração definida ; ferramentas: atividades de ensino após a graduação (atualização) como cursos de caráter seriado, estudo de publicações específicas de um determinado campo de conhecimento (etc)... Educação Permanente: estratégia de reestruturação dos serviços pensadas para a equipes de trabalho; Utiliza-se da aprendizagem significativa com enfoque problematizador; o profissional é centro do processo ensino-aprendizagem e a aquisição das competências determina o fim da intervenção; ferramenta: determinantes sociais e econômicos regionais/necessidade da população + valores e conceitos dos profissionais orientado a busca de novos saberes para a solução da situação vigente. MANCIA, et al (2004)

5 Educação Permanente X Educação Continuada
Figura 2: Principais diferenças entre Educação Continuada e Permanente segundo aspectos-chave, adaptado de MANCIA, et al (2004) p.606.

6 Diretrizes É aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho; Baseia-se na aprendizagem significativa e em sua possibilidade de transformação; Leva em consideração os conhecimentos e as experiências prévios dos envolvidos. Propõe que os processos de educação dos trabalhadores da saúde se façam a partir da problematização do processo de trabalho.

7 O conceito pedagógico, Educação Permanente, está atrelado à efetivação de relações orgânicas entre:
1. ensino e as ações e serviços 2. docência e atenção à área de atuação; 3. formação e gestão setorial 4. desenvolvimento institucional e controle social na área de atuação

8 Educação Permanente SITUAÇÃO 2 = SITUAÇÃO 1 MODIFICADA SITUAÇÃO 1
MOMENTO 2 Resolução dos problemas diagnosticados - Melhoria dos indicadores das pessoas e populações SITUAÇÃO 1 MOMENTO 1 Problemas Cotidianos - necessidades das pessoas e populações Educação Permanente Conhecimento prévio dos profissionais Necessidades de formação e desenvolvimento

9 Estruturação do Plano de Ação de Educação Permanente
• Caracterização da região e Identificação do(s) problema(s). • Caracterização da necessidade de formação. • Atores envolvidos. • Relação entre os problemas e as necessidades de educação permanente. • Produtos e resultados esperados (estabelecer metas e indicadores) e Processo de avaliação do plano. • Recursos envolvidos (viabilidade x recursos disponíveis).

10 E na prática, se minha empresa não tiver ainda estruturada para a Educação Permanente?

11 Você e sua equipe podem montar um plano de educação permanente!

12 E a educação permanente deve ser o principal impulsionador na mudança das práticas utilizadas e na construção de ações mais inclusivas para populações mais vulneráveis.


Carregar ppt "Educação Permanente Profa. Aline Alves de Andrade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google