A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agenda Sistemas de Informação - Conceitos Tipos de Sistemas de Informação ERP – Sistema de Gestão Empresarial –CRM – Gestão de relacionamento com clientes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agenda Sistemas de Informação - Conceitos Tipos de Sistemas de Informação ERP – Sistema de Gestão Empresarial –CRM – Gestão de relacionamento com clientes."— Transcrição da apresentação:

1 Agenda Sistemas de Informação - Conceitos Tipos de Sistemas de Informação ERP – Sistema de Gestão Empresarial –CRM – Gestão de relacionamento com clientes –SCM – Gestão da cadeia de suprimentos BI – Business Intelligence –Sistemas de informações gerenciais –Sistemas de apoio à decisão etc. Segurança da Informação

2 Conceitos –Dado –Informação –Conhecimento –Organização –SI – Sistema de Informação –TI – Tecnologia de Informação

3 Dados preliminares da Anatel indicam que o Brasil terminou o mês de março de 2011 com 210,5 milhões de celulares e uma densidade 108,3 cel/100 hab. Fonte:. Sua empresa Conceitos 210,5

4 Dado (Turban, p. 63) Dados são itens referentes a uma descrição primária de objetos, eventos atividades e transações que são gravados, classificados e armazenados, mas não chegam a ser organizados de forma a transmitir algum significado específico. Os dados podem ser numéricos, alfanuméricos, figuras, sons e imagens. (Turban, Glossário) Fatos que podem ser transformados em informações precisas e relevantes. (Laudon, p.7) Correntes de fatos brutos que representam eventos que estão ocorrendo nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los. (Audy, p. 93) O dado consiste de um fato bruto (nome de um funcionário, número de matrícula de um aluno, código de um produto etc) ou suas representações (imagens, sons, números etc) que podem ou não ser úteis ou pertinentes para um processo particular.

5 Tipos de Dados Tipo de DadoRepresentado por AlfanuméricoNúmeros, letras ou outros caracteres ImagemImagens gráficas ou figuras ÁudioSons, ruídos ou tons VídeoImagens em movimento ou filmes

6 Informação (Turban, p. 63) Informação é todo conjunto de dados organizados de forma a terem sentido e valor para seu destinatário. Este interpreta o significado, tira conclusões e faz deduções a partir deles. (Laudon, p.7) Dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos. (Audy, p. 94) A informação é uma coleção de fatos organizados de forma a possuir um valor adicional aos fatos em si. Em outras palavras, são dados concatenados, que passaram por um processo de transformação, cuja forma e conteúdo dão apropriados para um uso específico.

7 Informação Características que determinam o valor da Informação para a organização: –Precisa –Completa –Econômica –Flexível –Confiável –Relevante –Clara (simples) –Veloz –Verificável –Acessível –Segura

8 Informação Características que determinam o valor da Informação para a organização: –Precisa: sem erros; –Completa: contém todos os fatos relevantes; –Econômica: equilíbrio entre valor da informação e custo de obtenção; –Flexível: apóia diversos processos; –Confiável: relaciona-se com a origem e método de coleta; –Relevante: associada à decisão; –Clara: simples; –Veloz: entregue quando necessária; –Verificável, se necessário; –Acessível, no formato adequado e no tempo certo; –Segura: somente acessada por pessoas autorizadas.

9 Fontes de Informação FormalInformal InternaRelatórios internos das áreas funcionais Conversas informais dos funcionários ExternaLegislação, pesquisa de mercado, documentos oficiais externos, Internet Conversas, feiras, congressos, notícias na imprensa, Internet

10 Conhecimento (Turban, p. 63) Conhecimento consiste de dados e informações organizados e processados para transmitir compreensão, experiência, aprendizado acumulado e técnica, quando se aplicam a determinado problema e atividade.

11 Relação entre informação e processo decisório DecisãoAção Informação Competência DadosConhecimento

12 Organização Organização Sentido institucional. Refere-se a um grupo de pessoas que trabalham juntas com um objetivo comum. Exemplos: time de futebol, loja, departamento de uma grande empresa. Sentido instrumental. Refere-se à forma como as tarefas, os processos e os procedimentos se distribuem dentro de uma empresa. Funções empresariais: Marketing e Vendas, Produção, Finanças, Contabilidade e Recursos Humanos Níveis hierárquicos: Estratégico, Tático e Operacional.

13 Organização Componentes no conceito de organização: Estratégia. Os objetivos da organização e como se busca alcançá-los. Estrutura. A divisão e o agrupamento de tarefas, autoridades e responsabilidades, determinando a posição dos membros da organização e as relações entre eles. Sistemas. Condições e acordos relacionados com a maneira que se executam os processos (de informação, comunicação e tomada de decisões) e os fluxos (de bens e financeiros). Cultura. Soma combinada das opiniões individuais, os valores compartilhados e as normas dos membros da organização.

14 Sistemas de Informação (SI) (Turban, p. 39) O Sistema de Informação coleta, processa, armazena, analisa e dissemina informações com um determinado objetivo. Como qualquer outro sistema, o sistema de informação inclui inputs (entradas de dados, instruções) e outputs (saídas na forma de relatórios, cálculos). Ele processa os inputs e produz outputs, que são enviados para o usuário ou para outros sistemas. Pode ter também um mecanismo de feedback que controla a operação. Como qualquer outro sistema, o SI opera dentro de um ambiente. O SI não é necessariamente computadorizado, mesmo que a maioria deles o seja.

15 Sistemas de Informação (SI) (Laudon, p.7) Pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além disso, esses sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos. Contêm informações sobre pessoas, locais e coisas significativas para a organização ou para o ambiente que a cerca.

16 Tecnologia de Informação (TI) (Turban, p. 27) Grosso modo, a soma de todos os sistemas de computação usados por uma empresa é chamada de tecnologia de informação (TI). (Laudon, p.13) Uma das muitas ferramentas que os gerentes utilizam para enfrentar as mudanças. Representam recursos (hardware, software, tecnologia de armazenagem e tecnologia de comunicações) que podem ser compartilhados por toda a organização e constituem a infra-estrutura de tecnologia de informação (TI). A infra-estrutura de TI provê a fundação ou plataforma sobre a qual a empresa pode montar seu sistema de informação específico. (Turban, Glossário) O componente tecnológico de um sistema de informação (definição restrita); conjunto de todos os sistemas de uma empresa (definição ampla).

17 Referências Textos LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais: administrando a empresa digital. São Paulo: Ed. Pearson Prentice Hall, 5 a ed., TURBAN E.; McLEAN, E.; WETHERBE, J. Tecnologia da Informação para Gestão: transformando negócios na economia digital, Porto Alegre: Ed. Bookman, 3 a ed., Complementar AUDY, J. L. N.; ANDRADE, G. K.; CIDRAL, A. Fundamentos de Sistemas de Informação, Porto Alegre: Ed. Bookman, 2005.


Carregar ppt "Agenda Sistemas de Informação - Conceitos Tipos de Sistemas de Informação ERP – Sistema de Gestão Empresarial –CRM – Gestão de relacionamento com clientes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google