A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As origens dos problemas de comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As origens dos problemas de comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 As origens dos problemas de comunicação
Aula Prática 1 Profª: Taciana de Barros Jerônimo

2 Categorias de falha 1- fracasso na comunicação de toda a mensagem, ou parte dela; 2- Comunicação da mensagem errada.

3 Motivos Medo de se comunicar;
Comportamento (reação dos funcionários de modo rancoroso e vingativo); Local e horário; Forma muito rebuscada e indireta; Sarcasmo; Saber ouvir.

4 Prepare-se Preste atenção na conversa;
Preste atenção nas discrepâncias entre o que você falou e o que o funcionário disse; Tente parafrasear para compreender o que o funcionário entendeu; Use quadro de aviso; Pergunte aos funcionários o que eles acharam das informações que estão nos quadros de aviso; Não tenha pressa ao comunicar-se.

5 Prepare-se Saiba dividir os funcionários que as informações afetam diretamente com aqueles que não são afetados; Tente diminuir a sensação de isolamento dos funcionários; Faça comentários durante as reuniões para saber se os funcionários estão lendo as informações no quadro de aviso; Permita que os funcionários dêem sugestões e façam comentários

6 Prepare-se Planeje a reunião: evitar excesso de informação desnecessária e a não transmissão das que realmente são importantes; Evite usar jargões. A CHAVE DO SUCESSO DA COMUNICAÇÃO É CONTROLAR O CONTEÚDO DO QUE É DITO E O MÉTODO UTILIZADO NA DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES.

7 Como lidar com boatos Fazer declarações oficiais, com base em razões claras e pertinentes é a melhor maneira de se lidar com boatos; Saiba o que está sendo falado; Pergunte aos funcionários o teor do boato, não espere o contrário; Tenha o controle da situação.

8 Nunca Faça comentários sarcásticos visando mudar o comportamento do funcionário; Pense antes de afixar uma informação, se é suficiente para estabelecer um canal de comunicação; Esqueça de se planejar antes de transmitir qualquer informação importante para sua equipe.

9 Como anunciar decisões impopulares
Aula Prática 2 Profª: Taciana de Barros Jerônimo

10 Prepare-se Reúna todos os fatos e provas antes de tomar uma decisão;
Ensaie a melhor maneira de apresentar esta decisão aos seus funcionários; Esteja a disposição para responder as perguntas; Dê um tempo para se ajustarem às mudanças; Informe os motivos de suas decisões

11 Prepare-se Não tente demonstrar solidariedade julgando a gerencia na frente de seus funcionários > para que eles não questionem sua autoridade e liderança. Um supervisor bonzinho nunca toma decisão impopular> cuidado com ele, pode deixá-lo quando mais se precisa.> pode não ter liderança.

12 Prepare-se A maioria das pessoas prefere ouvir decisões pessoalmente ao invés de receber um memorando. Seja honesto, tenha confiança no que faz desde o início. Acompanhe os funcionários, ajudando a tirar proveito de suas experiências no ambiente de trabalho.

13 Nunca Culpe a gerencia, dizendo que ela o forçou a anunciar as más notícias; Pegue os funcionários de surpresa; Tome partido, juntando-se ao grupo dos insatisfeitos com as novidades; Seja ambíguo, mesmo que tenha a intenção de suavizar o impacto; Esqueça que, na qualidade de supervisor, você deve proteger os interesses de seus funcionários da melhor maneira. Tente suavizar usando palavras ambíguas.


Carregar ppt "As origens dos problemas de comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google