A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1- 1 Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet Parte 1: Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1- 1 Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet Parte 1: Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas."— Transcrição da apresentação:

1 1- 1 Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet Parte 1: Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas

2 1- 2 Objetivos do Capítulo Seção 1 - Sistemas de Informação nas Organizações 1. Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para usuários finais nas empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que eles precisam conhecer. 2. Dar exemplos para ilustrar como os sistemas de informação podem ajudar no apoio às operações de uma empresa, na tomada de decisões gerenciais e na obtenção de vantagem estratégica. 3. Identificar como as empresas podem utilizar os SI para obterem vantagem competitiva estratégica por meio de sua conexão à Internet, da globalização e da reengenharia de processos empresariais.

3 1- 3 Objetivos do Capítulo - Continuação Seção 2 - Fundamentos de Sistemas de Informação 4. Identificar e dar exemplos dos componentes e funções de um sistema genérico apresentado neste capítulo. 5. Fornecer exemplos dos componentes de sistemas de informação encontrados na realidade. Esclarecer que em um sistema de informação, as pessoas utilizam hardware, software, dados e redes como recursos para executar as atividades de alimentação, processamento, produção, armazenamento e atividades de controle que transformam os recursos de dados em produtos de informação. 6. Fornecer exemplos de diversos tipos principais de sistemas de informação a partir de suas experiências com organizações do mundo real.

4 1- 4 Um Referencial para os Usuários Finais da Empresa (Conhecimentos) 5 Áreas Básicas de SI 5 Áreas Básicas de SI

5 1- 5 Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informação Pessoas Software Hardware Dados Redes... coletar, transformar e disseminar informações na Empresa Recursos utilizados p/... Recursos utilizados p/...

6 1- 6 Medição do Sucesso de um Sistema de Informação (não apenas sua eficiência mas também a eficácia) Minimização de custos Otimização de tempo para manutenção e suporte Atendimento ao usuário final Facilidades para promover a evolução do sistema Otimização no uso de recursos de informação Estratégias de Negócios Capacitação dos processos empresariais Capacitação de R.H (Inteligência) Aumento do valor do empreendimento Promoção de um ambiente de negócio dinâmico Eficiência (em termos de) Eficácia (apoio no que se refere)

7 1- 7 Qual a Razão do Sucesso ou Fracasso dos Projetos dos Sistemas de Informação (fase implantação) Envolvimento do Usuário Apoio da Administração Executiva Declaração Clara de Requisitos Planejamento Adequado Expectativas Realistas Falta de Contribuição do Usuário Requisitos e Especificações Incompletos Mudanças de Requisitos e Especificações Falta de Apoio Executivo Incompetência Tecnológica Cinco Razões Maiores para o Sucesso Cinco Razões Maiores para o Sucesso Cinco Razões Maiores para o Fracasso Cinco Razões Maiores para o Fracasso

8 1- 8 Três Principais Papéis dos Sistemas de Informação Apoio à Vantagem Estratégica Apoio à Tomada de Decisão Gerencial Apoio às Operações

9 1- 9 A Empresa Conectada em Rede (mudanças) Fabricação e Produção Engenharia e Pesquisa Contabilidade e Finanças Fornecedores e Outros Parceiros da Empresa Extranets Administração da Cadeia de Suprimentos Compras, Distribuição e Logística Gerenciamento da Relação com o Cliente Marketing Vendas Atendimento ao Cliente Consumidores e Clientes da Empresa Extranets Fronteira da Empresa Intranets A Internet (e-commerce, colaborativos)

10 1- 10 Tecnologia da Informação e Globalização Direcionadores de Mudança Ambiente Competitivo Empresa/Estratégia de TI Implementação na Empresa Interconectando a Empresa Global Interconectando a Empresa Global Mercados Globais Emergentes Mercados Globais Emergentes Operações e Alianças Comerciais Globalizadas Operações e Alianças Comerciais Globalizadas Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação Globalização Muitas companhias estão se tornando empreendimentos globais interconectados Muitas companhias estão se tornando empreendimentos globais interconectados

11 1- 11 Forças competitivas enfrentadas pela empresa Fabricação e Produção Fornecedores e outros parceiros da empresa Suprimentos e Logística Vendas Atendimento ao Cliente Consumidores e Clientes da Empresa (fidelidade ) Fronteiras da Empresa NovosconcorrentesNovosconcorrentes NovosconcorrentesNovosconcorrentes PrdutossubstitutosPrdutossubstitutos PrdutossubstitutosPrdutossubstitutos Concorrência existente

12 1- 12 Estratégias Competitivas x Forças de Mercado Liderança em Custo (baixo custo) Liderança em Custo (baixo custo) Inovação (produtos inéditos) Inovação (produtos inéditos) Diferenciação (características exclusivas) Diferenciação (características exclusivas)

13 1- 13 Conceitos de Sistemas Processo de Produção Entrada de Matéria-Prima Saída de Produtos Acabados Ambiente Outros Sistemas Controle pela Administração Sinais de Controle Sinais de Controle Sinais de Feedback Sinais de Feedback Fronteira do Sistema

14 1- 14 Processamento de Dados em Informações Entrada de Recursos de Dados Saída de Produtos de Informação Recursos Humanos: Usuários Finais e Especialistas em SI Recursos de Dados: Bancos de Dados e Bases de Conhecimento Controle do Desempenho do Sistema Armazenamento de Recursos de Dados Recursos de Hardware: Máquinas e Mídias Recursos de Rede: Meios de Comunicação e Suporte de Rede Recursos de Software: Programas e Procedimentos Componentes de um Sistema de Informação Atividades do S.I

15 1- 15 Sistemas de Informação – Componentes e Atividades 1.Recursos Humanos 2.Recursos de Software 3.Recursos de Hardware 4.Recursos de Dados 5.Recursos de Rede 1.Entrada de Recursos de Dados 2.Processamento de Dados em Informação 3. Armazenamento de Dados, Informações, Conhecimentos 4. Saida de Produtos de Informação 5.Controle do Desempenho (Retroalimentação - Feedback) Cinco componentes de um S.I Cinco atividades de um S.I

16 OesteCharles Mann 79154Sapatos Vendedor: Charles Mann Emp No Item Quant. Preço Sapatos Relatório Mensal Vendas - Região Oeste Diferença: dados e informação

17 1- 17 Elementos Lógicos de Dados Diferença: Dados e Informações Diferença: Dados e Informações Campo do Nome Campo do Nome Registro da Folha de Pagamento Registro da Folha de Pagamento Arquivo da Folha de Pagamento Arquivo da Folha de Pagamento Banco de dados de Pessoal

18 1- 18 Atributos da Qualidade da Informação Conteúdo Forma Tempo Conteúdo Precisão Relevância Integridade Concisão Amplitude Desempenho Conteúdo Precisão Relevância Integridade Concisão Amplitude Desempenho Forma Clareza Detalhe Ordem Apresentação Mídia Forma Clareza Detalhe Ordem Apresentação Mídia Tempo Acessibilidade Protidão Atualização Historicidade Tempo Acessibilidade Protidão Atualização Historicidade

19 1- 19 Tendências em Sistemas de Informação Sistemas de processamento eletrônico de dados (processamento de transações, manut. registros) Sistemas de processamento eletrônico de dados (processamento de transações, manut. registros) Os anos de 1950 a Os anos de 1960 a Os anos de 1970 a Os anos de 1980 a Os anos de 1990 a Sistemas de informação gerencial - SIG (relatórios administrativos pré-definidos) Sistemas de informação gerencial - SIG (relatórios administrativos pré-definidos) Sistemas de apoio à decisão (estratégica) - SAD (adaptação ao estilo do tomador de decisão) Sistemas de apoio à decisão (estratégica) - SAD (adaptação ao estilo do tomador de decisão) Apoio ao usuário final e à estratégia (usuário final usando diretamente recursos de T.I) Apoio ao usuário final e à estratégia (usuário final usando diretamente recursos de T.I) Conexão em Rede Empresarial e Global (informações interconectadas - Internet, Intranet...) Conexão em Rede Empresarial e Global (informações interconectadas - Internet, Intranet...) 2001….? Interconexão Global (Recursos multimidia globais) (telefonia, videoconferência, internet, fotografia...) Interconexão Global (Recursos multimidia globais) (telefonia, videoconferência, internet, fotografia...)

20 1- 20 Tipologia de Sistemas de Informação Sistemas de Processamento de Transações Sistemas de Processamento de Transações Sistemas de Controle de Processos Sistemas de Controle de Processos Sistemas Colaborativos Sistemas Colaborativos Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Informação Executiva Sistemas de Informação Executiva Sistemas de Apoio às Operações Sistemas de Apoio às Operações Sistemas de Apoio Gerencial Sistemas de Apoio Gerencial Sistemas de Informação Sistemas de Informação

21 1- 21 Outras Classificações de Sistemas de Informação Sistemas Especialistas Sistemas de Informação Empresarial Sistemas de Informação Interfuncional Sistemas de Informação Estratégica Sistemas de Administração do Conhecimento

22 1- 22 Processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação

23 1- 23 Resumo do Capítulo 1ª PARTE - Sistemas de Informação nas Organizações 1. Explicou-se por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para usuários finais nas empresas e identificou-se as cinco áreas dos sistemas de informação que eles precisam conhecer. 2. Deu-se exemplos ilustrando como os sistemas de informação podem ajudar no apoio às operações de uma empresa, na tomada de decisões gerenciais e na obtenção de vantagem estratégica. 3. Verificou-se como as empresas podem utilizar os SI para obterem vantagem competitiva estratégica por meio de sua conexão à Internet, da globalização e da reengenharia de processos empresariais.

24 1- 24 Resumo do Capítulo - Continuação 2ª PARTE - Fundamentos de Sistemas de Informação 4. Identificou-se e deu-se exemplos dos componentes e funções de um sistema genérico apresentado neste capítulo. 5. Forneceu-se exemplos dos componentes de sistemas de informação encontrados na realidade. Esclareceu-se que, em um sistema de informação, as pessoas utilizam hardware, software, dados e redes como recursos para executar as atividades de alimentação, processamento, produção, armazenamento e atividades de controle que transformam os recursos de dados em produtos de informação. 6. Foram dados exemplos de diversos tipos principais de sistemas de informação a partir de suas experiências com organizações do mundo real.


Carregar ppt "1- 1 Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet Parte 1: Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google