A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II."— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II

2 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Análise Projeto Implementação Testes Implantação

3 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Compreensão do software a ser desenvolvido Visão do problema entre cliente e desenvolvedor deve ser o mesmo. Identificar as necessidades do software

4 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de requisitos Requisitos funcionais Requisitos não-funcionais

5 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de requisitos Requisitos funcionais Definem as funcionalidades do sistema, do ponto de vista do usuário.

6 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de requisitos Requisitos não-funcionais Definem aspectos de qualidade do software, como desempenho, confiabilidade, portabilidade, segurança, etc.

7 Processo de Desenvolvimento de Software Análise Identificar os componentes e suas interações. Identificar as classes que atenderão aos requisitos identificados

8 Processo de Desenvolvimento de Software Análise Diagrama de Casos de uso. Diagrama de Classes. Diagrama de Estados. Diagrama de Atividades.

9 Processo de Desenvolvimento de Software Projeto Atua em determinar como o software será implementado. São construídos os Projetos de Arquitetura e Detalhado.

10 Processo de Desenvolvimento de Software Implementação Codificação dos programas. Implementação do banco de dados.

11 Processo de Desenvolvimento de Software Testes Verificação da correta construção da aplicação. Verifica a compatibilidade entre o Documento de Requisitos e a Aplicação entregue.

12 Processo de Desenvolvimento de Software Implantação O sistema é instalado no ambiente do usuário. São realizadas as configurações de ambiente, treinamento de usuários, etc.

13 Trabalho - Parte 1 – (30% da A1) Procedimentos e processos mal analisados, não documentados e não informatizados causaram diversos problemas, entre eles a execução de uma mesma tarefa por inúmeras vezes. Além disso, houve inconsistência das informações, tornando as mesmas não confiáveis. Diante desses fatos ocorridos no SISTEMA HOSPITALAR de um Cliente e do crescente número de processos envolvendo esse sistema, se faz necessário uma nova análise do mesmo. Portanto, uma equipe de desenvolvedores deve ser criada com até cinco integrantes, os quais serão avaliados em suas capacidades como projetistas. A equipe identificará e analisará, mediante as características do sistema solicitado pelo Cliente, os seus principais processos e eventos. O objetivo deste desafio é verificar a capacidade de análise da equipe que atenderá ao Cliente, tendo como foco o levantamento de requisitos. Nesta etapa, o Analista busca compreender as necessidades do usuário e o que ele deseja que o sistema a ser desenvolvido realize. O Analista tenta compreender como funcionam os processos a serem informatizados e quais serviços o Cliente precisa que o futuro Software disponibilize.

14 Trabalho 1 Um relatório deverá ser produzido contendo os Objetivos do SISTEMA HOSPITALAR. Com base neste relato, exigido pelo Cliente, a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) passará a ser utilizada, com seus principais diagramas, para gerar a respectiva modelagem e documentação do Sistema. O Cliente justifica sua exigência pela afirmação de Guedes (2006) de que A modelagem é uma parte central de todas as atividades que levam à implantação de um bom Software.

15 Trabalho 1 O Sistema Hospitalar que precisa passar por nova análise deverá atender a algumas características relevantes descritas a seguir: O sistema atenderá a um hospital com diversas unidades de tratamento (ala do hospital). Cada unidade de tratamento pode ser ocupada por diversos pacientes e conter vários equipamentos médicos. O cadastro de informações no sistema é feito pelo(a) enfermeiro(a). O cadastro de pacientes é feito com nome, idade, sexo e tipo de enfermidade. O cadastro de médicos é feito com nome, CPF e respectiva especialidade. Os médicos são usuários do sistema – cadastro de login e senha - e têm permissão para consultar as informações dos pacientes. As solicitações de exames são feitas para pacientes cadastrados e devem apresentar, necessariamente, o nome do paciente, nome do médico, tipo do exame e o laboratório responsável.

16 Trabalho 1 Passo 01 Reúna-se com a sua equipe e estudem a situação problema do cliente – especificações do SISTEMA HOSPITALAR, para compreender as necessidades do usuário e o que ele precisa que o sistema a ser desenvolvido forneça. A equipe precisa compreender como funcionam os processos a serem informatizados. Passo 02 O grupo deve escrever alguns tópicos ressaltando as funcionalidades identificadas no sistema e o porquê tais funcionalidades (máximo de seis) foram consideradas como fundamentais. Justifiquem ao cliente os benefícios de utilizá-las.

17 Trabalho 1 Passo 03 A equipe deverá entregar ao cliente um relatório contendo os Objetivos Principais do SISTEMA HOSPITALAR. Deverão seguir o exemplo ilustrativo a seguir. Objetivos do Sistema: Possibilitar o cadastro de vendas (que incluem as vendas realizadas no próprio balcão da floricultura, as vendas por telefone ou as vendas pela Internet), possibilitar também o cadastro de produtos, fornecedores, clientes, convênios, funcionários e arranjos e fornecer ao gerente, relatórios como: de clientes devedores, de clientes aniversariantes, de produtos por fornecedor, de produtos em estoque, de entregas por funcionário e de entregas por determinado período. O gerente pode controlar as entregas, distribuindo-as aos funcionários para que sejam realizadas e atribuir as comissões devidas aos mesmos, bem como cancelá-las quando solicitado. Data de entrega: 30/03/2010 – Até às 20:00h


Carregar ppt "Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google