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Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Parte 1: Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet 1 1

2 Objetivos do Capítulo Seção 1 - Sistemas de Informação nas Organizações 1. Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para usuários finais nas empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que eles precisam conhecer. 2. Dar exemplos para ilustrar como os sistemas de informação podem ajudar no apoio às operações de uma empresa, na tomada de decisões gerenciais e na obtenção de vantagem estratégica. 3. Identificar como as empresas podem utilizar os SI para obterem vantagem competitiva estratégica por meio de sua conexão à Internet, da globalização e da reengenharia de processos empresariais. 2 2 2 2 2

3 Objetivos do Capítulo - Continuação
Seção 2 - Fundamentos de Sistemas de Informação 4. Identificar e dar exemplos dos componentes e funções de um sistema genérico apresentado neste capítulo. 5. Fornecer exemplos dos componentes de sistemas de informação encontrados na realidade. Esclarecer que em um sistema de informação, as pessoas utilizam hardware, software, dados e redes como recursos para executar as atividades de alimentação, processamento, produção, armazenamento e atividades de controle que transformam os recursos de dados em produtos de informação. 6. Fornecer exemplos de diversos tipos principais de sistemas de informação a partir de suas experiências com organizações do mundo real. 2 2 2 2 2

4 Um Referencial para os Usuários Finais da Empresa (Conhecimentos)
Áreas de conhecimento que o usuário final e especialistas em T.I. precisam saber 5 Áreas Básicas de SI Referencial Teórico: Áreas de Conhecimento Cinco áreas de conhecimento que são importantes para os usuários finais entenderem os sistemas de informação: Conceitos de Fundação. Os usuários finais devem estar familiarizados com os componentes e tipos básicos de sistemas de informação existentes. No entanto, eles também precisam se familiarizar com a teoria geral dos sistemas e as teorias de processamento de informações (máquina e homem). Esses tópicos são abordados no Capítulo 1 e outros. Tecnologia. Os usuários finais devem entender a tecnologia, mais precisamente, a tecnologia da informação de hardware, software, redes, administração de banco de dados e outras tecnologias de processamento da informação. Todos esses elementos interagem em um processo dinâmico de mudança e desenvolvimento muito rápidos e novas maneiras de fazer negócios (Veja Capítulo 2). Aplicações. O modo como os sistemas de informação se aplicam aos problemas empresariais é mais complexo do que pode parecer. O usuário final informado busca aprender tanto sobre como utilizar os sistemas de informação para solucionar problemas existentes como sobre começar a utilizar os SI como uma nova maneira de definir problemas e encontrar oportunidades empresariais. Os usuários finais devem obter uma compreensão básica dos principais usos dos sistemas de informação para operações, gerenciamento e vantagem competitiva de uma empresa, incluindo comércio eletrônico e colaboração utilizando a Internet, intranets e extranets (Capítulos 6-9). Desenvolvimento. Os usuários finais de SI precisam saber os conceitos fundamentais de metodologias de solução de problemas e de desenvolvimento. Aqui você deve se familiarizar com metodologias como a abordagem de sistemas, o ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas e protótipo (Capítulo 10). Gerenciamento. O modo como os gerentes utilizam os recursos de SI é a principal preocupação dos usuários finais. Mais do que nunca, é necessário um conhecimento de métodos de gerenciamento por parte de cada usuário final, uma vez que a TI exige que os usuários finais tomem decisões mais independentes que apóiem os objetivos gerais da empresa (Capítulos e ao longo do texto). 9 3 3 3 9

5 Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informação
utilizados p/... ... coletar, transformar e disseminar informações na Empresa Pessoas Software Recursos e Tecnologias dos S.I Um Sistema de Informação é uma combinação organizada de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização. Os conceitos fundamentais do texto incluem: Tecnologia da Informação (TI). A interação dinâmica dos sistemas de informação baseados no computador com as telecomunicações forma a coluna vertebral da TI. Perspectiva do Usuário Final. Um usuário final é qualquer pessoa que utilize um sistema de informação ou a informação que ele produz. Como uma perspectiva nos sistemas de informação gerenciais, o usuário final engloba projetistas, programadores e todo o pessoal de sistemas de informação que se concentram em como o sistema trabalha e deve funcionar em uso. Os sistemas de informação são ferramentas poderosas -- e ainda mais poderosas quando são feitas para suprir as necessidades daqueles que as utilizam diariamente. Isto envolve a adaptação do sistema ao usuário, não à outra forma. Uma Perspectiva Empresarial. Os sistemas de informação interconectados de hoje desempenham um papel vital no sucesso empresarial de um empreendimento. A Internet e as redes internas similares, ou intranets, e as redes interorganizacionais externas chamadas extranets podem fornecer a infra-estrutura de informação que uma empresa necessita para operações eficientes, administração eficaz e vantagem competitiva. Mas para funcionar adequadamente, um sistema de informação deve ser desenvolvido para apoiar os objetivos estratégicos, as operações empresariais e as necessidades gerenciais da empresa. Uma Perspectiva Global da Sociedade. Na economia global, o trabalho depende da criação, administração e distribuição dos recursos de informação. O trabalhador do conhecimento está cada vez mais substituindo o trabalhador braçal como a chave para o sucesso global. Hardware Dados Redes 4 4 4 4 4

6 Eficiência e Eficácia em Sistemas de Informação
Medição do Sucesso de um Sistema de Informação (não apenas sua eficiência mas também a eficácia) Eficiência e Eficácia em Sistemas de Informação Eficiência (em termos de) Minimização de custos Otimização de tempo para manutenção e suporte Atendimento ao usuário final Facilidades para promover a evolução do sistema Otimização no uso de recursos de informação Estratégias de Negócios Capacitação dos processos empresariais Capacitação de R.H (Inteligência) Aumento do valor do empreendimento Promoção de um ambiente de negócio dinâmico Eficácia (apoio no que se refere) Eficiência x Eficácia O sucesso de um sistema de informação não deve ser medido apenas por sua eficiência em termos de minimização de custos, tempo e uso de recursos de informação. O sucesso também deve ser medido pela eficácia da TI no apoio de uma organização no que se refere a: Estratégias de negócios; Capacitação de seus processos empresariais; Reforço de suas estruturas e cultura organizacionais; Aumento do valor do empreendimento em um ambiente de negócios dinâmico. Noção de Eficiência : Fazer bem aquilo que se faz (não se importando necessariamente se, aquilo que se faz, seja o mais importante ou prioritário para a estratégia da organização no momento) Noção de Eficácia: Fazer bem (e com eficiência) aquilo que deve ser feito para a empresa cujos resultados estejam ou venham a lhe conferir vantagem competitiva e/ou estratégica. Diz-se assim que foi empreendida uma ação eficaz. 14 10 10 10 15

7 Fatores Críticos de Sucesso dos Sistemas de Informação
Qual a Razão do Sucesso ou Fracasso dos Projetos dos Sistemas de Informação (fase implantação) Fatores Críticos de Sucesso dos Sistemas de Informação Cinco Razões Maiores para o Sucesso Envolvimento do Usuário Apoio da Administração Executiva Declaração Clara de Requisitos Planejamento Adequado Expectativas Realistas Falta de Contribuição do Usuário Requisitos e Especificações Incompletos Mudanças de Requisitos e Especificações Falta de Apoio Executivo Incompetência Tecnológica Cinco Razões Maiores para o Fracasso Administração dos Recursos de T.I (Fatores Críticos de Sucesso) É importante que você perceba que a tecnologia da informação e os sistemas de informação podem ser mal administrados e mal aplicados de forma a criarem tanto o fracasso tecnológico como o empresarial. Portanto, a administração correta dos sistemas de informação é um desafio maior para os gerentes. Em resumo, a função dos sistemas de informação representa: Uma grande área funcional dos negócios que é tão importante para o sucesso empresarial como as funções de contabilidade, finanças, administração de operações, marketing e administração de recursos humanos. Uma contribuição importante para a eficiência operacional, produtividade e moral dos funcionários e atendimento e satisfação do cliente. Uma fonte principal de informação e apoio necessária para promover a decisão eficaz dos gerentes. Um ingrediente importante no desenvolvimento de produtos e serviços competitivos que conferem à uma organização uma vantagem estratégica no mercado global. Uma parte importante dos recursos de um empreendimento e seu custo de realização de negócios, representando por isso um desafio maior à administração de recursos. Uma oportunidade vital, dinâmica e desafiadora de carreira para milhões de homens e mulheres. 14 10 10 10 15

8 Três Principais Papéis dos Sistemas de Informação
Apoio à Vantagem Estratégica Tomada de Decisão Gerencial Apoio às Operações Níveis Empresariais Apoiados por Sistemas de Informação Os papéis dos S.I (atendimento a três níveis) A Tecnologia da Informação se torna cada vez mais importante no mercado competitivo. Os gerentes precisam de toda a ajuda que puderem obter. Os sistemas de informação desempenham três papéis vitais na empresa: Suporte de Operações Empresariais. Desde a contabilidade até a rotina de pedidos de clientes, os sistemas de informação fornecem gerenciamento com suporte nas operações empresariais diárias. Uma vez que a resposta rápida se torna mais importante, a capacidade dos sistemas de informação de reunir e integrar informações ao longo das funções empresariais está se tornando decisiva. Sugestão p/ aprendizado: A capacidade de combinar uma mudança nas vendas de artigos, por exemplo, como resultado de uma nova campanha de marketing, até o sistema de estoque e pedido pode ajudar a manter artigos de grande saída no estoque. Suporte na Tomada de Decisão Gerencial. Assim como os sistemas de informação podem combinar informações para ajudar a gerenciar melhor o negócio, as mesmas informações podem ajudar os gerentes a identificarem tendências e avaliarem o resultado de decisões anteriores. O SI ajuda os gerentes a tomarem decisões melhores, mais rápidas e mais informadas. Suporte na Vantagem Estratégica. Os sistemas de informação projetados em torno dos objetivos estratégicos da empresa ajudam a criar vantagens competitivas no mercado. Sugestão p/ aprendizado : As lojas Wal-Mart, por exemplo, podem fornecer preços mais baixos em parte devido aos custos mais baixos refletidos por seu avançado sistema computadorizado de estoque, acompanhamento e distribuição. 5 5 5 5 3

9 A Empresa Conectada em Rede (mudanças)
A Internet (e-commerce, colaborativos) Fornecedores e Outros Parceiros da Empresa Interconecção Empresarial (Internet, Intranet, Extranet’s) Fronteira da Empresa Extranets Administração da Cadeia de Suprimentos Compras, Distribuição e Logística Intranets Engenharia e Pesquisa Fabricação e Produção Contabilidade e Finanças A Empresa e a Internet (interconecção em rede) As empresas estão se tornando empreendimentos interconectados. A Internet e as redes similares a ela — dentro da empresa (intranets), entre uma empresa e seus parceiros comerciais (extranets) e outras redes — têm se tornado a principal infra-estrutura de tecnologia da informação no apoio às operações empresariais de muitas organizações. Isto é particularmente evidente nas áreas de: 1. Sistemas de Comércio Eletrônico entre as empresas e seus clientes e fornecedores. 2. Sistemas de Colaboração Empresarial entre equipes e grupos de trabalho das empresas. Comércio Eletrônico: É a compra e venda de produtos, serviços e informações sobre uma multiplicidade de redes de computadores. Um empreendimento interconectado utiliza a Internet, intranets, extranets e outras redes para apoiar cada etapa do processo comercial. Colaboração Empresarial: Envolve o uso de redes de computadores para apoiar a comunicação, coordenação e colaboração entre os membros de equipes e grupos de trabalho do processo. Um empreendimento interconectado pode utilizar a Internet, intranets, extranets e outras redes para implementar esses sistemas. Intranets Gerenciamento da Relação com o Cliente Marketing Vendas Atendimento ao Cliente Extranets Consumidores e Clientes da Empresa 5 6 6 6

10 Tecnologia da Informação e Globalização
Direcionadores de Mudanças (Globalização e T.I) Direcionadores de Mudança Ambiente Competitivo Empresa/Estratégia de TI Implementação na Empresa Globalização Mercados Globais Emergentes Interconectando a Empresa Global Operações e Alianças Comerciais Globalizadas Tecnologia da Informação e Globalização As companhias globais operam em um ambiente competitivo no qual os sistemas de computador interconectados possibilitam mercados globais que podem processar transações empresariais de modo instantâneo e barato. O papel da tecnologia da informação fornece o combustível para o crescimento global e os meios para encontrar oportunidades globais. Motivadores de Mudança. Do mesmo modo que torna a competição global mais estrategicamente possível, a TI também controla as forças de mudança para passar de uma visão da empresa relativamente doméstica ou regional para uma que vê o mundo como um mercado único e discutível. Ambiente Competitivo. A TI possibilita às empresas, até às pequenas empresas, gerenciarem e estenderem o limite eficaz de seu alcance competitivo muito além das fronteiras de seus mercados domésticos. Resposta Competitiva. A TI fornece aos gerentes informações em “tempo real”, muitas vezes conectando fornecedores, fabricantes e varejistas para ajudar a gerenciar a distribuição ideal de oferta e procura de maneira muito mais rápida do que antes. Isto ajuda a desenvolver a competição ágil -- a capacidade que uma empresa tem de operar de maneira lucrativa em um ambiente competitivo de mudanças contínuas e imprevisíveis em oportunidades ao cliente. Implementação. À medida que os processos de decisão e a logística se agilizam e se tornam melhor informados e mais integrados, as empresas podem implementar seus planos estratégicos de maneira mais vigorosa. Tecnologia da Informação Muitas companhias estão se tornando empreendimentos globais interconectados 7 7 6 6 7

11 Forças competitivas enfrentadas pela empresa
Fabricação e Produção Fornecedores e outros parceiros da empresa Suprimentos e Logística Vendas Atendimento ao Cliente Consumidores e Clientes da Empresa (fidelidade) Fronteiras da Empresa N o v s c n r t P d u b i Forças Competitivas e Sistemas de Informação Concorrência existente As forças competitivas e os S.I O uso da TI para a globalização e a reengenharia de processos empresariais muitas vezes resulta no desenvolvimento de sistemas de informação que ajudam uma empresa a obter uma vantagem competitiva no mercado. Esses sistemas de informação estratégicos utilizam a TI para desenvolver produtos, serviços, processos e capacidades que conferem a uma empresa uma vantagem estratégica sobre as forças competitivas que ela enfrenta em seu ramo de atividades. Essas forças incluem: Concorrentes de uma empresa Clientes de uma empresa Fornecedores de uma empresa Potenciais concorrentes novos em seu ramo Empresas que oferecem substitutos para seus produtos e serviços 5 6 6 6

12 Estratégias Competitivas x Forças de Mercado
Liderança em Custo (baixo custo) Inovação (produtos inéditos) Diferenciação (características exclusivas) Estratégias Competitivas A Vantagem Competitiva é criada ou mantida quando a empresa obtém sucesso em desempenhar algumas atividades de valor para os clientes de maneira consideravelmente melhor do que faz sua concorrência. De acordo com Porter, a vantagem competitiva pode ser desenvolvida, seguindo uma ou mais dessas estratégias: Estratégias de Custo. Tornar-se um produtor de baixo custo na indústria permite que a empresa reduza os preços para os clientes. Os concorrentes com custos mais altos não podem dar-se ao luxo de competir com a líder de baixo custo no preço. Estratégias de Diferenciação. Algumas empresas criam vantagem competitiva diferenciando seus produtos em um ou mais aspectos importantes para seus clientes. Características ou benefícios únicos podem justificar diferenças de preço e/ou estimular a demanda. Estratégias de Inovação. Produtos ou serviços ou mudanças únicas nos processos empresariais podem provocar mudanças fundamentais no modo de uma empresa fazer negócios. Sugestão p/ aprendizado: Aplicar a TQM, por exemplo, originalmente desenvolvida para fabricação, à indústria de serviços ajudou Ritz Carlton a vencer a Malcolm Baldridge Award por excelência. 8 9 9 9 8

13 Teoria Geral dos Sistemas Conceituação de Sistemas
Conceitos de Sistemas Processo de Produção Entrada de Matéria-Prima Saída de Produtos Acabados Ambiente Outros Sistemas Controle pela Administração Sinais de Controle Feedback Fronteira do Sistema Teoria Geral dos Sistemas Conceituação de Sistemas O conceito de sistemas é subjacente ao campo dos sistemas de informação. Da perspectiva do usuário final, é necessário entender os fundamentos da teoria de sistemas: Sistema. Um sistema é um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação. Os sistemas possuem as três funções básicas em interação seguintes: Entrada. A entrada envolve a captação e reunião de elementos que entram no sistema para serem processados. Processamento. O processamento envolve a transformação de entrada em saída. Saída. A saída é o resultado final do processo de transformação. Ela envolve a transferência de elementos que foram produzidos por um processo de transformação para seu destino final. Exercício de fixação: Introduzir o conceito de “valor adicionado” em relação à transformação do sistema. As mudanças que ocorrem durante o processamento normalmente têm mais valor para a pessoa que está fora do sistema, como um cliente, do que os custos envolvidos na realização da transformação. Os dois conceitos adicionais do conceito de sistema (entrada, processamento e saida) incluem o feedback e o controle. Feedback - são dados sobre o desempenho de um sistema. Controle - envolve monitoração e avaliação do feedback para determinar se um sistema está se dirigindo para a realização de suas metas e aplicação de medidas corretivas. Sistema Aberto: Um sistema que interage com outros sistemas é chamado de um sistema aberto conectado com seu ambiente pela troca de entrada e saída. Sistema Adaptável: Um sistema que tem a capacidade de transformar a si mesmo ou seu ambiente a fim de sobreviver é chamado de um sistema adaptável. 10 10 3 3 3 3

14 Componentes de um Sistema de Informação
Recursos Humanos: Usuários Finais e Especialistas em SI Conceito de Sistema de Informação Controle do Desempenho do Sistema Atividades do S.I Entrada de Recursos de Dados Processamento de Dados em Informações Saída de Produtos de Informação Recursos de Hardware: Máquinas e Mídias Um Sistema de Informação é uma combinação organizada de pessoas, hardware, software, dados e recursos de rede que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização. Os conceitos fundamentais de um sistema de informação incluem: Recursos de Pessoal. São necessárias pessoas para as operações de todos os sistemas de informação. Essas pessoas incluem os usuários finais e especialistas em SI. Os usuários finais são as pessoas que utilizam um sistema de informação ou a informação que ele produz. Os especialistas em SI são pessoas que desenvolvem e operam sistemas de informação. Recursos de Hardware. Incluem todos os dispositivos físicos e materiais utilizados no processamento de informações. Especificamente, eles incluem não apenas máquinas, como computadores e outros equipamentos, mas também todas as mídias de dados, ou seja, todos os objetos tangíveis nos quais são registrados dados, desde folhas de papel até discos magnéticos. Recursos de Software. Incluem todos os conjuntos de instruções de processamento da informação. Este conceito genérico de software inclui não só os conjuntos de instruções operacionais chamados programas, que dirigem e controlam o hardware do computador, mas também os conjuntos de instruções de processamento de informação necessitados por pessoas, chamados procedimentos. Recursos de Dados. Os recursos de dados dos sistemas de informação normalmente são organizados em bancos de dados que guardam dados processados e organizados e bases de conhecimento que guardam conhecimento em uma multiplicidade de formas como fatos, regras e exemplos ilustrativos sobre práticas empresariais bem-sucedidas. Recursos de Rede. Redes de telecomunicações como a Internet, intranets e extranets tornaram-se essenciais ao sucesso de operações de todos os tipos de organizações e de seus sistemas de informação baseados no computador. Os recursos de rede incluem mídia de comunicações e suporte de rede. Recursos de Software: Programas e Procedimentos Armazenamento de Recursos de Dados Recursos de Dados: Bancos de Dados e Bases de Conhecimento Recursos de Rede: Meios de Comunicação e Suporte de Rede 3 4 5 5 5 5

15 Sistemas de Informação – Componentes e Atividades
dos Sistemas de Informação Cinco componentes de um S.I Recursos Humanos Recursos de Software Recursos de Hardware Recursos de Dados Recursos de Rede Entrada de Recursos de Dados Processamento de Dados em Informação Armazenamento de Dados, Informações, Conhecimentos Saida de Produtos de Controle do Desempenho (Retroalimentação - Feedback) Cinco atividades de um S.I RECURSOS COMPONENTES DOS S.I Recursos Humanos:(Usuários Finais e Especialistas em S.I) Recursos de Software: (Programas e Procedimentos) Recursos de Hardware: (Máquinas e Mídias) Recursos de Dados: (Bancos de Dados e Bases de Conhecimentos) Recursos de Rede: (Circuitos de Telecomunicação, Redes Locais) ATIVIDADES DOS S.I Entradas de Recursos de Dados: A entrada normalmente assume a forma de atividades de registro de dados como gravar e editar. Transformando os Dados em Informações: Os dados normalmente são submetidos a atividades de processamento como cálculo, comparação, separação, classificação e resumo. Essas atividades organizam, analisam e manipulam dados, convertendo-os assim em informação para os usuários finais. Saída de Produtos de Informação: A informação é transmitida em várias formas para os usuários finais e colocadas à disposição na atividade de saída. As pessoas desejam informações de alta qualidade, ou seja, produtos de informação cujos atributos tornam essas informações valiosas para elas. Armazenamento de Recursos de Dados: É a atividade do sistema de informação na qual os dados e informações são retidos de uma maneira organizada para uso posterior. Controle de Desempenho do Sistema: Um sistema de informação deve produzir feedback sobre sua atividade de entrada, processamento, saída e armazenamento. O feedback é utilizado para fazer ajustes nas atividades do sistema para a correção de defeitos. 14 10 10 10 15

16 Diferença: dados e informação
Função Armazenamento (Dados x Informação) Relatório Mensal Vendas - Região Oeste Oeste Charles Mann 79154 Sapatos Vendedor: Charles Mann Emp No Item Quant. Preço Sapatos Armazenamento é uma atividade de informação na qual os dados e informações são retidos de uma maneira organizada para uso posterior. Para fins de armazenamento, os dados normalmente são organizados nas seguintes categorias: Campo. Um campo é um grupamento de caracteres que representam uma característica de uma pessoa, lugar, objeto ou evento. Na transparência, o nome de uma pessoa constitui um campo. Registro. Um registro é uma coleção de campos inter-relacionados. Por exemplo, o registro da folha de pagamento de um funcionário geralmente contém vários campos, como seu nome, número da previdência social, departamento e do salário. Arquivo. Um arquivo é uma coleção de registros inter-relacionados. Por exemplo, um arquivo da folha de pagamento pode conter todos os arquivos da folha de pagamento de todos os funcionários de uma firma. Banco de Dados. Um banco de dados é uma coleção integrada de registros ou arquivos inter-relacionados. Por exemplo, o banco de dados de pessoal de uma empresa pode conter arquivos de folha de pagamento, ação de pessoal e habilidades de funcionários. Noção de Dados versus Informações. O termo dados é o plural de datum, embora seja geralmente usado para representar a forma singular e plural. Os termos dados e informações são muitas vezes empregados de modo intercambiável. Entretanto, você deve fazer a seguinte distinção: Dados: - são fatos ou observações crus, normalmente sobre fenômenos físicos ou transações de negócios. Mais especificamente, os dados são medidas objetivas dos atributos (características) de entidades como pessoas, lugares, coisas e eventos. Informações: - são dados processados que foram colocados em um contexto significativo e útil para um usuário final. Os dados são submetidos a um processo de “valor adicionado” (processamento de dados ou processamento de informação) onde: Sua forma é agregada, manipulada e organizada Seu conteúdo é analisado e avaliado São colocados em um contexto adequado a um usuário humano. 11 12 8 8 8 8

17 Elementos Lógicos de Dados
Função Armazenamento (Dados x Informação) Campo do Nome Registro da Folha de Pagamento Armazenamento é uma atividade de informação na qual os dados e informações são retidos de uma maneira organizada para uso posterior. Para fins de armazenamento, os dados normalmente são organizados nas seguintes categorias: Campo. Um campo é um grupamento de caracteres que representam uma característica de uma pessoa, lugar, objeto ou evento. Na transparência, o nome de uma pessoa constitui um campo. Registro. Um registro é uma coleção de campos inter-relacionados. Por exemplo, o registro da folha de pagamento de um funcionário geralmente contém vários campos, como seu nome, número da previdência social, departamento e do salário. Arquivo. Um arquivo é uma coleção de registros inter-relacionados. Por exemplo, um arquivo da folha de pagamento pode conter todos os arquivos da folha de pagamento de todos os funcionários de uma firma. Banco de Dados. Um banco de dados é uma coleção integrada de registros ou arquivos inter-relacionados. Por exemplo, o banco de dados de pessoal de uma empresa pode conter arquivos de folha de pagamento, ação de pessoal e habilidades de funcionários. Noção de Dados versus Informações. O termo dados é o plural de datum, embora seja geralmente usado para representar a forma singular e plural. Os termos dados e informações são muitas vezes empregados de modo intercambiável. Entretanto, você deve fazer a seguinte distinção: Dados: - são fatos ou observações crus, normalmente sobre fenômenos físicos ou transações de negócios. Mais especificamente, os dados são medidas objetivas dos atributos (características) de entidades como pessoas, lugares, coisas e eventos. Informações: - são dados processados que foram colocados em um contexto significativo e útil para um usuário final. Os dados são submetidos a um processo de “valor adicionado” (processamento de dados ou processamento de informação) onde: Sua forma é agregada, manipulada e organizada Seu conteúdo é analisado e avaliado São colocados em um contexto adequado a um usuário humano. Arquivo da Folha de Pagamento Diferença: Dados e Informações Banco de dados de Pessoal 11 12 8 8 8 8

18 Atributos da Qualidade da Informação
Atributos da Informação Tempo Acessibilidade Protidão Atualização Historicidade Tempo Qualidade da Informação é uma função dos produtos de informação cujas características atributos e dimensões ajudam a fornecer aos gerentes dados e informações que levam às melhores decisões. Os componentes da qualidade da informação podem ser agrupados em três dimensões: A Dimensão do Tempo. Nas empresas, a maioria das informações freqüentemente é sensível ao tempo. São boas, exatas ou relevantes só por um período de tempo específico. Por esta razão, o SI pode ser projetado para fornecer informações de acordo com uma ou mais dimensões relevantes ao tempo: relatórios de demanda (quando solicitado), relatórios de exceção (na ocorrência de condições específicas) ou relatórios periódicos (em intervalos regulares de tempo). A Dimensão do Conteúdo. Esta dimensão volta-se para a exatidão e integralidade da informação. Também é importante que, dentro desses dois parâmetros, a informação seja o mais concisa possível. O projeto de SI deve levar em conta essas considerações. A Dimensão da Forma. Também é decisivamente importante que a informação seja atrativa e de fácil uso. Cada área funcional da organização exige que os dados e produtos de informação sejam apresentados quando solicitados na forma típica daquela área de especialização. Isto exige que os projetos de SI identifiquem e formem no SI a capacidade de os usuários finais solicitarem as informações de uma forma que estão acostumados a trabalhar. Os gerentes de marketing e supervisores de produção, por exemplo, devem ser capazes de acessar os mesmos dados e obter a conversão desses dados em um formato relevante para cada uma de suas áreas. Forma Conteúdo Conteúdo Precisão Relevância Integridade Concisão Amplitude Desempenho Forma Clareza Detalhe Ordem Apresentação Mídia 11 7 7 7 7

19 Tendências em Sistemas de Informação
(Enfoque Evolutivo) Os anos de 1950 a Sistemas de processamento eletrônico de dados (processamento de transações, manut. registros) Os anos de 1960 a Sistemas de informação gerencial - SIG (relatórios administrativos pré-definidos) Tendências em Sistemas de Informação (Evolução no Tempo) Os anos de 1950 a 1960 – Processamento de Dados – Sistemas de processamento eletrônico de dados - Papel: Processamento de transações, manutenção de registros, contabilidade e outros aplicativos de processamento eletrônico de dados (EDP). Os anos de 1960 a 1970 – Relatório Administrativo – Sistemas de informação gerencial Papel: Fornecer aos usuários finais gerenciais relatórios administrativos pré-definidos que dariam aos gerentes a informação de que necessitavam para fins de tomada de decisão. Os anos de 1970 a 1980 – Apoio à Decisão – sistemas de apoio à decisão Papel: O novo papel para os sistemas de informação era fornecer aos usuários finais gerenciais apoio ad hoc ao processo de decisão. Este apoio seria talhado sob medida aos estilos únicos de decisão dos gerentes à medida que estes enfrentavam tipos específicos de problemas no mundo concreto. Os anos de 1980 a 1990 – Apoio ao Usuário Final e à Estratégia Papel: Os usuários finais poderiam usar seus próprios recursos de computação em apoio às suas exigências de trabalho em lugar de esperar pelo apoio indireto de departamentos de serviços de informação da empresa. Os anos de 1990 a 2000 – Conexão em Rede Empresarial e Global – Informações interconectadas Papel: O rápido crescimento da Internet, intranets, extranets e outras redes globais interconectadas está revolucionando a computação entre organizações, empresa e usuário final, as comunicações e a colaboração que apoia as operações das empresas e a administração de empreendimentos globais bem-sucedidos. Os anos de 1970 a Sistemas de apoio à decisão (estratégica) - SAD (adaptação ao estilo do tomador de decisão) Os anos de 1980 a Apoio ao usuário final e à estratégia (usuário final usando diretamente recursos de T.I) Os anos de 1990 a Conexão em Rede Empresarial e Global (informações interconectadas - Internet, Intranet...) 2001….? Interconexão Global (Recursos multimidia globais) (telefonia, videoconferência, internet, fotografia...) 12 13 9 9 9 9

20 Tipologia de Sistemas de Informação
Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Informação Sistemas de Apoio às Operações Sistemas de Apoio Gerencial Os Sistemas de Informação podem ser classificados pelo tipo do suporte que fornecem para uma organização. 1. Sistemas de Apoio às Operações: Os sistemas de apoio processam dados gerados e utilizados em operações empresariais. Seu papel pode ser dividido nas seguintes áreas: TPS. Esses sistemas registram e processam dados resultantes de transações empresariais, como vendas, compras e mudanças de estoque. O processamento de transações pode ser gerenciado pelo processamento em lotes - dados acumulados durante um certo tempo para serem periodicamente processado; ou pelo processamento em tempo real - os dados são processados imediatamente pelo SI enquanto ocorre a transação. PCS. Esses sistemas tomam decisões sobre questões de rotina, como decisões automáticas de reorganização do estoque e controle da produção. ECS. Aumentam as comunicações empresariais e a produtividade de equipes e grupos de trabalho. Os trabalhadores do conhecimento em uma equipe de projeto, por exemplo, podem usar correio eletrônico para enviar e receber mensagens eletrônicas e videoconferência para realizar reuniões eletrônicas e coordenar suas atividades. 2. Sistemas de Informação Gerencial: Sistemas de apoio utilizados para ajudar os gerentes na tomada de decisões. Seu papel pode ser dividido nas seguintes áreas: MIS. Um sistema de apoio gerencial que produz relatórios pré-especificados, imagens e respostas em uma base periódica, de exceção e por demanda. DSS. Um sistema de informação que utiliza modelos de decisão, um banco de dados e os próprios critérios de um tomador de decisões em um processo de modelagem específico, interativo e analítico para obter uma decisão específica de um tomador de decisões específicas. EIS. Um sistema de informação com capacidades adicionais, incluindo ferramentas de análise de dados, apoio à decisão, correio eletrônico e produtividade do pessoal. Sistemas de Processamento de Transações Sistemas de Controle de Processos Sistemas Colaborativos Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Informação Executiva 12 13 9 9 9 9

21 Outras Classificações de Sistemas de Informação
Classificação (Outras Categorias de S. I) Sistemas Especialistas Sistemas de Informação Empresarial Interfuncional Estratégica Sistemas de Administração do Conhecimento Várias outras categorias de sistemas de informação fornecem classificações mais exclusivas ou amplas. As seguintes categorias são freqüentemente utilizadas para descrever sistemas de informação utilizados em empresas: Sistemas Especialistas. Um sistema especialista é um sistema de informação baseado no conhecimento que utiliza seu conhecimento sobre uma área específica para agir como um consultor especializado para os usuários. Os sistemas especialistas incorporam o conceito de inteligência artificial - uma área da ciência da computação cuja meta de longo alcance é o desenvolvimento de sistemas de computadores que pensem independentemente, que não só processem informações de acordo com os parâmetros de programas pré-escritos de instruções. Sistemas de Administração do Conhecimento. (KMS) estão sendo desenvolvidos para gerenciar o aprendizado organizacional e o know-how empresarial. Os KMS ajudam os trabalhadores do conhecimento a criarem, organizarem e compartilharem importantes conhecimentos empresariais onde e sempre que necessário. Sistemas de Informação Estratégica. Esses sistemas aplicam a tecnologia da informação aos produtos, serviços ou processos de negócios de uma empresa para ajudá-la a obter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Sistemas de Informação Empresarial. O SI é freqüentemente feito sob medida para atender as necessidades de uma área empresarial específica, como marketing ou finanças. A especialização em uma área funcional permite que todos os recursos do SI se concentrem nas necessidades de uma única área empresarial. Combinação Integrada dos Sistemas de Informação. Em razão de ser importante o compartilhamento de informações ao longo de áreas funcionais (tanto por ser um dispositivo de economia de tempo como pelo fato de cada perspectiva poder oferecer maneiras novas e inovadoras de criar vantagem competitiva), a maioria das empresas integra as funções de seu SI para que as informações e dados possam ser facilmente trocados, comparados e resumidos ao longo de qualquer área da empresa. Esses sistemas de informação interfuncionais fornecem uma multiplicidade de funções. 13 14 11 11 11 11

22 Processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Classificação (Outras Categorias de S. I) Várias outras categorias de sistemas de informação fornecem classificações mais exclusivas ou amplas. As seguintes categorias são freqüentemente utilizadas para descrever sistemas de informação utilizados em empresas: Sistemas Especialistas. Um sistema especialista é um sistema de informação baseado no conhecimento que utiliza seu conhecimento sobre uma área específica para agir como um consultor especializado para os usuários. Os sistemas especialistas incorporam o conceito de inteligência artificial - uma área da ciência da computação cuja meta de longo alcance é o desenvolvimento de sistemas de computadores que pensem independentemente, que não só processem informações de acordo com os parâmetros de programas pré-escritos de instruções. Sistemas de Administração do Conhecimento. (KMS) estão sendo desenvolvidos para gerenciar o aprendizado organizacional e o know-how empresarial. Os KMS ajudam os trabalhadores do conhecimento a criarem, organizarem e compartilharem importantes conhecimentos empresariais onde e sempre que necessário. Sistemas de Informação Estratégica. Esses sistemas aplicam a tecnologia da informação aos produtos, serviços ou processos de negócios de uma empresa para ajudá-la a obter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Sistemas de Informação Empresarial. O SI é freqüentemente feito sob medida para atender as necessidades de uma área empresarial específica, como marketing ou finanças. A especialização em uma área funcional permite que todos os recursos do SI se concentrem nas necessidades de uma única área empresarial. Combinação Integrada dos Sistemas de Informação. Em razão de ser importante o compartilhamento de informações ao longo de áreas funcionais (tanto por ser um dispositivo de economia de tempo como pelo fato de cada perspectiva poder oferecer maneiras novas e inovadoras de criar vantagem competitiva), a maioria das empresas integra as funções de seu SI para que as informações e dados possam ser facilmente trocados, comparados e resumidos ao longo de qualquer área da empresa. Esses sistemas de informação interfuncionais fornecem uma multiplicidade de funções. 14 13 11 11 11 11

23 Resumo do Capítulo 1ª PARTE - Sistemas de Informação nas Organizações
1. Explicou-se por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para usuários finais nas empresas e identificou-se as cinco áreas dos sistemas de informação que eles precisam conhecer. 2. Deu-se exemplos ilustrando como os sistemas de informação podem ajudar no apoio às operações de uma empresa, na tomada de decisões gerenciais e na obtenção de vantagem estratégica. 3. Verificou-se como as empresas podem utilizar os SI para obterem vantagem competitiva estratégica por meio de sua conexão à Internet, da globalização e da reengenharia de processos empresariais. 2 2 2 2 2

24 Resumo do Capítulo - Continuação
2ª PARTE - Fundamentos de Sistemas de Informação 4. Identificou-se e deu-se exemplos dos componentes e funções de um sistema genérico apresentado neste capítulo. 5. Forneceu-se exemplos dos componentes de sistemas de informação encontrados na realidade. Esclareceu-se que, em um sistema de informação, as pessoas utilizam hardware, software, dados e redes como recursos para executar as atividades de alimentação, processamento, produção, armazenamento e atividades de controle que transformam os recursos de dados em produtos de informação. 6. Foram dados exemplos de diversos tipos principais de sistemas de informação a partir de suas experiências com organizações do mundo real. 2 2 2 2 2


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