A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de uma Memória Organizacional Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx41-330-1746 download:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de uma Memória Organizacional Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx41-330-1746 download:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Gestão de uma Memória Organizacional Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx download:

3 2 Plano b Assunto: Detecção das necessidades de memória organizacional.Detecção das necessidades de memória organizacional. b Objetivo: Descrever a tarefa primeira dos projetistas de memória organizacional.Descrever a tarefa primeira dos projetistas de memória organizacional.

4 3 Gestão de uma MO Tarefas do projetista b Primeira tarefa detectar as necessidades reais dos usuáriosdetectar as necessidades reais dos usuários determinar o tipo de memória que estes usuários realmente necessitamdeterminar o tipo de memória que estes usuários realmente necessitam b Segunda tarefa efetuar uma análise em profundidade das necessidadesefetuar uma análise em profundidade das necessidades

5 4 Gestão de uma MO Questões que podem auxiliar na análise b quais tarefas devem ser assistidas ? b quais são as informações necessárias para realizar estas tarefas ? b qual é o atual ambiente destas tarefas ? b qual tipo de assistência os usuários desejam ? b quais são os custos e os benefícios ligados aos diferentes tipos de assistência ? b quais mudanças estão previstas ? Relembrando

6 5 Gestão de uma MO Questões que podem surgir seus usuários Tipos de usuários quais são os usuários a levar em consideração ? como levar em conta a multiplicidade de usuários de uma memória ? é necessário levar em consideração todo usuário em potencial ? Características e comportamentos dos usuários quais são as características e os comportamentos dos usuários a levar em consideração ? como levar em conta perspectivas múltiplas e provavelmente divergentes ? pode-se ignorar completamente atitudes como a confiança ? quais atividades significativas de armazenamento e recuperação de conhecimentos os usuários realizam (em particular de maneira colaborativa) ?

7 6 Gestão de uma MO Três modos de compartilhar conhecimentos Que são: análise dos conhecimentos e relatórios técnicos entre membros da organização discursos centrados sobre os documentos Obs.: Este compartilhamento apoia-se sobre as mídias que emergem atualmente em muitas organizações: intranets que integram agentes e mídias de difusão, ferramentas de desktop que permitem gravações audiovisual e ambientes de discussão centrada sobre os documentos. Buckingham-Shum

8 7 situações difíceis Gestão de uma MO Objetivos e tarefas em situações difíceis Definição: Situações Difíceis São situações que envolvem contextos complexos e dinâmicos. Identificados: Objetivos e tarefas inovar, aumentar a cooperação, gerir as renovações de pessoal, gerir exceções, tratar as situações criticas Questão importante: quais objetivos, tarefas e problemas devem ser levados em consideração ? Simone (1996)

9 8 Gestão de uma MO Outras tarefas merecem ser assistidas Que são: b b os problemas indefinidos Exemplos: – –decidir se devemos fazer passar ou não uma rodovia pela cidade – –determinar as características de um novo carro b b as tarefas cognitivas intensivas Simone (1996)

10 9 Exercício Gestão de uma MO Exercício Questões o que é uma memória organizacional ? quais as facetas de uma memória organizacional ? por que construir uma memória organizacional ? as bases de dados e os sistemas de informações fazem parte da memória organizacional de uma empresa ? a tecnologia da informação pode contribuir para a construção e exploração de uma memória organizacional ? Como ? enumere as vantagens e desvantagens de sistema especialista vs. um especialista humano ?


Carregar ppt "Gestão de uma Memória Organizacional Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx41-330-1746 download:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google