A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A contribuição da interdisciplinaridade na formação dos especialistas em ciências agrárias. Prof. Fernando Guridi Izquierdo Universidad Agraria de la Habana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A contribuição da interdisciplinaridade na formação dos especialistas em ciências agrárias. Prof. Fernando Guridi Izquierdo Universidad Agraria de la Habana."— Transcrição da apresentação:

1 A contribuição da interdisciplinaridade na formação dos especialistas em ciências agrárias. Prof. Fernando Guridi Izquierdo Universidad Agraria de la Habana

2 Todos os seres humanos, quando nascem, têm o direito de serem educados e depois, o dever de contribuir à educação dos demais. Educar é mais do que instruir, é mais do que ensinar, é preparar o homem para a vida. José Martí ( )

3 Campos de ação (áreas de atuação) do especialista em ciências agrárias em geral. Saúde animal e vegetal. Fitotecnia ( Produção vegetal) Zootecnia (Produção animal) Economia Agrícola Irrigação e Ciências do Solo Mecanização da produção Docência.

4 -As disciplinas (arranjo pedagógico de um sistema de conhecimentos, habilidades, leis, procedimentos, etc, de uma área da ciência) - Pela sua função na formação do especialista são agrupadas em três categorias: a) Do exercício da profissão b) Dos campos de ação c) Básicas (específicas e gerais).

5 Uma adequada interdisciplinaridade deve: - Garantir interrelação entre conteúdos teóricos e práticos. - Contribuir à criação e consolidação de habilidades cognitivas. (auto-aprendizagem) - Formar convicções ético-morais (valores) que determinem uma atitude responsável no seu desempenho. - Consolidar ferramentas conceituais e metodológicas fundamentais (Possibilidade de assimilação dos câmbios tecnológicos) - Satisfazer os objetivos de cada etapa de formação.

6 DEFINIÇÃO DO PROFISSIONAL PROBLEMAS QUE DEVE RESOLVER OBJETIVOS FUNÇÕES QUE VAI DESEMPENHAR COMPETÊNCIAS QUE DEVE TER

7 Um exemplo de possível função: - Aplicar medidas agrotécnicas para o controle da incidência de pragas em culturas de interesse alimentar. As medidas podem ser preventivas ou de emergência Supondo que fossem: a) Aplicação de produtos fitosanitários b) Utilização da policultura e/ou rotação de culturas c) Incorporação de variedades de elevada resistência (continuamos com a)

8 Quais conhecimentos deve ter? - Propriedades (químicas, físicas e biológicas), modo de aplicação e preço dos produtos disponíveis no mercado. - Características biológicas da praga - Características biológicas das culturas Pelo menos: Conclusão: Deve possuir competências profissionais em: a)Manejo de pragas b)Manejo de solos e recursos hídricos c)Sistemas de produção agrícola d)Administração de processos agrícolas

9 Áreas do conhecimento relacionadas: -Fitotecnia geral -Genética -Ciências do solo -Economia agrícola -Saúde vegetal -Agroecologia. Quais disciplinas básicas gerais fornecem os fundamentos conceituais e metodológicos?

10 Principalmente: -Biologia (vegetal e animal) -Química (incluindo à Bioquímica) -Física -Matemática (incluindo à Estatística)

11 A Química no especialista em Agronomia. Metabolismo celular Composição e propriedades das biomoléculas. Características e reatividade das funções orgânicas Transformações das biomoléculas Enzimologia Cinética química Termodinâmica química Ligações atômicas Componente biótica. Relações estequiométricas

12 Componente abiótica. Composição e propriedades das substâncias inorgânicas Transformações das substâncias inorgânicas Ligações atômicas Estrutura e propriedades dos átomos. Termodinâmica química Cinética química Relações estequiométricas

13 Caracterização dos sistemas biológicos Métodos de separação e identificação de espécies químicas orgânicas e inorgânicas Métodos para quantificar espécies químicas orgânicas e inorgânicas Características e propriedades das espécies químicas

14 Segundo a derivação anterior... Alguns dos núcleos de conhecimento químico principais na formaçao do Agrônomo são (excluindo á Bioquímica): - Estrutura e propriedades dos átomos e sus ligações. - Enfoques termodinámico, cinético e quantitativo das reações químicas. - Estrutura e propriedades dos grupos funcionais orgânicos e das biomoléculas. - Métodos analíticos para separar, identificar e/ou quantificar espécies químicas inorgânicas e orgânicas de interesse biolôgico.

15 Além das habilidades (teóricas e práticas) próprias da Química, a formação química do Agrônomo deve criar ou estimular outras habilidades gerais desse profissional. Alguns exemplos: -Inferir conclusões teóricas apartir de dados tabelados ou representações gráficas. -Extrair, redactar e defender generalizações teóricas obtidas de observações ou avaliações práticas. -Avaliar de manera crítica as condições (objetivas e subjetivas) existentes para adopção de alternativas. -Possuir independência para adquirir novos conhecimentos e habilidades.


Carregar ppt "A contribuição da interdisciplinaridade na formação dos especialistas em ciências agrárias. Prof. Fernando Guridi Izquierdo Universidad Agraria de la Habana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google