A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva"— Transcrição da apresentação:

1 Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
Ferramenta explorada: mailto: "ENSINO E APRENDIZAGEM COM TIC NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO"

2 Análise do ponto de vista da sua integração pedagógica
Permite: a criação de histórias, de forma interactiva, nomeadamente de: Cenários; Personagens; Objectos; Como trabalho final partilhar as histórias criadas. "ENSINO E APRENDIZAGEM COM TIC NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO"

3 Possível cenário de utilização
como começar - Ser utilizada como estratégia para a motivar crianças que demonstram algum desinteresse pelas actividades escolares, permitindo-lhes desenvolver a criatividade e o raciocínio. (neste caso concreto foi o que aconteceu para poder produzir esta reflexão, trabalhei com alunos de etnia cigana em situação de apoio educativo) que desafios propor - Criação de várias histórias e recrear situações já vividas ou imaginadas que ajuda proporcionar aos alunos - na exploração da ferramenta e suas opcionalidades; cuidados a ter do ponto de vista da ética e segurança - Acesso a computadores que limitam o acesso a várias ferramentas; "ENSINO E APRENDIZAGEM COM TIC NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO"

4 Vantagens para o processo de ensino e aprendizagem
Promover a utilização e importância das TIC; Desenvolver a expressão e a comunicação; Desenvolver a criatividade; Incentivar a escrita; Promover a auto-estima. "ENSINO E APRENDIZAGEM COM TIC NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO"

5 Produtos a obter - Colecções de histórias produzidas e criar um livro de histórias da turma. "ENSINO E APRENDIZAGEM COM TIC NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO"

6 Avaliação dos alunos e da actividade
Compreensão e interpretação das histórias criadas por todos os alunos; Receptividade e entrega por parte dos alunos; Auto-avaliação a ser feita em grelha; Avaliação do que mais gostaram e do que menos gostaram na actividade. Sugestões de alterações. Convidar os encarregados de educação a comentarem a produção dos seus educandos; "ENSINO E APRENDIZAGEM COM TIC NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO"


Carregar ppt "Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google