A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Síndrome de Asperger. O que é? É uma síndrome do espectro autista; Diferencia-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Síndrome de Asperger. O que é? É uma síndrome do espectro autista; Diferencia-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global."— Transcrição da apresentação:

1 Síndrome de Asperger

2 O que é? É uma síndrome do espectro autista; Diferencia-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo.

3 Quais as características? Prejuízo severo e persistente na interacção social; Desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e actividades; Prejuízo clinicamente significativo nas áreas social, ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento; Nenhum atraso significativo no desenvolvimento da linguagem.

4 Quais os sintomas? Dificuldade de interacção social; Falta de empatia; Interpretação muito literal da linguagem; Dificuldade com mudanças; Perseveração em comportamentos estereotipados.

5 Personalidades Históricas com Síndrome de Asperger O físico Isaac Newton; O compositor Mozart; Os filósofos Sócrates e Wittgenstein; O naturalista Charles Darwin;

6 O pintor renascentista Michelangelo; Os cineastas Stanley Kubrick e Andy Warhol e o Bobby Fischer; Alguns escritores, por exemplo, Mark Haddon.

7 Dificuldades de Aprendizagem na sala de aula Tendência para fazer comentários irrelevantes; Tendência para interromper; Tendência para falar em sobreposição ao discurso de outro; Dificuldade em compreender linguagem complexa, seguir direcções, e compreender a intenção das expressões com significados múltiplos;

8 Insistência na rotina; Dificuldade em compreender as regras da interacção social; Dificuldade em compreender as regras sociais; Dificuldade em ler as emoções dos outros; Interpreta literalmente o que é dito;

9 Dificuldade em manter a atenção; Distracção e desorganização; Coordenação motor pobre;

10 Estratégias na Sala de Aula Usar conversações gravadas em áudio ou vídeo, para servir como exemplo; Explicar metáforas e palavras com sentido duplo; Fazer pausas entre as instruções e verificar se o aluno compreendeu;

11 Limite as perguntas orais a um número que o estudante possa controlar; Mostre vídeos e imagens para identificar expressões não verbais e os seus significados; Utilizar uma linguagem simplificada, para que o aluno possa compreender; Preparar o estudante para qualquer mudança, sempre que seja possível;

12 Usar desenhos e histórias sociais para ajudar á mudança; Apresentar expectativas claras e regras para o comportamento; Ensinar explicitamente regras de conduta social; Ensinar ao estudante como interagir usando as histórias sociais, e role-playing.

13 Quando estudamos história, vemos que muitos dos mais brilhantes, originais e inventivos pensadores do mundo apresentam características e comportamentos autistas.


Carregar ppt "Síndrome de Asperger. O que é? É uma síndrome do espectro autista; Diferencia-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google