A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de uma Memória Organizacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de uma Memória Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de uma Memória Organizacional
Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx download:

2 Plano Assunto: Objetivo:
Detecção das necessidades de memória organizacional. Objetivo: Descrever a tarefa primeira dos projetistas de memória organizacional.

3 Gestão de uma MO Tarefas do projetista
Primeira tarefa detectar as necessidades reais dos usuários determinar o tipo de memória que estes usuários realmente necessitam Segunda tarefa efetuar uma análise em profundidade das necessidades

4 Gestão de uma MO Questões que podem auxiliar na análise
Relembrando quais tarefas devem ser assistidas ? quais são as informações necessárias para realizar estas tarefas ? qual é o atual ambiente destas tarefas ? qual tipo de assistência os usuários desejam ? quais são os custos e os benefícios ligados aos diferentes tipos de assistência ? quais mudanças estão previstas ?

5 Gestão de uma MO Questões que podem surgir seus usuários
Tipos de usuários quais são os usuários a levar em consideração ? como levar em conta a multiplicidade de usuários de uma memória ? é necessário levar em consideração todo usuário em potencial ? Características e comportamentos dos usuários quais são as características e os comportamentos dos usuários a levar em consideração ? como levar em conta perspectivas múltiplas e provavelmente divergentes ? pode-se ignorar completamente atitudes como a confiança ? quais atividades significativas de armazenamento e recuperação de conhecimentos os usuários realizam (em particular de maneira colaborativa) ?

6 Gestão de uma MO Três modos de compartilhar conhecimentos
Buckingham-Shum Que são: análise dos conhecimentos e relatórios técnicos entre membros da organização discursos centrados sobre os documentos Obs.: Este compartilhamento apoia-se sobre as mídias que emergem atualmente em muitas organizações: intranets que integram agentes e mídias de difusão, ferramentas de desktop que permitem gravações audiovisual e ambientes de discussão centrada sobre os documentos.

7 Gestão de uma MO Objetivos e tarefas em situações difíceis
Definição: Situações Difíceis São situações que envolvem contextos complexos e dinâmicos. Identificados: Objetivos e tarefas inovar, aumentar a cooperação, gerir as renovações de pessoal, gerir exceções, tratar as situações criticas Questão importante: quais objetivos, tarefas e problemas devem ser levados em consideração ? Simone (1996)

8 Gestão de uma MO Outras tarefas merecem ser assistidas
Simone (1996) Que são: os problemas indefinidos Exemplos: decidir se devemos fazer passar ou não uma rodovia pela cidade determinar as características de um novo carro as tarefas cognitivas intensivas

9 Gestão de uma MO Exercício
Questões o que é uma memória organizacional ? quais as facetas de uma memória organizacional ? por que construir uma memória organizacional ? as bases de dados e os sistemas de informações fazem parte da memória organizacional de uma empresa ? a tecnologia da informação pode contribuir para a construção e exploração de uma memória organizacional ? Como ? enumere as vantagens e desvantagens de sistema especialista vs. um especialista humano ?


Carregar ppt "Gestão de uma Memória Organizacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google