A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA"— Transcrição da apresentação:

1 ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
ADAPTAÇÃO CRIAÇÃO

2 A promoção de uma prática de AMA Actividade Motora Adaptada
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA A promoção de uma prática de AMA Actividade Motora Adaptada em populações com deficiência visa: - Promover e encorajar o MOVIMENTO - Motivar para actividades futuras - Desenvolver a auto – confiança e a Independência / autonomia. - Facilitar a aquisição e desenvolvimento de Skills de interacção social. - Promover a saúde e a condição física ( evitar a deterioração ) - Desenvolver Skills motores funcionais com transferência para actividades da vida diária. - Desenvolver a capacidade de resolução de problemas.

3 1 - ADAPTAÇÃO DE ACTIVIDADES
FÍSICA PRÉ- EXISTENTE ( JOGO ) JOGO ---- ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA ANÁLISE ADAPTAÇÃO POPULAÇÃO ALVO 2 – CRIAÇÃO DE ACTIVIDADES ADAPTADAS ANÁLISE CRIAÇÃO JOGO --- ACTIVIDADE ADAPTADA POPULAÇÃO ALVO

4 A Significância da Actividade
SIGNIFICANCIA DA ACTIVIDADE A Significância da Actividade é observável nos domínios: - motor - cognitivo - afectivo - Já percebi - Vou experimentar - Sou capaz ACTIVIDADE SIGNIFICANTE - Não percebi - Não gosto - Não sou capaz ACTIVIDADE NÃO SIGNIFICANTE

5 O VALOR EDUCATIVO da prática da A.M.A.
Actividade Motora Adaptada em populações portadores de deficiência são ganhos evidentes nos domínios: Emocional, Social e Cognitivo. Mas é preciso ADAPTAR - O quê ? - Porquê ? - Para quem ? - Para quê ? - Como ? - Onde ?

6 . Métodos de ensino e estratégias
ADAPTAR O QUÊ ? Actividade Física ou Jogo ( conteúdo ) Processo de transmissão da informação . . ( forma ) . Comunicação . Métodos de ensino e estratégias ADAPTAR PORQUÊ ? Necessidade de considerar a diferença. Determinadas actividades são limitadoras. ( exclusão de alguns indivíduos )

7 PARA QUEM ? PARA QUÊ ? Indivíduos com NEE, - Crianças - Jovens
- Adultos a nível da capacidade: . motora de execução . recepção da informação . compreensão da informação . relacionamento com o outro . despender energia PARA QUÊ ? Acessibilidade - dar possibilidades a que todos participem dentro das suas possibilidades Progressão

8 COMO ? Formas de Adaptação . pelo aluno
. para o aluno. O professor adapta a situação em função da especificidade de cada aluno tendo em conta: . Domínio afectivo – motivação, emoções, ... . Domínio social – funcionamento no jogo, ... . Domínio motor – nível de aprendizagem, ... . Domínio cognitivo – nível de compreensão . pelo aluno O professor cria situações com várias alternativas e permite ao aluno a opção.. Análise e Planeamento do processo de adaptação Ex: Análise de uma actividade quanto: . à adequação aos objectivos educativos; . ao tipo de Skills. Dificuldades

9 ONDE ? - Aulas de educação física integrada
- Aulas de educação física adaptada - Actividades de recreação terapêutica - Actividades de animação desportiva - Ludo terapia - Psicomotricidade - Musicoterapia - Danço terapia - Natação adaptada

10 OBJECTIVOS DA ADAPTAÇÃO
1- Acessibilidade 2- Progressão Para progredir é necessário: - confronto - experimentação - resolução - aquisição - superação

11 C A A – Actividades que a criança é capaz de fazer
RELAÇÃO DA CRIANÇA COM ACTIVIDADES DE VARIADOS GRAUS DE DIFICULDADE A – Actividades que a criança é capaz de fazer B – Área de rigidez. “ Apesar da criança ter capacidades físicas para obter sucesso nestas actividades, ela demonstra uma certa relutância porque acha que são muito difíceis ou porque falhou em actividades semelhantes.” C – Actividades que a criança não é capaz de fazer. B C A - Não há aprendizagem e progressão se a criança não se aventurar para além da área A . - Deve-se promover a introdução gradual de actividades da área B, assegurando sucesso.

12 ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
ADAPTAÇÃO / / CRIAÇÃO. OBRIGADO


Carregar ppt "ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google