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Endomarketing como ferramenta de gestão
Ana Claudia Rimoli
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endo marketing
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Cultura Processos Programas Ações A Empresa
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O trabalho Comprometimento Desempenho Competências
Habilidades técnicas
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O ambiente Instalações físicas Clima organizacional
Estrutura para realização do trabalho
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A comunicação interna Canais de comunicação Campanhas motivacionais
Ações promocionais
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Uma história de personagens muito comuns dentro da empresa.
Todo mundo Qualquer um Alguém Ninguém
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Havia um trabalho importante a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria.
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QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fez
QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM se zangou porque era um trabalho de TODO MUNDO.
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TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.
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Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia
ter feito.
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Hoje falamos em trabalho em equipe, em juntar forças, em gestão participativa.
A grande questão é que tudo isso exige maturidade emocional, confiança, transparência.
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ALGUÉM sabia o que fazer, mas para que QUALQUER UM não dissesse que ele não sabe trabalhar em equipe, compartilhava o assunto com TODO MUNDO, que por sua vez se sentia no direito de fazer o que, segundo ele, NINGUÉM faria.
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No fim, passavam-se dias, QUALQUER UM reclamava da decisão, porque ALGUÉM sabia onde queria chegar, mas nem TODO MUNDO participou e não respeitou o papel de NINGUÉM.
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Quando se entende a comunicação como uma ferramenta de gestão,
a história é diferente.
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TODO MUNDO sabe o que fazer, mas ALGUÉM sabe como fazer
TODO MUNDO sabe o que fazer, mas ALGUÉM sabe como fazer. Ele faz, e comunica a todos, para que QUALQUER UM saiba qual a decisão tomada.
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NINGUÉM sente-se traído, pouco valorizado por não ter feito o que ALGUÉM faria melhor.
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Ao contrário, TODO MUNDO participa do resultado, que sai melhor do que se QUALQUER UM o fizesse.
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A comunicação não é um monólogo, é um diálogo.
Comunicar significa mais do que simplesmente informar: é escutar, é explicar, é atrair, é envolver.
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E para isso é preciso...
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Ter seus sentidos aguçados, para perceber o que acontece na empresa. Prestar atenção no que está sendo assunto. Saber ouvir.
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Unir corporativo e unidade.
Fazer fluir a informação. Inspirar confiança. Ser transparente.
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Conhecer o público interno para poder comunicar.
Entender a importância da mensagem para cada público. Ser claro e objetivo. Usar o canal certo.
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Ser vendedor da empresa.
Motivar o público interno e identificar oportunidades. Ser incansável na busca dos objetivos estratégicos. Não perder o timing da notícia.
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