A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DE REQUISITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE 1. Engenharia de Sistemas de Computador Uma ampla área que engloba Engenharia de Software bem como engenharia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DE REQUISITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE 1. Engenharia de Sistemas de Computador Uma ampla área que engloba Engenharia de Software bem como engenharia."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DE REQUISITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE 1. Engenharia de Sistemas de Computador Uma ampla área que engloba Engenharia de Software bem como engenharia de Hardware Neste contexto o software é considerado o mais difiícil de ser planejado o que tem menos probabilidade de ser conduzido com sucesso o mais perigosos de se administrar 2. Sistemas Baseados em Computador Conjunto ou disposição de elementos que é organizado para executar um certo método, procedimento ou controle ao processar informações. Seus elementos incluem geralmente: Software Hardware Pessoas Banco de Dados Documentação Procedimentos

2 Elementos de umsistema Procedimentos Documentos Banco de Dados Pessoas Hardware Software Sistema EntradaSaída Os elementos combinam-se de diversas maneiras para transformar informações. Por exemplo um robô transforma um arquivo de comandos contendo instruções específicas num conjunto de sinais de controle que causam certa ação específica.

3 Um Sistema de Sistemas Sisema de Automação de Fábrica Sistema de Manufatura Sistema de Estoques Sistema de Informação Sistema de Movimentação de Material Célula de Manufatura Máquina de Controle Numérico (CN) Robôs Dispositivos de Entrada de Dados O papel do Analista de Sistemas é definir os elementos para um sistema específico baseado em computador no contexto da hierarquia global dos sistemas (macroelementos).

4 3. Engenharia de Sistemas de Computador É uma atividade destinada a solucionar problemas: Levantamento das metas e as restrições definidas pelo cliente Determinação das funções desejadas para o sistema, sua analisadas e destino segundo os elementos individuais do sistema. Derivação das seguintes representações que podem ser atribuídas a cada elemento do sistema: da funçào desejada, do desempenho desejado, das interfaces, das restrições de projeto e estrutura de informaçòes Alocação: software, hardware, pessoas, etc.

5 4. Análise de Sistemas Trata-se de uma atividade que engloba a maioria das tarefas que chamamos coletivamente de engenhria de sistemas de computdor. A A.S. é realizada com os seguintes objetivos: Identificação das necessidades do usuário Avaliação da concepção do sistema quanto a sua exequibilidade Execuçào da análise econômica e técnica do sistema Atribuição de funções: ao hardware ao softwre às pessoas ao banco de dados e às demais elementos do sistemas Estabelecimento de restrições de prazo e custo Elaboração de uma definicão de sistema que seja a base para todo o trabalho de engenharia Requisitos para sucesso da A.S. com relação à realização dos objetivos Perícia em hardware Perícia em software Perícia em engenharia humana (Atividade multidisciplinar que aplica conhecimentos da psicologia e da técnologia para especificar e projetar uma HCI - Human Computer- Interaction)

6 Questões inerentes à A.S.: Quanto esforço deve ser dispendido na atividade de análise e definição dos sistemas? Quem faz a A.S. ? Por que a A. S. é tão difícil? 5. Identificação da Necessidade Trata-se do ponto de partida do processo de análise. Deve ser respondidas qustões que dizem respeito a: Funçào e desempenho desejados Questões de confiabilidade e qualidade Metas globais do sistema Requisitos de produção Mercados e concorrência Tecnologia disponível Extensões futuras

7 O A. S. deve ajudar o cliente a definir as metas do sistema com questões relativas a: Informações que devem ser produzidas Funções e desempenho exigidos O A. S. deve distinguir entre necessidades do cliente ( características críticas para o sucesso do sistema) e desejos do cliente (características que seriam desejáveis mas não essenciais) Uma vez identificadas as metas globais o A. S. faz uma avaliação das informações complementares com questões tais como: Existe tecnologia para a construção do sistema? Quais recursos especiais de desenvolvimento e produção serão exigidos? Que limites foram estabelecidos para custos e para os prazos? Caso o sistema a ser desenvolvido for para venda a muitos clientes, devem ser analisadas questões tais como: Qual é o mercado potencial para o produto? Como o produto se compara com os produtos dos concorrentes? Que posição o produto ocupará na linha global de produtos da empresa? As informaçòes reunidas durante a etapa de identificação das necessidades são especificadas num Documento Conceitual do Sistema.

8 6. Estudo das Viabilidades Em princípio todos os projetos são viáveis - Desque que se tenham recursos ilimitados e tempo infinito. Entretanto limitações de recursos e tempo são inerentes aos projetos. Portanto é necessário e prudente uma avaliação das viabilidades de um projeto antes de se embarcar no mesmo. Viabilidade e análise de riscos são itens correlacionados. Um risco muito grande compromete a qualidade do produto final. O enfoque do estudo de viabilidades deve ser: Econômico Tecnico Legal Alternativas Um estudo de viabilidade NÃO tem razão se ser se para o sistema a ser desenvolvido se: a jsutificativa econômica seja óbvia, os riscos técnicos sejam baixos, se existem poucos ou nenhum problema jurídico

9 ANÁLISE DOS REQUISITOS 1. Princípios Fundamentais A tarefa de análise dos requisitos é um processo de descoberta, refinamento, modelagem e especificação Tanto o cliente quanto desenvolvedor do sistema desempenham um papel ativo na análise e especificação dos requisistos. A análise dos requisitos pode ser dividida em 5 areas de esforço: reconhecimento do problema (Estudo da especificação do sistema e do Projeto de Software) avaliação e síntese: Avaliação do fluxo e conteúdo das informações, definir e avaliar todas as funções do software entender o comportamento do software no contexto em que vai funcionar estabelecer as características de interface com o sistema levantar as restrições de projeto modelagem (para compreender melhor o fluxo de dados e de controle, o processamento funcional e a operação comportamental especificação revisão Critérios de Validação visando viabilizar uma implementação de software bem-seucedida Rascunho de um Manual r do Usuário Preliminar


Carregar ppt "ANÁLISE DE REQUISITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE 1. Engenharia de Sistemas de Computador Uma ampla área que engloba Engenharia de Software bem como engenharia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google