A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SISTEMAS de INFORMAÇÃO para OPERAÇÕES das EMPRESAS Professor Wagner Andrade

2 SISTEMAS de INFORMAÇÃO nos NEGÓCIOS
Existem tantas maneiras de utilizar a tecnologia da informação nos negócios quanto atividades empresariais a serem executadas, problemas empresariais a serem resolvidos e oportunidades empresariais a serem buscadas. Como usuário final, é importante possuir um entendimento e avaliação básicas das principais maneiras pelas quais os sistemas de informação são utilizados para apoiar cada uma das funções de negócios.

3 SISTEMAS de INFORMAÇÃO nos NEGÓCIOS
Os sistemas de informação empresarial podem ser descritos como uma série de tipos de sistemas de informação (processamento de transações, informações gerenciais, apoio à decisão, etc.) que apoiam as funções organizacionais de contabilidade, finanças, marketing, administração de operações e administração de recursos humanos.

4 SISTEMAS de INFORMAÇÃO INTERFUNCIONAL
Os sistemas de informação podem ser agrupados em categorias de funções organizacionais, entretanto, os sistemas de informação no mundo real normalmente são combinações integradas de sistemas de informação funcional. Existe uma forte ênfase em muitas organizações para o desenvolvimento de sistemas de informação interfuncionais ou compostos que cruzam as fronteiras das funções organizacionais tradicionais para reprojetar e melhorar processos empresariais essenciais.

5 SISTEMAS de INFORMAÇÃO INTERFUNCIONAL
Essas organizações encaram os sistemas de informação interfuncionais como um método estratégico para compartilhar recursos de informação e melhorar a eficiência e eficácia de uma empresa, ajudando-a assim a alcançar seus objetivos estratégicos.

6 SISTEMAS de INFORMAÇÃO INTERFUNCIONAL
As aplicações de sistemas de informação nas áreas funcionais de uma empresa incluem: Sistemas de Informação de Produção/Operações; Sistemas de Informação de Marketing; Sistemas de Informação de Finanças; Sistemas de Informação de Contabilidade; Sistemas de Informação de Administração de Recursos Humanos.

7 SISTEMAS de INFORMAÇÃO para OPERAÇÕES
Marketing Marketing Produção/ Produção/ Administração Administração Operações Operações de Recursos de Recursos Humanos Humanos Contabilidade Contabilidade Finanças Finanças

8

9 Planejamento de Recursos Empresariais
Muitas empresas têm passado dos sistemas funcionais legados de mainframe para aplicações interfuncionais de rede cliente/servidor. Isto normalmente tem envolvido a instalação de software de planejamento de recursos empresariais (ERP) ou de gerenciamento da cadeia de suprimento (SCM)

10 Sistemas de Informação de Marketing
Interativo Interativo Automação da Automação da Atendimento e Atendimento e Força de Vendas Força de Vendas Suporte ao Cliente Suporte ao Cliente Sistemas de Informação de Marketing Pesquisa e Pesquisa e Administração Administração Previsão de Previsão de de Vendas de Vendas Mercado Mercado Propaganda e Administração Propaganda e Administração Promoção de Produto Promoção de Produto

11 Sistemas de Informação de Marketing
Marketing Interativo. O SI ajuda a planejar, monitorar e apoiar a capacidade de uma empresa de atrair e manter clientes que utilizarão a Internet e outras redes para se tornarem parceiros interativos na criação, aquisição e melhoria de produtos e serviços. Automação da Força de Vendas. O SI automatiza o registro e relatório da atividade de vendas pelos vendedores e as comunicações e apoio às vendas da administração de vendas. Administração de Vendas. O SI ajuda a planejar, monitorar e apoiar o desempenho de vendedores e vendas de produtos e serviços.

12 Sistemas de Informação de Marketing
Administração de Produto. O SI ajuda a planejar, monitorar e apoiar o desempenho de produtos, linhas de produtos e marcas. Propaganda e Promoção. Os SI ajudam na seleção de mídias e métodos promocionais e no controle e avaliação de resultados de propaganda e promoção. Previsão de Vendas. Um SI pode rapidamente produzir previsões de vendas a curto e longo prazo.

13 Sistemas de Informação de Marketing
Pesquisa de Mercado. As ferramentas de um SI podem auxiliar pesquisadores na coleta e análise de dados internos e externos sobre variantes, desenvolvimento e tendências de mercado. Administração de Marketing. Os SI podem ajudar gerentes de marketing no desenvolvimento de estratégias e planos de marketing baseados em metas empresariais e dados de pesquisa de mercado e atividades de vendas e na monitoração e apoio às atividades gerais de marketing.

14 Sistemas de Informação Industrial Sistemas de Informação Industrial
Engenharia Engenharia Controle Controle Assistida Assistida por por de Processo de Processo Computador Computador Manufatura Manufatura Compra e Compra e Integrada por Integrada por Recebimento Recebimento Computador Computador Produção/ Produção/ Operações Operações Controle Controle Robótica Robótica de Máquina de Máquina Planejamento Planejamento de Requisitos de Requisitos de Material de Material

15

16 SISTEMAS de INFORMAÇÃO INDUSTRIAL
Os Sistemas de Informação Fabril apóiam a função de produção/operações, que inclui todas as atividades relativas ao planejamento e controle dos processos de produção de bens ou serviços.

17 SISTEMAS de INFORMAÇÃO INDUSTRIAL
Fabricação Integrada por Computador: Uma diversidade de SI fabril é utilizada para apoiar a fabricação integrada por computador. A SIF é um conceito global enfatiza que os objetivos dos sistemas baseados em computador na fabricação devem servir para: simplificar, automatizar, integrar. Redes de Fabricação em Colaboração: Os processos de fabricação envolvem processo de colaboração. Cada vez mais, isto envolve o uso da Internet, intranets, extranets e outras redes para conectar as estações de trabalho de engenheiros e outros especialistas com seus colegas em outros locais.

18 SISTEMAS de INFORMAÇÃO INDUSTRIAL
Controle de Processo: É o uso de computadores para controlar um processo físico em curso. Os computadores controlam processos físicos em refinarias de petróleo, fábricas de cimento, fábricas de papel e celulose, confecções e assim sucessivamente. Controle de Máquinas: É o uso de um computador para controlar as ações de uma máquina. Este controle também é popularmente conhecido como controle numérico. O controle de máquinas-ferramentas nas fábricas é uma aplicação típica de controle numérico.

19 SISTEMAS de INFORMAÇÃO INDUSTRIAL
Robótica: Robótica é a tecnologia de montar e utilizar máquinas (robôs) com inteligência de computador e faculdades físicas semelhantes às humanas controladas por computador (destreza, movimento, visão, etc.). Engenharia Auxiliada por Computador: A CAE é utilizada por engenheiros para simular, analisar e avaliar os modelos de desenhos de produto desenvolvidos utilizando métodos de CAD.

20 Sistemas de Informação de Administração
de RH de RH Análise de Remuneração Manutenção do Cadastro de Pessoal Previsão de Contratação de Pessoal Informes aos Governos Avaliação das Qualificações do Funcionário Treinamento e Desenvolvimento Administração de Recursos Humanos

21

22 SISTEMAS de INFORMAÇÃO de ADMINISTRAÇÃO de RH
A função de administração de recursos humanos (HRM) envolve o recrutamento, colocação, avaliação, remuneração e desenvolvimento dos funcionários de uma organização. A meta da HRM é o uso eficaz e eficiente dos recursos humanos de uma empresa. Dessa forma, os sistemas de informação de recursos humanos são projetados para apoiar: 1. O planejamento para atender as necessidades de pessoal da empresa. 2. O desenvolvimento de funcionários até o seu potencial pleno. 3. O controle de todas as políticas e programas de pessoal.

23 Sistemas de Informação Contábil Sistemas de Informação Contábil
Processamento de Pedidos Folha de Pagamento Controle de Estoque Livros Contábeis Contas a Receber a Pagar Objetivos Comuns dos Sistemas de Informação Contábil

24 SISTEMAS de INFORMAÇÃO CONTÁBIL
São os SI mais antigos e generalizados utilizados nos negócios. Eles registram e relatam transações empresariais e outros eventos econômicos. Os sistemas contábeis operacionais enfatizam a manutenção de registros legais e históricos e a produção de demonstrativos financeiros. Os sistemas contábeis administrativos se concentram no planejamento e controle das operações empresariais. Seis objetivos comuns dos sistemas contábeis incluem:

25 SISTEMAS de INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Processamento de Pedidos. Ou, processamento de pedidos de venda, é um importante sistema de processamento de transações que capta e processa pedidos de clientes e produz faturas para clientes e dados necessários para análise de vendas e controle de estoque. Controle de Estoque. Estes sistemas acompanham e monitoram níveis e mudanças no estoque. Podem ser programados para notificar os gerentes sobre a necessidade de uma decisão caso algum nível de entrada do estoque seja alcançado. Eles também podem ser equipados para gerenciar informações rotineiras de novos pedidos.

26 SISTEMAS de INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Contas a Receber. Os sistemas de contas a receber mantêm registros de totais devidos por clientes a partir de dados gerados pelas compras e pagamentos dos clientes. Contas a Pagar. Os sistemas de contas a pagar mantêm registros de dados relativos a compras e pagamentos aos fornecedores. Folha de Pagamento. Os sistemas de folha de pagamento recebem e mantêm dados dos cartões de ponto de funcionários e outros registros de trabalho para produzir contracheques e outros documentos, como declarações de rendimento, relatórios de folha de pagamento e de análise da mão-de-obra. Livro-razão Geral. Os sistemas de livro-razão geral consolidam dados recebidos de contas a receber, contas a pagar, folha de pagamento e outros sistemas de informação contábil.

27

28 SISTEMAS de INFORMAÇÃO FINANCEIRA
Os sistemas de informação financeira baseados em computador apóiam os gerentes financeiros nas decisões relativas: 1. Ao financiamento de uma empresa; 2. À alocação e controle de recursos financeiros na empresa.

29 SISTEMAS de INFORMAÇÃO FINANCEIRA
As principais categorias de sistemas de informação financeira incluem: Sistemas de Administração de Caixa: Coletam informações, em tempo real ou em uma base periódica, sobre todos os recebimentos e desembolsos de caixa de uma empresa. Orçamentos de Capital: Envolve a avaliação da rentabilidade e impacto financeiro de propostas de dispêndios de capital. As propostas de dispêndios de longo prazo para instalações e equipamentos podem ser analisadas mediante o uso de várias técnicas. Previsão e Planejamento Financeiros: Normalmente utilizam planilhas eletrônicas e outros softwares de planejamento financeiro para avaliar o desempenho financeiro presente e projetado para uma empresa.

30 TRABALHO FINAL Questões: 1) Os Sistemas de Informação Empresarial apoiam quais funções organizacionais? 2) Defina o que você entende por Sistemas de Informação Interfuncional? 3) Como as organizações entendem os SI Interfuncionais? 4) Quais são as áreas funcionais de uma empresa incluem aplicações de SI? 5) O que você entende por planejamento de recursos empresariais?

31 6) Escolha uma empresa e faça a reorganização dos Sistemas de Informações para Operações de:
Marketing; Industrial; Administração de Recursos Humanos; Contábeis; Financeiro. O trabalho será entregue e apresentado nos dias 01 e 08/06


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google