A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendizagem Significativa Carl Rogers. CARL ROGERS 1902-1987 - EUA; Graduado em História e Doutor em Psicologia; Psicoterapeuta por mais de 30 anos;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendizagem Significativa Carl Rogers. CARL ROGERS 1902-1987 - EUA; Graduado em História e Doutor em Psicologia; Psicoterapeuta por mais de 30 anos;"— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem Significativa Carl Rogers

2 CARL ROGERS EUA; Graduado em História e Doutor em Psicologia; Psicoterapeuta por mais de 30 anos; Confronto direto com o comportamentalismo e a psicanálise; Brasil: ideias difundidas na década de 1970 (Afonso Lisboa).

3 ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA (ACP) -PRÉ-REFLEXIVO: como sente x por que sente -NÃO DIRETIVIDADE -TRANSTORNOS X PESSOAS - CLIENTE X PACIENTE

4 ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA (ACP) -EMPATIA: Aproximar-se ao máximo da experiência do outro, não identificar-se, mas tentar compreendê-lo a partir de seus olhos. -ACEITAÇÃO POSITIVA INCONDICIONAL: abrir mão de quaisquer conceitos à priori, aceitando o que o cliente é e o que ele traz.

5 ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA (ACP) -CONGRUÊNCIA (autenticidade): o que o cliente e o terapeuta falam em relação ao que demonstram. -TENDÊNCIA ATUALIZANTE: potencialidade Terapeuta e cliente crescem no processo terapêutico

6 ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA (ACP) Rogers atuou na clínica, na educação, em grupos e almejava uma mudança social/cultural a partir dos princípios da ACP. Objetivos da ACP na PSICOTERAPIA: Tomada de consciência do cliente que chega em conflito entre o ideal e o que se é, aceitando o que se é para, então, começar o processo de mudança. Objetivos da ACP na EDUCAÇÃO: Transpõem para contexto educacional os mesmos princípios da terapia.

7 APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Aquela que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação da ação futura que escolhe ou nas suas atitudes e na sua personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência. É POSSÍVEL QUANDO TEM SENTIDO PARA O ESTUDANTE! Motivação para aprender vem da tendência atualizante da própria vida;

8 Cinco condições básicas para tornar a aprendizagem possível: 1.Sentir-se confrontado com problema sério e significativo 2.Professor é pessoa congruente, capaz de ser a pessoa que é 3.Professor sente consideração positiva incondicional em relação ao estudante 4.Professor sente compreensão empática do mundo privado do cliente e lhe comunica essa compreensão 5.O estudante aprende tudo isso.

9 Não sejam um vagão de munições; sejam uma espingarda! Ensino tradicional é a antítese da abordagem rogeriana.

10 Princípios definidos pelo autor como fundamentais para o desenvolvimento do processo de aprendizagem : O ser humano contém em si uma potencialidade natural para a aprendizagem. Não podemos ensinar, apenas podemos facilitar a aprendizagem. A aprendizagem significativa acontece quando o assunto é percebido pelo aluno como relevante para os seus propósitos, o que significa que o aluno aprende aquilo que percebe como importante para si.

11 A aprendizagem que implique uma mudança ameaçadora na percepção do self, tende para a resistência. As aprendizagens são melhor apreendidas e assimiladas quando a ameaça externa ao self é reduzida ao mínimo. A maioria das aprendizagens significativas são adquiridas pela pessoa em ação, ou seja, pela sua experiência. A aprendizagem qualitativa acontece quando o aluno participa responsavelmente neste processo.

12 A aprendizagem que envolve a auto-iniciativa por parte do aluno e a pessoa na sua totalidade, ou seja, dimensões afetiva e intelectual, torna-se mais duradoura e sólida. Quando a autocrítica e a auto-avaliação são facilitadas, e a avaliação de outrem se torna secundária, a independência, a criatividade e a auto-realização do aluno tornam-se possíveis. A aprendizagem concretiza-se de forma plena quando o professor é autêntico na relação pedagógica. Para uma aprendizagem adequada torna-se necessário que o aluno aprenda a aprender, quer dizer que, para além da importância dos conteúdos, o mais significativo para Rogers é a capacidade do indivíduo interiorizar o processo constante de aprendizagem.


Carregar ppt "Aprendizagem Significativa Carl Rogers. CARL ROGERS 1902-1987 - EUA; Graduado em História e Doutor em Psicologia; Psicoterapeuta por mais de 30 anos;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google