A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIII Congresso Brasileiro V Congresso Latino Americano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIII Congresso Brasileiro V Congresso Latino Americano"— Transcrição da apresentação:

1 VIII Congresso Brasileiro V Congresso Latino Americano
de Terapia Ocupacional "Saúde, Meio Ambiente e Qualidade de Vida" Foz do Iguaçu

2 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA CIDADE DE SÃO CARLOS
Executores: Maria Carolina De Simone Jaqueline Minzon Carla Vizconde Verasto Orientadores: Profa. Dra. Cristina Yoshie Toyoda Profa. Dra. Lucy Tomoko Akashi Universidade Federal de São Carlos SP - Brasil

3 Educação Inclusiva: relato de uma experiência na cidade de São Carlos

4 "Terapia Ocupacional é a utilização terapêutica das atividades de auto-cuidado, trabalho e lúdicas para incrementar a função independente, melhorar o desenvolvimento e prevenir a incapacidade. Pode incluir a adaptação das tarefas ou do meio ambiente para alcançar a máxima independência e melhorar a qualidade de vida". (Hopkins & Smith, 1998)

5 Objetivo: confeccionar adaptações no intuito de facilitar a atuação escolar de crianças portadoras de deficiência física.

6 Características: Disfunção física (50%); Distúrbio de aprendizagem (12,5%); Distúrbio de comportamento (12,5%); Não avaliados (25%).

7 Direcionamento: encaminhar os estudantes para atendimentos que pudessem aprimorar suas habilidades.

8 Dificuldades encontradas:
Falta de locais especializados para atendimento dessa população; difícil acesso aos prédios escolares e às suas dependências; falta de adequação dos espaços físicos; falta de preparo por parte dos professores em lidar com alunos portadores de necessidades especiais; grande número de alunos por sala; grande defasagem no estágio de alfabetização dos alunos de uma mesma sala.

9 Propostas: atualização anual dos dados dos estudantes (quantos são e onde estão); formação de rede de suporte às escolas para assistência aos estudantes, orientação aos responsáveis e aos professores; acompanhamento efetivo dos estudantes; criação de um espaço especializado e multidisciplinar que atendesse a essa população.

10 Inclusão: “Toda criança tem direito à educação, e deve ter a oportunidade de exercê-la. Programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de considerar a vasta diversidade de tais características e necessidades, sendo que aqueles com necessidades especiais devem ter acesso à escola regular, a qual deveria acomodá-lo dentro de uma pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais necessidades”. (Mendes, 2002)


Carregar ppt "VIII Congresso Brasileiro V Congresso Latino Americano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google