A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁREA DA DEFICIÊNCIA FÍSICA NEUROMOTORA (DFN) Equipe de Educação Especial e Inclusão Educacional NRE Toledo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁREA DA DEFICIÊNCIA FÍSICA NEUROMOTORA (DFN) Equipe de Educação Especial e Inclusão Educacional NRE Toledo."— Transcrição da apresentação:

1 ÁREA DA DEFICIÊNCIA FÍSICA NEUROMOTORA (DFN) Equipe de Educação Especial e Inclusão Educacional NRE Toledo

2 Conceito Clínico Deficiência Física Neuromotora: Comprometimento motor acentuado, decorrente de seqüelas neurológicas que causam dificuldades funcionais nos movimentos, na coordenação motora e na fala. (SEED/DEEIN – Área da Deficiência Física Neuromotora/04)

3 Conceito Clínico Neuromotora: O termo neuromotora reporta-se às deficiências ocasionadas por lesões nos centros e vias nervosas que comandam os músculos. Podem ser causadas por infecções ou por lesões ocorridas em qualquer fase da vida da pessoa ou por uma degeneração neuromusculares cujas manifestações exteriores consistem em fraqueza muscular, paralisia ou falta de coordenação. (BRASIL, 2002, p.19).

4 Quem é o aluno? Aqueles que requerem ações pedagógicas diferenciadas: nos aspectos da organização dos espaços físicos (eliminação das barreiras arquitetônicas) da forma alternativa de comunicação, no uso de mobiliário e materiais escolares adaptados e na instrumentalização dos recursos de tecnologia assistiva/assistida.

5 Ações essas, em resposta às especificidades, decorrentes de sequelas neurológicas e neuromusculares, que acarretam o comprometimento motor acentuado, afetando os movimentos em geral, que dificultam ou impedem o andar, a coordenação motora, a escrita e a fala.

6 Aluno com Deficiência Física Neuromotora...aluno que não produz seu vocabulário, escolhe a partir de um léxico/palavra selecionado por outra pessoa....aluno que se diferencia dos seus colegas por ter um atraso e/ou distúrbio lingüístico....aluno que apresenta seqüelas neurológicas que interferem na sua vida escolar.

7 Escolarização dos Alunos com Deficiência Física Neuromotora...aluno que necessita de uma comunicação eficaz na mediação de sua expressividade e compreensão que não se limita na interpretação....aluno que utiliza todo seu corpo para interagir....aluno que aprende por meio das interações.

8 Outras maneiras de comunicação Olhar Apontar Gesticular Emitir sons Responder afirmativamente ou negativamente as perguntas

9 Outras maneiras de locomoção

10 Adaptações: Acessibilidade de comunicação alternativa; Procedimentos didáticos-pedagógicos relativos à comunicação alternativa; Critérios alternativos de avaliação.

11 Adaptações: Pranchas de Comunicação

12 Adaptações: Acionador de Pressão Ponteira Prancha Adaptada Acionador de Pressão

13 Adaptações: Alfabetos Móveis

14 Adaptações: Aparador para livro Ponteira Prancha para frases (software)

15 Adaptações: Carteira Adaptada Pranchas para comunicação alternativa Cadeira de Rodas Adaptada

16 ATENDIMENTOS Professor de Apoio à Comunicação Alternativa (PAC)- Instrução nº 002/ alunos atendidos Sala de Recursos Multifuncional – Tipo 1 – Instrução nº16/2012 – 60 SRM no NRE Auxiliar Operacional (para auxílio na locomoção, higienização e alimentação) - 20 alunos atendidos


Carregar ppt "ÁREA DA DEFICIÊNCIA FÍSICA NEUROMOTORA (DFN) Equipe de Educação Especial e Inclusão Educacional NRE Toledo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google