Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGiovanni Eanes Alterado mais de 10 anos atrás
1
SIG Conceituando: Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação
Prof. Eduardo
2
GOMES E RIBEIRO (2004): Existem duas abordagens: Considera um sistema de interação entre setores (denominados subsistemas) de uma empresa. Relaciona somente ao uso da informática
3
Segundo REZENDE os SI podem ser um subsistema do sistema empresa ou um conjunto de software e hardware. Já DANTAS, todo sistema é um SI, pois capta e envia, entre os seus elementos que estão relacionados, informações para sua organização. Já para CAUTELA, SI’s são subsistemas logicamente associados que teriam a função de gerar informações necessárias à tomada de decisões.
4
De acordo com PRATES, os SI podem ser conceituados, do ponto de vista do seu gerenciamento, como uma combinação estrutura de informação e práticas de trabalho, organizados de forma a permitir o melhor atendimento dos objetivos da organização. O ponto-chave da natureza dos SI são as práticas de trabalho, e nã as tecnologias de informação.
5
A definição formal, para esses autores, é: SI é o conjunto formal de processos que, operando sobre uma coleção de dados estruturada de acordo com as necessidades de uma empresa, organiza, elabora e distribui (parte da) informação necessária para a operação da referida empresa e para as atividades de direção e controle correspondentes, apoiando, ao menos em parte, a tomada de decisões necessárias para desempenhar as funções e processos do negócio da empresa, de acordo com sua estratégia.
6
Em relação à segunda abordagem, de acordo com PRINCE, um SI é uma rede baseada em computador que contém sistemas operacionais que fornecem à administração dados relevantes para fins de tomada de decisões. De acordo com REZENDE, ao se unir SI com TI, tem-se “um grupo de relatórios, habitualmente gerados na Unidade de tecnologia da Informação, que possui a maioria dos recursos de processamento de dados e gerencia a tecnologia da informação da empresa e seus recursos, gerando informações profícuas e oportunas aos clientes e/ou usuários” e um “Conjunto de software, hardware, recursos humanos e respectivos procedimentos que antecedem o software”.
7
PRATES entende TI como “um conjunto de hardware e software que desempenha uma ou mais tarefas de processamento das informações do SI, tais como coletar, transmitir, estocar, recuperar, manipular e exibir dados”. LA ROVERE, considera que TI é “um conjunto de tecnologias relacionadas à criação, acumulação e processamento de dados, as quais se originam na indústria de informática e telecomunicações.
9
PRATES afirma que TI é apenas um componente do SI, como informação, práticas de trabalho e recursos humanos. LA ROVERE declara que as TI´s são redes eletrônicas de comunicação de dados que interconectam computadores e periféricos, para transmitir dados codificados por computador de um local a outro, ou seja, a TI é apenas um subsistema do SI, tendo somente a função de transmissão de dados.
10
As tecnologias e os SI´s são o elo entre todas as atividades e permitem, com técnicas gerenciais e equipes, uma interação entre as atividade gerais.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.