A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI Silverio Henrique Vilvert

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI Silverio Henrique Vilvert"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI Silverio Henrique Vilvert

2 Metodologia Exposição dialogada, sustentada por debates, estudos de caso e exercícios Pesquisas concluem que os estudantes retêm: 10% do que lêem, 26% do que ouvem, 30% do que vêem, 50% do que vêem e ouvem, 70% do que tentam explicar e 90% do que fazem e tentam explicar ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

3 Conceitos Básicos Tecnologia – Conjunto de processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. Tecnologia da Informação (TI) – Conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração, uso e disseminação da informação. Sistema – Conjunto de elementos ou componentes que interagem para atingir determinados objetivos (STAIR,REYNOLDS,1999).

4 Elementos de um sistema Objetivo Entradas Processador Saídas Mecanismos de controle (Feedback) Objetivo É a finalidade para qual o sistema existe. Entradas É tudo aquilo que o sistema necessita para funcionar. É a energia que entra no sistema: materiais e insumos, pessoal, conhecimento tecnológico, equipamentos, informações, etc. Sistema - Elementos

5 Processador É a parte do sistema responsável pela transformação das entradas em resultados Saídas São os resultados do processo de transformação das entradas. É importante não confundir as saídas com os objetivos do sistema. As saídas são o meio pelo qual o sistema atinge seus objetivos. Mecanismos de controle (Feedback) Constituem-se na confrontação das saídas do sistema com padrões previamente estabelecidos. Sistema - Elementos

6 Sistema de Informação É uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, armazenam e manipulam dados, transformando-os em informações que serão disseminadas afim de fornecer suporte à tomada de decisão, coordenação, controle, análise e visualização em um organização. Devem apoiar as estratégias e processos empresariais e as estruturas e cultura organizacionais para aumentar o valor dos negócios em um ambiente dinâmico. SI - Conceito

7 PROCESSAMENTO E BANCO DE DADOS CONTROLE PELA ADMINISTRAÇÃO ENTRADA DE DADOS SAÍDA DE INFORMAÇÕES FRONTEIRA DO SISTEMA Sinais de FeedBack Sinais de Controle

8 Sistema de Informação O administrador pode saber, em tempo real, a posição de seu estoque de produtos acabados, o valor de venda de determinado produto, a posição do fluxo de caixa, quais são seus devedores, quanto eles devem, qual a previsão dos pagamentos, e decidir em tempo real. SI - Conceito

9 Maior eficiência, produtividade e segurança. Aperfeiçoamento das comunicações. Carga de trabalho reduzida, custos reduzidos. Maior precisão, menos erros. Maior e melhor controle sobre as operações. Decisões melhores com base em informação de qualidade, mais oportunidades. Vantagens competitivas : melhor serviço, melhor qualidade. Valor agregado aos produtos (bens e serviços) SI - Benefícios

10 Papéis fundamentais dos sistemas de informação em organizações Suporte de seus processos e operações: registro de vendas, administração de estoque,... Suporte na tomada de decisões de funcionários e gerentes Suporte em suas estratégias em busca de vantagem competitiva SI - Funções

11 Manual ou Informatizado Um sistema de informação pode ser manual ou informatizado; A grande maioria dos Sistemas de Informação começa de forma manual, para desenvolver o processo e depois ser informatizado; A vantagem de um Sistema de Informação Informatizado é a facilidade de armazenamento e recuperação dos dados, a rapidez no processamento e, conseqüentemente, o fornecimento de forma rápida e efetiva das informações para a gerência; A informatização de um Sistema de Informação não garante a melhoria da sua efetividade. Se o sistema de origem apresentava defeitos, a sua informatização, somente, irá aumentar o impacto destas falhas; Organizar para depois informatizar Sistemas de Informação

12 Sistemas de Informação Informatizado HARDWARE PESSOAS BANCO DE DADOS SOFTWARE PROCEDIMENTOS REDE

13 Hardware Conjunto de dispositivos, como: processador, monitor, teclado e impressora, que aceita dados e informações, processa-os e os e os exibe. Software Grupo de programas de computador, que permite o processamento de dados no hardware. Banco de Dados Conjunto organizados de arquivos ou registros relacionados, que armazena dados e associações entre eles. Rede Sistema de conectividade que viabiliza o compartilhamento de recursos entre computadores diferentes. Procedimentos Estratégias, políticas, métodos e regras para utilizar o Sistema de Informação. Pessoas Componente mais importante nos Sistemas de Informação; inclui aquelas que trabalham com o próprio sistema ou usam sua saída. Sistemas de Informação Informatizado

14 Razões para o Sucesso Envolvimento do usuário Apoio da administração executiva Declaração clara de requisitos Planejamento adequado Expectativas realistas Razões para o Fracasso Falta de contribuição do usuário Falta de apoio executivo Requisitos e especificações incompletos Mudanças de requisitos e especificações Incompetência tecnológica Projetos de SIs

15 Dados São os fatos em sua forma primária (nome do empregado, horas trabalhadas, peças no estoque, pedidos de venda, etc.) Informações Conjunto de dados organizados de tal forma que adquirem valor adicional além do valor do fato em si. (o conhecimento do total de vendas mensais, para um determinado gerente, é mais adequado ao seu propósito do que as vendas de cada representante de vendas individualmente) Sistemas de Informação

16 Qualidade da informação Dimensão: tempo Prontidão: fornecida quando necessária. Atualização: atualizada quando fornecida. Freqüência: no número de vezes necessárias. Período: fornecida sobre períodos desejados. Dimensão: Conteúdo Precisão: isenta de erros. Relevância: atender às necessidades do receptor. Integridade: fornecida de forma completa. Concisão: apenas a informação necessária. Amplitude: alcance e foco de acordo com a demanda. Desempenho: mensuração de atividades concluídas, progresso realizado.

17 Dimensão: Forma Clareza: fácil de compreender. Detalhe: no grau de detalhe desejado. Ordem: na seqüência desejada. Apresentação: narrativa, numérica, gráfica,... Mídia: impressa, eletrônica, vídeo,... Qualidade da informação


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI Silverio Henrique Vilvert"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google