A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS CONCEITO COMPONENTES DE UM SISTEMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS CONCEITO COMPONENTES DE UM SISTEMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS CONCEITO COMPONENTES DE UM SISTEMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO

2 SISTEMA Sistema pode ser definido como um grupo de elementos inter-relacionados ou em integração que formam um todo unificado. É um grupo de componentes que trabalham rumo a uma meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação.

3 SISTEMA Um sistema dessa ordem (às vezes chamado sistema dinâmico) possui três componentes ou funções básicas em interação: Entrada: envolve a captação e reunião de elementos que ingressam no sistema para serem processados. Processamento: envolve processos de transformação que convertem insumos (entrada) em produto. Saída: envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transfomação até seu destino final.

4 EXEMPLO Um sistema industrial recebe matéria – prima como ENTRADA e produz bens acabados como SAÍDA. Um sistema de informação é um sistema que recebe recursos (dados) como entrada e os processa em produtos (informações) como saída. Uma empresa é um sistema no qual os recursos econômicos são transformados pelos diversos processos de negócios em bens e serviços.

5 FEEDBACK E CONTROLE Um sistema dotado desses componentes é conhecido, às vezes, como sistema cibernético, ou seja, um sistema automonitorado, auto regulado. Feedback são dados sobre o desempenho de um sistema. Controle envolve monitoração e avaliação do feedback para determinar se um sistema está se dirigindo para realização de sua meta.

6 SISTEMA DE INFORMAÇÃO Podemos dizer, por exemplo, que um sistema de informação é provido de recursos e atividades. Um SI depende dos recursos humanos, de hardware (máquina e mídia), software (programas e procedimentos), dados (banco de dados e bases de conhecimentos) e redes (mídia de comunicação e apoio de rede) para executar suas atividades de entrada, processamento, produção, armazenamento e controle que convertem recursos de dados em produtos de informação.

7 RECURSOS HUMANOS São necessárias pessoas para operação de todos os sistemas de informação. Os recursos humanos abrangem: Usuários finais – (também chamados de clientes) são as pessoas que utilizam um sistema de informação ou a informação que ele produz; Especialistas em SI – são as pessoas que desenvolvem e operam sistemas. Incluem-se nesse rol os analistas, programadores, operadores de computador, pessoal gerencial, técnico e administrativo de SI.

8 RECURSOS DE HARDWARE O conceito compreende todos os dispositivos físicos e equipamentos no processamento de informações. Não abrange apenas as máquinas, como computadores mas também todas as mídias de dados.

9 RECURSOS DE SOFTWARE Refere-se ao conjunto de instruções de processamento da informação. Incluem-se nesse conceito genérico de software não só o conjunto de instruções operacionais chamados programas que dirigem e controlam o hardware, mas também o conjunto de instruções de processamento de informações requisitadas por pessoas, chamados procedimentos.

10 RECURSOS DE DADOS Dados são mais do que matéria-prima dos SI, devem ser efetivamente administrados para beneficiar todos os usuários finais de uma organização. Os recursos de dados normalmente são organizados em:. bancos de dados que guardam dados processados e organizados e;. base de conhecimento que guardam conhecimento em uma multiplicidade de formas como fatos, regras e exemplos ilustrativos sobre prática de negócios bem-sucedidas.

11 RECURSOS DE REDE O conceito de recursos de rede enfatiza que as rede de comunicação são um componentes de recurso fundamental de todos os sistemas de informação. Os recursos de rede compreendem :. mídia de comunicação: são exemplos o fio de par trançado, o cabo coaxial, o cabo de fibra ótica etc.. suporte de rede: como por exemplo os processadores de comunicação, sendo eles moldem, os processadores de ligação entre redes, e os software de controle de comunicação.

12 ATIVIDADES DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Entrada – de recursos de dados. Processamento – dados em informações. Saída – de produtos de informação. Armazenamento – de recursos de dados. Controle– controle do desempenho do sistema.

13 QUALIDADE DE INFORMAÇÃO TEMPO CONTEÚDO FORMA

14 ANALISANDO OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA GE Agora, por meio dos estudos entregues, tentaremos reconhecer ou visualizar os recursos utilizados, as atividades executadas e os produtos de informação do seu sistema de informação.


Carregar ppt "SISTEMAS CONCEITO COMPONENTES DE UM SISTEMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google