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Ariel Levy Macaé 2010-1 Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico.

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Apresentação em tema: "Ariel Levy Macaé 2010-1 Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico."— Transcrição da apresentação:

1 Ariel Levy Macaé Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico

2 Ambiente Remoto Sociedade Política Recursos Naturais Clima Demografia Tecnologia Economia Legislação e Tributos Educação Cultura Ambiente Próximo Clientes Comunicação Sindicatos Acionistas Governo Comunidades Fornecedores Entradas Materiais Equipamentos Energia Pessoas Informações Processamento A Empresa Saídas Produtos Bens Serviços Concorrentes A Empresa como um sistema aberto 2

3

4 Introdução: Conceitos Um problema requer solução. Definir o problema corretamente. Quanto a sua natureza Direta Complexa Fatores simultaneamente envolvidos oTecnológicos oOrganizacionais oPessoais Reconhecer a existência Interpretar Criatividade

5 A solução de um problema é uma produção. 5

6 Administração Investidores Bancos Governo Outros interessados A organização e o modelo de decisão Coleta de dados dados Registro de dados Usuários (tomada de decisão) Relatórios Análise de problemas 6

7 Cinco estágios do processo de solução de problema Compreend er Selecionar a melhor opção projetar definir implementar Soluções possíveis

8 Nenhum problema pode ser resolvido a partir da mesma consciência que o criou. É necessário aprender a ver o mundo de uma maneira nova e revigorada. Einstein

9 O pensamento crítico O pensamento crítico requer: Resistir a tendência de aceitar definições e soluções existentes. Desenvolvimento de alternativas contingenciais Manutenção de dúvidas e suspensão de julgamento. Conscientização de diferentes perspectivas Teste as alternativas – direcionado por resultados Conscientização das limitações organizacionais e pessoais.

10 Perspectivas do Pensamento Crítico Tecnológica Hardware; Software; telecomunicações; banco de dados. Organizacional Normas; procedimentos formais; cultura; gerência e processos empresariais; políticas Pessoal colaboradores; inter-relacionamentos; grupos de trabalho.

11 Critério definitivo Utilidade A adoção de uma determinada perspectiva deve conduzir a um conhecimento que auxilie a solução do problema, se este não for o caso abandone-a.

12 Modelo de cinco etapas para solução de problemas 2- Entendimento do problema O que causa o problema? Porque ele ainda existe? Porque ainda não foi solucionado? 1- Análise do problema Que tipo de problema é este? Estime as dimensões do problema

13 4-Projeto de soluções Projeto lógico Recursos Processo operacional Natureza dos resultados Projeto físico Descrição detalhada de construções e equipamentos Alocação de pessoal Formação de estoques 3- Tomada de decisão O que deve ser feito estará relacionado aos objetivos e metas Qual o objetivo?

14 Modelo de cinco etapas para solução de problemas 5-Implementação As melhores soluções não se implementam sozinhas Considere: quando e como implementar. Como explicar aos colaboradores Como realizar as modificações se necessárias Verificar

15 Perspectiva tecnológica Perspectiva tecnológica hardware software Banco de dados comunicações Capacidade Mudança Compatibilidade Pode contribuir em problemas organizacionais

16 Perspectiva organizacional Cultura Complexidade Turbulência Recursos Gerência Burocracia Política Perspectiva Organizacional

17 Perspectiva pessoal Perspectivas das pessoas Ergonomia Avaliação e monitoramento Treinamento Envolvimento Enquadrament o a leis e regulamentos

18 Tomando decisões Objetivos Metas principais Metas secundárias Condições restrições Restrições externas Restrições internas Solução Análise custo- benefício Avaliar fatores tangíveis e intangíveis

19 Projetando soluções Projeto Lógico Requisitos funcionais Saídas Entradas Processamento Banco de dados procedimentos Projeto Físico Especificações detalhadas Banco de dados Software Hardware Entrada Saída Controles Procedimentos

20 Projeto físico Controles Segurança; exatidão; validade; supervisão Banco de dados Itens; formatos; conteúdo dos registros ; organização; relacionamentos; volume ; frequência; atualizações consultas Procedimentos Atividades manuais; Normas da empresa; Sequência; tempo; Localização

21 Implementação Desenvolver o modelo Selecionar equipamentos e instalações Testar o sistema Treinar usuários. Documentar o sistema

22 Estratégias de conversão O sistema novo e o antigo funcionam em conjunto Trabalho extra – mais seguro Conversão paralela O sistema antigo é substituído em uma data marcada. Mais rápido – maior o risco Corte direto Parte da organização tem implantada o novo sistema. Necessidade de comunicação entre novo e o velho ou retrabalho. Estudo piloto O novo sistema é instalado em etapas. Instalação por módulos. Abordagem em fases

23 Gerenciamento de Mudanças Normalmente as pessoas resistem a mudanças por não saberem como serão afetadas. Qualquer mudança precisa ser gerenciada. Procure mitigar os impactos tecnológicos, organizacionais e pessoais decorrentes da mudança. Estimule as pessoas a participarem da mudança isso aumentará seu comprometimento com a solução implementada. Ao estimular o trabalho de equipe, a criatividade e a inovação estará facilitando a adoção de novas soluções e reduzindo o medo das mudanças.


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