A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mentes Inquietas Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mentes Inquietas Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia."— Transcrição da apresentação:

1 Mentes Inquietas Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia.

2 TDA/TDAH TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE- Anna Karen Soutello Mendes Psicóloga SEDUC - COEES/PA

3 O TDA/H Transtorno Neurobiológico de causas genéticas. surge na infância. comumente acompanha o indivíduo por toda a vida. caracterizado por: Desatenção. Inquietude. Impulsividade.

4 Reconhecido pela organização mundial de saúde. É fundamental reconhecer a sua existência. Afirmar o contrário é sinônimo de desinformação. O TDA/H 2

5 O QUANTO QUE O TDA/H OCORRE: Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ocorre em 2 a 5% das crianças e adolescentes em várias regiões diferentes do mundo. Mais comum em meninos do que em meninas (80% dos casos). Em mais da metade dos casos, acompanha o indivíduo na vida adulta, com sintomas mais brandos.

6 TDA/H- CONDIÇÕES PARA O DIAGNÓSTICO Os sintomas devem ter iniciado antes dos 7 anos. Os sintomas devem estar presentes por ao menos 6 meses. Os sintomas devem manifestar-se em ao menos 2 ambientes.

7 TDA/H-SINTOMAS COMBINAÇÃO DE DOIS TIPOS DE SINTOMAS: Desatenção Hiperatividade-impulsividade

8 TDA/H - 3 SUBTIPOS TDAH com predomínio dos sintomas de desatenção. TDAH com predomínio dos sintomas de hiperatividade / impulsividade. TDAH combinado. ( american psichiatric association,1994)

9 TDA/H- SINTOMAS DE DESATENÇÃO Não prestar atenção em detalhes ou cometer erros por descuido. Ter dificuldades para concentrar- se em tarefas e/ou jogos. Não prestar atenção ao que lhe é dito- estar no mundo da lua.

10 TDAH- DESATENÇÃO

11 TDA/H- SINTOMAS DE DESATENÇÃO (2) Ter dificuldades em seguir regras ou instruções e/ou não terminar o que começa. Ser desorganizado com as tarefas e materiais. Evitar as atividades que exijam esforço mental continuado.

12 TDAH- DESATENÇÃO

13 TDA/H- SINTOMAS DE DESATENÇÃO (3) Perder coisas importantes. Distrair-se facilmente com coisas que nâo tem nada a haver com o que está fazendo. Esqucer compromissos e tarefas.

14 TDA/H- DESATENÇÃO

15 TDA/H - COM PREDOMÍNIO DE SINTOMAS DE DESATENÇÃO Apresentam pelo menos 6 sintomas da lista dos sintomas de desatenção. Não apresentam ou tem poucos sintomas da lista de sintomas de hiperatividade e impulsividade.

16 TDA/H - COM PREDOMÍNIO DE SINTOMAS DE DESATENÇÃO (2) É mais comum entre meninas. Está associado a maiores dificuldades de aprendizado.

17 TDA/H- DESATENÇÃO

18 TDA/H- SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE / IMPULSIVIDADE Ficar remexendo as mãos e/ou pés quando sentado. Não parar sentado por muito tempo. Pular, correr excessivamente em situações inadequadas, ou ter uma sensação interna de inquietude.

19 TDA/H- HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE

20 TDA/H- SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE / IMPULSIVIDADE (2) Ser muito barulhento para jogar ou divertir-se. Ser muito agitado ( a 100 p/hora / parece foguete). Responder perguntas antes de terem sido terminadas.

21 TDAH- HIPERATIVIDADE

22 TDA/H- SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE / IMPULSIVIDADE (3) Ter dificuldade em esperar a vez. Intrometer-se em conversas ou jogos dos outros.

23 TDA/H- HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE

24 TDA/H - COM PREDOMÍNIO DE SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE. Apresentam pelo menos 6 sintomas da lista dos sintomas de hipratividade/impulsividade. Não apresentam ou tem poucos sintomas da lista de sintomas de desatenção.

25 TDA/H - COM PREDOMÍNIO DE SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE. (2) É mais comum em crianças menores. Está associado a maiores dificuldades de relacionamento, e a mais problemas de comportamento.

26 TDA/H - COMBINADO Apresentam pelo menos 6 sintomas da lista dos sintomas de hiperatividade / impulsividade. Apresentam pelo menos 6 sintomas da lista dos sintomas de desatenção. Está associado a prejuizos globais maiores na vida da pessoa.

27 TDAH- combinado

28 TDA/H- CONSEQUÊNCIAS PRINCIPAIS CONSEQÜÊNCIAS DO TDAH Baixo desempenho escolar Dificuldades de relacionamento Baixa auto-estima Interferência no desenvolvimento educacional e social Predisposição a distúrbios psiquiátricos

29 TDA/H - PARTICULARIDADES INTELIGÊNCIA NORMAL NA MAIORIA DAS VEZES. PICOS DE HIPERATENÇÃO - ATIVIDDES DE SEUS INTERESSES. BOM DESEMPENHO ESPORTIVO. CRIATIVIDADE PRONUNCIADA.

30 TDA/H- TRATAMENTO Orientações a família. Intervenção psicoterápica. Intervenção psicopedagógica Medicamentos. Orientações para professores.

31 TDA/H - TRATAMENTO INTERVENÇÃO PSICOTERÁPICA Baixa auto estima. Diferenças na comparação com irmãos e colegas. Insucessos-não vou conseguir. Dificuldade de relacionamento interfamiliar. Relacionamentos com pessoas problemáticas. Muitos sob uso de álcool e outras drogas.

32 TDA/H - INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA 25-30% das crianças e adolescentes com tdah apresentam problemas de aprendizado. Na maioria das vezes o diagnóstico é dado tardiamente, quando grandes lacunas de aprendizado já se formaram. É necessário um trabalho de reconstrução das habilidades e conteúdos.

33 Todas as crianças com TDAH necessitam da medicação? TDA/H- MEDICAMENTO

34 TDA/H- MEDICAMENTO (2) Algumas podem necessitar apenas de intervenções psicopedagógicas e psicoterápica. As com sintomas leves. Com boa capacidade cognitiva. Quem não apresente prejuizo significativo.

35 TDA/H - ORIENTAÇÃO AOS PAIS Listar as dificuldades e estabelecer prioridades: Qual a maior dificuldade da criança? Qual a que mais lhe causa prejuizo? Qual a que a incomoda mais? Escrever em ordem de prioridade. Estabelecer estratégia para a pior delas. colocá-la em prática. havendo melhoras partir para outra.

36 TDA/H - ORIENTAÇÃO AOS PAIS (2) Manter constância de estratégias. Antecipação dos problemas. Estabelecer comunicação clara e eficiente. Proporcionar atividade física regular. Escolher cuidadosamente a escola Planejamento das atividades futuras. Atenção sustentada e focalizada. Reforço positivo

37 TDA/H - ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES Divida as tarefas grandes em várias tarefas pequenas. Utilize vários recursos de ensino, e não somente a voz. Permita escrever de outras maneiras.

38 TDA/H-ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES (2) Sempre que possível, transforme as tarefas em jogos. Estimule que ele tome nota dos pontos mais importantes do conteúdo.

39 TDA/H- ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES (3) Elimine ou reduza a freqüência de testes cronometrados. Avalie mais pela qualidade e menos pela quantidade das tarefas executadas. O importante é que os conceitos estejam sendo aprendidos.

40 Obrigada!


Carregar ppt "Mentes Inquietas Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google