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TEACCH Treatment and Education of Autistic Children and Related Communication Handicapps (Tratamento e Educação de Crianças com autismo e patologias da.

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1 TEACCH Treatment and Education of Autistic Children and Related Communication Handicapps (Tratamento e Educação de Crianças com autismo e patologias da Comunicação relacionadas)

2 Princípios Orientadores da Metodologia TEACCH Prof. Eric Schopler e seus colaboradores (1971) Resposta às necessidades dos pais de pessoas com autismo Para atender às dificuldades: Gestão dos imprevistos Capacidade de abstracção e simbolismo Memória sequencial e generalização Processo de aprendizagem orientado pelas necessidades de estruturas externas

3 Princípios Orientadores da Metodologia TEACCH O programa TEACCH porque… Respeita e se adequa às características de cada criança Centra nas áreas fortes encontradas no autismo Adaptado à funcionalidade e necessidades de cada criança Envolve a família e todos os que intervêm no processo educativo Diminui as dificuldades ao nível da linguagem receptiva Aumenta as possibilidades de comunicação Permite diversidade de contextos

4 Princípios Orientadores da Metodologia TEACCH A intervenção deve atender aos seguintes aspectos : Estruturação física e visual do ambiente de aprendizagem Objectivos realistas e bem definidos Rotinas e regras explicitas Áreas fortes e de interesse Organização prévia É importante ter os seguintes conhecimentos: Autismo e do desenvolvimento em geral Métodos comportamentais e programas de intervenção específicos (métodos alternativos / aumentativos de comunicação) Metodologia TEACCH

5 Princípios Orientadores da Metodologia TEACCH Vantagens para os professores e outros técnicos: Estabelecer objectivos Planificar actividades Avaliar competências adquiridas Estruturar e objectivar a intervenção educativa

6 Princípios Orientadores da Metodologia TEACCH Relação entre défices específicos e estratégias educativas propostas pelo modelo TEACCHDÉFICES ESTRATÉGIAS ESTRATÉGIASCognitivos Ensino individualizado 1:1 Estruturação física Clarificação do objectivo da tarefa Sequência de actividades Facilita a generalização Áreas fortes e interesses Sensoriais Ensino individualizado 1:1 Suporte visual Redução de estímulos distractores

7 Princípios Orientadores da Metodologia TEACCH DÉFICES ESTRATÉGIAS ESTRATÉGIAS Comunicacionais Informação visual Estimula a generalização Facilita a linguagem receptiva Trabalha conceitos em contextos naturais Comportamentais Estruturação física Informação visual Rotinas e regras explicitas Redução de estímulos distractores Sociais Promove a ligação com a comunidade Adequa os requisitos sociais a cada criança Estimula actividades da vida diária (autonomia)

8 Princípios Orientadores da Metodologia TEACCH É importante não esquecer que… … quanto mais estruturado e organizado for o ambiente de um aluno com autismo, maior a previsibilidade … … quanto maior a previsibilidade, menor a ansiedade, maior a motivação, maior o sucesso

9 As Quatro Componentes Principais do Ensino Estruturado Segundo Schopler, são quatro as componentes principais do ensino estruturado: 1.Estruturação Física 2.Informação Visual 3.Plano de Trabalho 4.Pistas Facilitadoras do Desempenho O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH

10 1.Estruturação Física Disposição física da sala Áreas de trabalho definidas consoante a actividade que nela se desenvolve (delimitações físicas ou visuais) Focalizar a atenção nos aspectos importantes da tarefa O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH

11 A distribuição das áreas de trabalho deve ter em consideração certos aspectos: Decoração utilizada ao mínimo Longe de janelas, espelhos ou outros motivos de distracção Estantes altas ou cortinas nas janelas para evitar a dispersão Estantes para que o material esteja acessível para utilização Estruturas para facilitar a aprendizagem, dependendo da função desse espaço (ex.: localização da casa de banho) O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH

12 Necessidades individuais colmatadas com recurso a estratégias físicas personalizadas: Marcar no chão o local da cadeira frente à secretária Mesa de trabalho virada para uma parede branca O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH

13 Princípios Orientadores da Metodologia TEACCH COMO INICIAR UMA SALA TEACCH Pré- requisitos As áreas de trabalho O equipamento A planificação

14 Sala teacch Reunião / Trabalho de grupo Transição Trabalhar Brincar / Lazer Computador Aprender T.

15 As Áreas de Trabalho São seis as áreas de aprendizagem que, habitualmente, compõem uma sala TEACCH 1. Aprender Área de ensino individualizado 1:1 Privilegia o desenvolvimento de novas aprendizagens Desenvolve a atenção e concentração Facilita a interacção e a focalização do olhar De frente para o adulto e de costas para factores de distracção O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH

16 2. Trabalhar Área de trabalho individual e autónomo O gabinete de trabalho permite: Redução de estímulos distractores Focalizar a atenção nos aspectos importantes da tarefa O plano de trabalho indica à criança as actividades a realizar e a sua sequência As tarefas propostas estão organizadas em caixas individuais O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH

17 3. Brincar/ lazer Local de pausa e recompensa Local para aprender a brincar Promove a escolha de brincadeiras e o desenvolvimento de actividades sozinho, com o adulto e com os pares Possibilita a imitação de actividades da vida diária Brinquedos, almofadas, espelho, música 4. Computador Espaço para o trabalho com o computador Pode ser usado para aprender e para lazer Os conteúdos visuais facilitam a consolidação das aprendizagens

18 O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH 5. Trabalho de grupo Zona para a promoção da interacção social Estimula a partilha e o trabalho com os pares Fomenta a diversificação de actividades 6. Reunião Estimula a partilha e o trabalho com os pares Desenvolvimento de noções espacio-temporais Desenvolvimento da autonomia e da socialização

19 O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Área de Transição Local onde se encontram os horários individuais de cada aluno O aluno dirige-se a esta zona da sala sempre que termine uma actividade ou que necessite de consultar o seu horário individual Cartão de transição indica ao aluno que se deve dirigir a esta zona

20 2. Informação Visual Informação visual da própria sala: Áreas de trabalho identificadas Perceber em que espaço vão ser realizadas as tarefas Informação visual do próprio aluno (horário individual) Horários visuais claros auxiliam os alunos com autismo: Minimizam os problemas de memória e atenção Reduzem problemas relacionados com a noção de tempo e organização Compensam as dificuldades ao nível da linguagem receptiva Motivam o aluno a realizar as actividades O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH

21 O horário individual do aluno: Mostra as actividades a realizar e em que sequência Previne a desorganização interior Possibilita a independência e autonomia Composto por imagens, palavras, objectos reais O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH

22 3. Plano de Trabalho Mostra as tarefas a realizar na área de trabalho Ajuda a perceber o que é esperado dele, a organizar o seu trabalho e a completar as suas tarefas Composto por imagens, palavras, objectos reais Fornece informações tão importantes como: Quais as tarefas a realizar Qual a sua ordem Cartão de transição informa o aluno que deverá dirigir-se à área de transição e consultar o seu horário O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH

23 4. Pistas Facilitadoras do Desempenho Ferramentas importantes no ensino de crianças com autismo Funcionam como mecanismos que ensinam as crianças a olhar para instruções Oferecem instruções que os alunos com autismo facilmente compreendem Adaptadas consoante os níveis de desenvolvimento Personalizadas relativamente aos objectivos do plano individualizado Leque variado: imagens; cores; palavras; imagens + palavras O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH

24 O Professor Não Deve Esquecer… Programa educativo depende da idade, das capacidades e das necessidades da criança Aprendizagem feita passo a passo, por etapas Não se deve passar a outra aprendizagem sem que a anterior esteja bem consolidada Introdução das tarefas na actividade diária de forma coerente com os pontos anteriores O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH

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26 O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH voltar

27 O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH JOÃO voltar

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30 O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH

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33 O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH voltar

34 O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH JOÃO voltar

35 O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH

36 voltar O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH

37 OBRIGADA


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