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Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação 375 mil habitantes em Jundiaí, segundo o Censo 2010. 110 unidades escolares (escolas e creches). mais.

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2 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

3 375 mil habitantes em Jundiaí, segundo o Censo unidades escolares (escolas e creches). mais de alunos na rede pública municipal: crianças de 0 a 3 anos crianças de 4 e 5 anos, alunos de 6 a 10 anos, 500 alunos de 11 a 14 anos, alunos jovens e adultos, alunos no centro de informática alunos no centro de línguas. mais de servidores, sendo professores. mais de crianças beneficiadas por transporte ao mês, ou 350 crianças ao dia (100% dos pedidos). 1 milhão 740 mil refeições/mês nas escolas, ou 87 mil/dia. mais de R$ 152 milhões de orçamento para Educação. Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

4 O problema Falta de foco na gestão pública: Diante das demandas crescentes, a definição clara e objetiva das metas é condição essencial para alcançá-las. Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

5 Todo aluno na escola aprendendo mais O foco escolhido Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

6 O diagnóstico Três pontos críticos na educação: 1. Falta de uma política de atendimento das crianças de 0 a 3 anos (elevado déficit de vagas e ausência de um projeto pedagógico para o segmento). 2.Presença de crianças com mais de 8 anos de idade na escola sem saber ler e escrever, e alunos maiores sem conseguir compreender ou produzir textos. 3. Presença de crianças de todas as idades com grandes dificuldades na área de matemática. Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

7 Construir um projeto pedagógico que possibilite o enfrentamento e a solução (ou redução) das deficiências identificadas O desafio Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

8 1. Definição de uma proposta curricular 2. Formação profissional 3. Atuação nos problemas de aprendizagem As ações Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

9 1.Definição de uma proposta curricular Construção das expectativas de aprendizagem para 0 a 10 anos, originando um currículo estrutural. Escolha e aquisição de material didático de qualidade, para unificar o atendimento em toda a rede escolar: Educa+Ação (1º ao 5º anos) e Ciranda (4 e 5 anos). Implantação de uma política de inclusão, com base em critérios para tratar diferentes tipos de dificuldades. Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

10 2.Formação profissional Capacitação de professores para uso do material didático. Realização de congressos, jornadas de estudo e cursos para atualização profissional permanente. Compra de um notebook para todo professor da rede, valorizando seu trabalho e facilitando sua formação. Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

11 3.Atuação nos problemas de aprendizagem Mapeamento das escolas da rede segundo seus índices. Concentração de esforços na alfabetização: um auxiliar de ensino nos 1 os e 2 os anos. um professor alfabetizador. Adoção de medidas pontuais nos casos de dificuldades e acompanhamento constante do desenvolvimento das crianças. Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

12 3.Atuação nos problemas de aprendizagem Aquisição de mais de livros para as escolas, ou 40 livros por sala de sala de todas as escolas. Compra de brinquedos para todas as unidades, valorizando a atividade lúdica como parte da aprendizagem. Introdução do projeto Mente Inovadora, aumentando o interesse e a aprendizagem por meio de jogos. Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

13 Nesse contexto, o uso da tecnologia é um instrumento de potencialização do projeto pedagógico: Na assimilação do conteúdo didático pelo aluno. Na capacitação e no apoio ao professor. Na inclusão de portadores de necessidades especiais. Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

14 Nada substitui um bom professor

15 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação A tecnologia adotada Netbooks para 17 escolas de Jundiaí com diferentes perfis (equivalente a 15% da rede, com 110 escolas) Soluções em tecnologia para uso do material didático Lousa Interativa Câmera de Documentos Formação e apoio a professores Acompanhamento dos resultados

16 Na assimilação do conteúdo didático pelo aluno: (a tecnologia desperta interesse e mantém motivação) Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

17 Na assimilação do conteúdo didático pelo aluno:

18 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Na assimilação do conteúdo didático pelo aluno: (pesquisa de opinião com alunos da rede municipal)

19 No apoio ao professor para apresentação do conteúdo: Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

20 No apoio ao professor para apresentação do conteúdo:

21 Na capacitação e no apoio ao professor: (avaliação geral da formação: 78% ótimo, 22% bom) Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

22 Na inclusão de portadores de necessidades especiais: Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

23 Evolução do Ideb: das 17 escolas, 14 melhoraram, uma piorou (6 para 5,9), uma se manteve (6,2) e uma não teve resultados. Os resultados

24 Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação Média superior às demais escolas em Português e Matemática no Saresp.

25 Evolução dos alunos de 5º ano, segundo o Aprimora: redução de baixo desempenho; aumento de alto desempenho. Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

26 As 5 escolas com maior comprovação de uso das tecnologias tiveram resultados ainda melhores no 1º ano de projeto, superando o 6,0 desejável.

27 Jundiaí tem uma situação favorável. Portanto, para obter mais avanços é necessário muito esforço. Conclusões Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

28 O Ideb já era razoável em 2005 (5,1) e em 2009 alcançou 5,8 - índice próximo ao 6,0 desejável. Todas as escolas contam com muitos recursos que ajudam a melhorar o desempenho: Ensino estruturado, Centro de formação de educadores, Mesas Educacionais Alfabeto, E-Blocks de Matemática, Inglês, Multimundos. Os pais dos alunos têm um nível razoável de escolaridade (56% dos pais têm 2º grau completo, 2% sem escolaridade). As famílias têm computadores e internet em casa (66%).

29 O sucesso no uso da tecnologia está na formação adequada do professor, para que ele: conheça os conteúdos, faça as perguntas certas, intervenha quando necessário, ouça como as crianças pensam, utilize os recursos para que os alunos compreendam conceitos essenciais, trabalhe adequadamente para que os estímulos para a aprendizagem sejam os mais eficientes. Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação

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