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Gestão do Conhecimento Professores: Professores: Edson E. Scalabrin Marcos A. H. Shmeil Bráulio C. Ávila

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3 2 Plano - Parte I A gestão de uma memória organizacional Assunto: Assunto: Detecção das necessidades de memória organizacional Detecção das necessidades de memória organizacional Objetivo: Objetivo: Descrever a tarefa primeira dos projetistas de memória organizacional. Descrever a tarefa primeira dos projetistas de memória organizacional.

4 3 Parte I A gestão de uma memória organizacional Tarefa primeira do projetista de MG Tarefa primeira do projetista de MG é detectar as necessidades reais dos usuários e também determinar o tipo de memória que estes usuários realmente necessitam; é detectar as necessidades reais dos usuários e também determinar o tipo de memória que estes usuários realmente necessitam; Tarefa segunda Tarefa segunda é efetuar uma análise em profundidade das necessidades é efetuar uma análise em profundidade das necessidades

5 4 Parte I A gestão de uma memória organizacional Questões que podem auxiliar na análise: Questões que podem auxiliar na análise: quais tarefas devem ser assistidas ? quais tarefas devem ser assistidas ? quais são as informações necessárias para realizar estas tarefas ? quais são as informações necessárias para realizar estas tarefas ? qual é o ambiente atual destas tarefas ? qual é o ambiente atual destas tarefas ? qual tipo de assistência os usuários desejam ? qual tipo de assistência os usuários desejam ? quais são os custos e os benefícios ligados aos diferentes tipos de assistência ? quais são os custos e os benefícios ligados aos diferentes tipos de assistência ? quais mudanças estão previstas ? quais mudanças estão previstas ?

6 5 Parte I A gestão de uma memória organizacional Questões importantes podem surgir a respeito: Questões importantes podem surgir a respeito: dos usuários da memória dos usuários da memória dos projetistas da memória dos projetistas da memória

7 6 Parte I A gestão de uma memória organizacional Tipos de usuários quais são os usuários a levar em consideração ? quais são os usuários a levar em consideração ? como levar em conta a multiplicidade de usuários de uma memória ? como levar em conta a multiplicidade de usuários de uma memória ? é necessário levar em consideração todo usuário em potencial ? é necessário levar em consideração todo usuário em potencial ?

8 7 Parte I A gestão de uma memória organizacional Características e comportamentos dos usuários quais são as características e os comportamentos dos usuários a levar em consideração ? quais são as características e os comportamentos dos usuários a levar em consideração ? como levar em conta perspectivas múltiplas e provavelmente divergentes ? como levar em conta perspectivas múltiplas e provavelmente divergentes ? pode-se ignorar completamente atitudes como a confiança ? pode-se ignorar completamente atitudes como a confiança ? quais atividades significativas de armazenamento e recuperação de conhecimentos os usuários realizam (em particular de maneira colaborativa) ? quais atividades significativas de armazenamento e recuperação de conhecimentos os usuários realizam (em particular de maneira colaborativa) ?

9 8 Parte I A gestão de uma memória organizacional Buckingham-Shum identificou 3 maneiras de compartilhar conhecimentos em uma organização: análise dos conhecimentos análise dos conhecimentos relatórios técnicos entre membros da organização relatórios técnicos entre membros da organização discursos centrados sobre os documentos discursos centrados sobre os documentos Observação: Este compartilhamento apoia-se sobre as mídias que emergem atualmente em muitas organizações: intranets que integram agentes e mídias de difusão, intranets que integram agentes e mídias de difusão, ferramentas de desktop que permitem gravações audiovisual e ambientes de discussão centrada sobre os documentos. ferramentas de desktop que permitem gravações audiovisual e ambientes de discussão centrada sobre os documentos.

10 9 Parte I A gestão de uma memória organizacional Objetivos e tarefas quais objetivos, quais tarefas, quais problemas devem ser levados em consideração ? quais objetivos, quais tarefas, quais problemas devem ser levados em consideração ? Simone (1996) identificou os seguintes objetivos para a memória coletiva no contexto de situações complexas dinâmicas: inovar, aumentar a cooperação, gerir as renovações de pessoal, gerir exceções, tratar as situações criticas inovar, aumentar a cooperação, gerir as renovações de pessoal, gerir exceções, tratar as situações criticas

11 10 Parte I A gestão de uma memória organizacional Outras tarefas merecem ser assistidas por uma memória organizacional: problemas indefinidos problemas indefinidos – ex 1: decidir se devemos fazer passar ou não uma rodovia pela cidade – ex 2: determinar as características de um novo carro tarefas cognitivas intensivas tarefas cognitivas intensivas


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