A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Informação Professores Edson E. Scalabrin Marcos A. H. Shmeil telefone: 0xx41-330-1786 e-mail: {scalabrin, shm}@ppgia.pucpr.br download:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Informação Professores Edson E. Scalabrin Marcos A. H. Shmeil telefone: 0xx41-330-1786 e-mail: {scalabrin, shm}@ppgia.pucpr.br download:"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Informação Professores Edson E. Scalabrin Marcos A. H. Shmeil telefone: 0xx {scalabrin, download: shm}

2 Sistema de Informação Objetivo
Introduzir os principais elementos para se construir um sistema de informação.

3 O que é um sistema ? É um conjunto de elementos inter-relacionados, os quais trocam energia, matéria e informação entre os elementos que o compõem e com o mundo exterior Trocam: energia, matéria e informação

4 O que são sub-sistemas ? Um sistema é composto por outros sistemas (subsistemas). Trocam: energia, matéria e informação

5 Modelos

6 Atributos enquanto ser humano:
Modelos Atributos enquanto ser humano: - sexo, - idade, - nome, - altura, - peso, etc. Ser humano um dos componentes do mundo

7 Atributos enquanto ser humano:
Modelos Atributos enquanto ser humano: - sexo, - idade, - nome, - altura, - peso, etc. Ser humano um dos componentes do mundo

8 Hierarquia de dados 01000110 Banco de Dados Banco de Dados do Hospital
Arquivo de Pacientes Banco de Dados do Hospital Arquivo de Funcionários Arquivo de Medicamentos Arquivo Pedro Farias, Rua 13 de Maio, 10 José Pires, Av. 7 de Setembro, 16 Arquivo de pacientes Registro Pedro Farias, Rua 13 de Maio, 10 Registro contendo nome, sobrenome e endereço Campo Farias Campo sobrenome Caracter (byte) Letra ”F” em ASCII

9 Hierarquia de dados - continuação
Combinações . . . Os caracteres são combinados para formarem campos, Os campos são combinados para formarem registros, Os registros são combinados para formarem arquivos e Os arquivos são combinados para formarem um banco de dados. OBS: É importante salientar que um banco de dados comporta não só todos os estes níveis de dados como também as relações entre eles.

10 Níveis de Sistemas Existentes
Sistemas de Informação - SI Sistemas de Informação Executiva - SIE Sistemas de Apoio a Decisão - SAD Sistemas Inteligentes de Apoio à Decisão - SIAD

11 Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão
Informações para Tomada de Decisões Dados

12 O que está acontecendo com os Sistemas de Apoio à Decisão
Nos últimos 15 anos, houve um crescimento em nossa capacidade de gerar e coletar dados, devido basicamente a três fatores importantes: Grande poder de processamento e armazenamento do computador a baixo custo. Surgimento de novas tecnologias a uma grande velocidade. Acúmulo de dados a uma razão crescente.

13 O que é DADO ? Fatos, imagens ou sons que podem ou não ser úteis para uma determinada tarefa. Dado é a estrutura fundamental sobre a qual um sistema de informação é construído. Precisão é um critério importante na avaliação da validade de um dado.

14 O que é INFORMAÇÃO ? Dados cuja forma e conteúdo são apresentados de uma maneira tal que são úteis para uso no processo de tomada de decisão. A transformação de dados em informação é freqüentemente realizada através da apresentação dos dados em uma forma compreensível ao usuário.

15 Informação É um dado que tem o conteúdo e a forma apresentados de uma forma que seja útil para usá-lo em um processo de tomada de decisão. Parte do processo de criar informação é generalizado a partir da base de dados.

16 O que é CONHECIMENTO ? Fornece a capacidade de resolver problemas, inovar e aprender baseado em experiências prévias. Uma combinação de instintos, idéias, regras e procedimentos que guiam as ações e decisões. O êxito do conhecimento em explicar a forma como as coisas acontecem é um critério importante na validação desse conhecimento.

17 Estrutura DADOS INFORMAÇÃO CONHECIMENTO ANÁLISE SÍNTESE COMPREENSÃO

18 Banco de Dados Objetivo:
Apresentar a evolução tecnológica dos dispositivos de armazenamento até chegar aos SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados)

19 Evolução Tecnológica 1960 Arquivos mestres, relatórios 1965
Explosão dos arquivos mestres complexidade de manutenção e desenvolvimento sincronização dos dados hardware

20 Evolução Tecnológica 1970 DASD (Direct access storage device) SGBD BD
“uma única fonte de dados para todo o processamento” 1975 Processamento de transações online e de alta performance

21 Evolução Tecnológica MIS/SAD Processamento de transações
1980 PCs, tecnologia L4G O paradigma de um único BD para todos os fins

22 Exemplo de banco de dados


Carregar ppt "Sistema de Informação Professores Edson E. Scalabrin Marcos A. H. Shmeil telefone: 0xx41-330-1786 e-mail: {scalabrin, shm}@ppgia.pucpr.br download:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google