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Categorias de Softwares Programas Aplicativos para Finalidades Gerais Programas Aplicativos para Finalidades Gerais Programas Aplicativos Específicos Programas.

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1 Categorias de Softwares Programas Aplicativos para Finalidades Gerais Programas Aplicativos para Finalidades Gerais Programas Aplicativos Específicos Programas Aplicativos Específicos Programas de Gerenciamento de Sistemas Programas de Gerenciamento de Sistemas Programas de Desenvolvimento de Sistemas Programas de Desenvolvimento de Sistemas Software Aplicativo Software Aplicativo Software Software de Sistemas Software de Sistemas

2 Correio Eletrônico Processador de Textos Gráficos de Apresentação Multimídia Gerenciador de Informações Pessoais Aplicativos Usuais com Múltiplas Finalidades

3 Navegadores de Rede Grupos de Discussão Navegar na Rede Iniciar Busca de Informações Correio Eletrônico Transferência de Arquivos Multimídia Usos típicos de um navegador de rede nos ambientes da Internet, de Intranets ou de Extranets

4 Pacotes de Gerenciamento de Banco de Dados Desenvolvimento do Banco de Dados Manutenção do Banco de Dados Consulta ao Banco de Dados Desenvolvimento de Aplicação Tarefas Básicas dos Pacotes de Gerenciamento de Bancos de Dados Tarefas Básicas dos Pacotes de Gerenciamento de Bancos de Dados

5 Tecnologias Multimídia Tecnologias chaves em Multimídia Placa de Captura de Vídeo Placa de Captura de Vídeo Linguagem de Autoria Linguagem de Autoria Storyboard CD Interativo CD Interativo Placa de Som Áudio Comprimido Áudio Comprimido Vídeo Digital Interativo Vídeo Digital Interativo MIDI Sistema de Edição por Computador Sistema de Edição por Computador Vídeo Interativo Vídeo Interativo Áudio Digital

6 Funções de um Sistema Operacional Gerenciamento de Recursos Gerenciamento de Recursos Gerenciamento de Tarefas Gerenciamento de Tarefas Interface com o Usuário Interface com o Usuário Gerenciamento de Arquivos Gerenciamento de Arquivos Utilitários e Outras Funções Utilitários e Outras Funções

7 Sistemas Baseados em Rede Navegador de Rede Software de Servidor de Rede Software de Servidor de Rede Servidor de Rede A Internet Intranets Extranets Clientes PCs ou NCs Páginas de Rede Arquivos de Imagem Arquivos de Vídeo Arquivos de Áudio Objetos da Rede

8 Desenvolvimento de Bancos de Dados Descrição das Necessidades dos Usuários Descrição das Necessidades dos Usuários 1. Planejamento de Dados Modelo Empresarial 2. Especificação de Requisitos 2. Especificação de Requisitos 3. Projeto Conceitual 4. Projeto Lógico Modelos Físicos 5. Projeto Físico Modelos de Dados Modelos Lógicos

9 Tendências em Telecomunicações Mais comércio eletrônico, colaboração empresarial, operações empresariais online e vantagem estratégica nos mercados. Mais fornecedores, empresas, alianças e serviços de rede, acelerados pela desregulamentação e crescimento da Internet. Uso extensivo da Internet, redes digitais interconectadas locais e globais, melhoria dos canais de transmissão Tendências do Setor Tendências da Tecnologia Tendências das Aplicações

10 Capacidades Estratégicas das Telecomunicações Superar Barreiras Geográficas: Captar informações sobre transações comerciais de locais distantes. Superar Barreiras Geográficas: Captar informações sobre transações comerciais de locais distantes. Superar Barreira de Tempo: Fornecer informações para locais remotos imediatamente após serem requisitadas. Superar Barreira de Tempo: Fornecer informações para locais remotos imediatamente após serem requisitadas. Superar Barreiras de Custo: Reduzir o custo dos meios mais convencionais de comunicação. Superar Barreiras de Custo: Reduzir o custo dos meios mais convencionais de comunicação. Superar Barreiras Estruturais: Apoiar conexões para obter vantagem competitiva. Superar Barreiras Estruturais: Apoiar conexões para obter vantagem competitiva.

11 Aplicações da Internet Navegar e Bate-papo pela Internet e Fóruns de Discussão Download e Conexões Mecanismos de Busca E-Commerce Protocolo de Transferência (FTP) e Telnet Usos Populares da Internet Usos Populares da Internet

12 Rede Remota Mundial (WAN)

13 WAN Califórnia Noruega Bélgica Pensilvânia Manitoba Colúmbia Britânica Colúmbia Britânica Chile Ontário Japão República Dominicana República Dominicana Rede Remota Mundial Rede Remota Mundial

14 Redes Locais (LAN) Servidor de Rede Servidor de Rede Banco de Dados e Pacotes de Software Compartilhados Impressora Compartilhada PC Processador de Interconexão com Outras Redes

15 Outras Redes Privadas de E-business Roteador Sistema Principal Servidor da Intranet A Internet Firewall Roteador Extranet

16 Redes Clientes/Servidor Sistemas Clientes Servidores Sistemas Principais/ Superservidores Sistemas Principais/ Superservidores

17 Sistemas de Processamento de Transações Manutenção de Bancos de Dados Processamento de Transação Lotes Online/ Tempo Real Processamento de Transação Lotes Online/ Tempo Real Entrada de Dados Geração de Documentos e Relatórios Processa- mento de Consultas

18 Marketing Direcionado Comportamento Online Comunidade Contexto Aspectos Demográficos e Psicológicos Conteúdo

19 Administração de Recursos Humanos Planejamento da força de trabalho Localização da força de trabalho Análise do custo da mão-de-obra Análise da rotatividade Recrutamento Planejamento da força de trabalho Planejamento de sucessão Planejamento de avaliação de desempenho Eficácia do treinamento Compatibilização de carreiras Avaliação de qualificações Avaliações de desempenho Controle da folha de pagamentos Administração de benefícios Eqüidade de remuneração Análise de benefícios Apropriação de custos de contratos Previsão salarial Contratação de Pessoal Treinamento e Desenvolvimento Administração Salarial Sistemas Estratégicos Sistemas Táticos Sistemas Operacionais

20 Investigação de Sistemas Viabilidade Organizacional Isso se ajusta bem? Viabilidade Operacional Será aceita? Viabilidade Econômica Dispomos de recursos? Viabilidade Técnica Existe tal capacidade?

21 O Processo de Implantação Conversão Documentação do Sistema Documentação do Sistema Treinamento do Usuário Final Treinamento do Usuário Final Desenvolvimento e Modificação Desenvolvimento e Modificação Aquisição Atividades de Implantação Atividades de Implantação Teste do Sistema Teste do Sistema

22 Avaliando Hardware e Software Fatores de Avaliação de Hardware Desempenho Custo Confiabilidade Compatibilidade Tecnologia Ergonomia Conectividade Adaptabilidade Software Suporte Fatores de Avaliação de Software Qualidade Eficiência Flexibilidade Segurança Conectividade Linguagem Documentação Hardware Eficiência

23 Fatores de Avaliação dos Serviços de SI Desempenho Desenvolvimento de Sistemas Manutenção Conversão Treinamento Backup Acessibilidade Posição Empresarial Hardware Software Avaliando Serviço de SI

24 Atividades de Implantação Aquisição Desenvolvimento de Software Treinamento Teste Documentação Conversão Implantando Novos Sistemas

25 Métodos de Conversão Sistema Antigo Sistema Novo Sistema Antigo Sistema Novo Sistema Antigo Sistema Novo Paralela Piloto Por Etapas Direta

26 Administrando a Mudança Organizacional Administração da Mudança Mensuração e Prêmios Projeto Organizacional Núcleo de Desenvolvimento de Competências Visão Executiva Redesenho do Trabalho Missão e Papel da Organização

27 Desafios Éticos e Segurança Segurança Ética e Sociedade Emprego Privacidade Saúde Individualidade Crime Condições de Trabalho

28 Crime com o uso do Computador Acesso Indevido (Hacking) Uso não autorizado em Serviço Ciberrroubo Pirataria Vírus de Computador

29 Administração de Segurança em e-Business Criptografia Defesas contra Negação de Serviço Firewalls Monitoramento de Defesas de Vírus

30 Administrando a Função de SI Desenvolvimento de Aplicações Análise de Sistemas Projeto de Sistemas Programação Manutenção do Sistema Administração das Operações de TI Administração de Rede Controle da Produção Suporte de Produto Desempenho dos Sistemas Administração de Recursos Humanos Recrutamento de SI Treinamento Programas de Retenção Apoio ao Pessoal

31 A Administração da TI numa e-business tem três importantes objetivos: –Administração do desenvolvimento e implantação em conjunto de estratégias de e- business e de TI. –Administração do desenvolvimento de aplicações de e-business e pesquisa e implantação de novas tecnologias. –Administração de processos, profissionais e subunidades de TI dentro da companhia. Resumo do Capítulo (cont.)

32 A Administração globalizada das tecnologias de e-business inclui: –Lidar com desafios culturais, políticos e geoeconômicos colocados pelos diversos países. –Desenvolver estratégias de negócios e de TI adequadas. –Desenvolver um portfólio de aplicações globalizadas de e-commerce e de e-business e uma plataforma de tecnologia para apoiá-las.


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