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1 Sistema de Informação Gerencial (SIG) Prof... Frank Astor.

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1 1 Sistema de Informação Gerencial (SIG) Prof... Frank Astor

2 2 Informação Revolução industrial X Revolução da Informação Rev. Industrial: ferrovia, maquinas, inventos Rev. da Informação: informática, transmissão, capital intelectual Aspectos: Sociais: Comportamento da pessoas Vestimenta, relacionamento, evolução, discriminação Políticos: Leis, regulamentações Crimes, tecnologia, informação, governo na administração Econômico: a mudança da economia O formato de compra, relação com o produto Ex: da importância do dinheiro, os aspectos da escolha do produto no marketing. Características Ideais de uma informação: a) Clara - apresentar um fato com clareza, não os mascarando b) Precisa - a informação deve ter um alto padrão de precisão, não apresentar termos: acho que sim; mais ou menos

3 3 Processo de Solução de Problemas Definir e Analisar o Problema Investigar e Compreender o Problema Selecionar a Melhor Opção Projetar a Solução Implementação C) Rápida: chegar ao ponto de decisão em tempo hábil para que surta efeito na referida decisão. Uma informação pode ser clara e precisa, mas se chegar atrasada ao momento de decisão perde o sentido. D) Dirigida - a quem tenha necessidade dela e que irá decidir com base nessa informação.

4 4 A Importância do Sistema de Informação 1 - Redução dos custos 2 - Melhoria do acesso as informações 3 - Melhoria na produtividade, nos serviços realizados e oferecidos 4 - Tomada de decisão 5 - Maior capacidade de adaptação para lidar com os imprevistos 6 - Maior interação entre os setores e o poder Classificação nas decisões a) - Decisões programadas: processo repetitivo, decisão rotineira b) - Decisão não programada: ambiente dinâmico, com modificação repentina

5 5 Ambiente EntradaProcessamentoSaída Ambiente Externo Sistema de Informação Feedback Governo Clientes Outros Fatores

6 6 Tomada de Decisão 1 - Sob condição de certeza 2 - Em condição de risco 3 - Em condição de incerteza Áreas funcionais do SIG No Recursos Humanos No Marketing (feedback) No Financeiro Na Contabilidade Na Produção Na Estratégia Na Gestão Gerencial Na Administração de Materiais

7 7 Implementação de uma solução Desenvolver o software Selecionar o hardware Testar o sistema Treinar usuários e documentar o sistema

8 8 Desenvolvimento de Software Deve ser desenvolvido software para executar qualquer processamento que tenha sido automatizado. Podem ser criados programas personalizados, ou o software deve se basear em um pacote aplicativo, em uma planilha de computador pessoal, em um sistema de banco de dados ou em projeto de sites da web.

9 9 Seleção e Aquisição de Hardware Deve ser selecionado o hardware apropriado para o aplicativo e adquirido caso não esteja imediatamente disponível. Isso pode ser feito junto ou antes da escolha do software.

10 10 Testes Cada componente do sistema deve ser completamente testado a fim de garantir que o sistema produza os resultados corretos. O processo de teste requer o teste detalhado de cada programa do computador e do sistema completo, incluindo os procedimentos manuais. O processo de teste de cada programa individualmente no sistema é chamado teste de unidade. O teste de sistema verifica se todos os componentes de um sistema (módulo de programas, hardware e procedimentos manuais) funcionam junto apropriadamente

11 11 Treinamento e documentação Usuários finais e especialistas técnicos devem ser treinados na utilização da nova aplicação. A documentação detalhada gerada durante o processo de desenvolvimento para usuários finais e especialistas técnicos deve ser finalizada para uso em treinamento e em operações do dia- a-dia. Sem documentação adequada, será impossível executar ou utilizar um sistema de informação

12 12 Estratégias de conversão Conversão paralela – O sistema antigo e o novo funcionam conjuntamente até ficar claro que o novo sistema funciona corretamente. O antigo sistema pode servir como backup se forem encontrados erros. Contudo é necessário um trabalho adicional para operar o sistema extra.

13 13 Estratégias de conversão Corte direto – O antigo sistema é totalmente substituído pelo novo em um dia marcado. Isso traz o risco de que nenhum sistema esteja disponível para assumir o processamento se forem descobertos erros

14 14 Estratégias de conversão Estudo-piloto – O novo sistema é instalada em uma parte limitada da organização, como um departamento. Uma vez que o piloto seja considerado seguro, o sistema é instalado no restante da organização.

15 15 Estratégias de conversão Abordagem em fases - O novo sistema é instalado em etapas. Por exemplo, um novo sistema de folha de pagamento é instalado gradualmente, instalando-se primeiro o módulo de pagamento dos funcionários de escritório e depois o módulo de pagamento dos gerentes


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