A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alunas: Anna Daniely Karla Maria Maria Júlia. Introdução A leitura é considerada um sistema simbólico, alicerçado na linguagem falada. As dificuldades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alunas: Anna Daniely Karla Maria Maria Júlia. Introdução A leitura é considerada um sistema simbólico, alicerçado na linguagem falada. As dificuldades."— Transcrição da apresentação:

1 Alunas: Anna Daniely Karla Maria Maria Júlia

2 Introdução A leitura é considerada um sistema simbólico, alicerçado na linguagem falada. As dificuldades de leitura implicam normalmente uma falha no reconhecimento, ou a compreensão do material escrito.

3 A escrita é um processo complexo, que envolve habilidades diferentes da leitura, mas que implica, na construção da mesma estrutura, a representação cognitiva. As dificuldades de escrita podem se manifestar por confusão, inversão, transposição e substituição de letras, erros na conversão símbolo-som, ordem de sílabas alteradas, lentidão na percepção visual, entre outros.

4 Método Participaram da pesquisa 194 alunos de 2ª e 3ª series do ensino fundamental. Foram formados 2 grupos etários em ambos as séries. Segunda série: a) grupo dos mais novos, b) grupo dos mais velhos. Terceira série: a) grupo dos mais novos, b) grupo dos mais velhos.

5 Para avaliar a escrita: Instrumento ADAPE Critérios de classificação Para avaliar a leitura: Técnica cloze

6 Resultados Segunda série Escrita 34 alunos com dificuldades leve 40 alunos com dificuldade média 7 alunos sem dificuldade. Leitura Os alunos sem dificuldades de aprendizagem tiveram menos erros na compreensão da leitura. Alunos que apresentaram dificuldades de aprendizagem media tiveram mais erros na compreensão da leitura que os de dificuldade leve.

7 Terceira série Escrita A maioria dos alunos apresentou dificuldade de aprendizagem média em escrita. O outro grupo apresentou dificuldade de aprendizagem acentuada. Leitura Alunos com dificuldades de aprendizagem em escrita leve tiveram menos erros que os alunos com dificuldade de aprendizagem acentuada.

8 Discussão Os resultados indicaram que a dificuldade de aprendizagem em escrita está relacionada à compreensão da leitura e à idade, independente da série. Os erros na escrita dos alunos da 3ª série estão se automatizando.

9 ZUCULOTO, Karla Aparecida; SISTO, Fermino Fernandes. Dificuldades de aprendizagem em escrita e compreensão em leitura. Interação em psicologia, 2002.


Carregar ppt "Alunas: Anna Daniely Karla Maria Maria Júlia. Introdução A leitura é considerada um sistema simbólico, alicerçado na linguagem falada. As dificuldades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google