Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCatarina Domingos Alterado mais de 10 anos atrás
1
Modelo Dimensional Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx download:
2
Modelo Dimensional Objetivo
introduzir os principais conceitos do modelo de dados dimensional
3
Modelo Dimensional Considere a seguinte afirmativa.
“Nós vendemos produtos em vários mercados, e nós medimos nosso desempenho ao longo do tempo”. O modelo de dados mais adequado para representar diversas relações entre grandezas é o modelo dimensional. TEMPO MERCADO PRODUTO Cada ponto do cubo representa uma combinação de Produto, Mercado e Tempo armazenado.
4
Modelo Dimensional = Esquema em Estrela
O projeto de um banco de dados dimensional é do tipo top-down, isto é, ele é projetado a partir do tipo de análise que se quer efetuar. Chave_tempo dia_da_semana mês quadrimestre ano flag_feriado Chave_produto Chave_loja reais_faturados unidades_vendidas reais_gastos descrição marca categoria nome_da_loja endereço tipo_de_planta_da_loja DIMENSÃO TEMPO ANÁLISE DE VENDAS (TABELA DE FATOS) DIMENSÃO PRODUTO DIMENSÃO LOJA
5
Modelo Dimensional: Conclusões
Operações: ESCRITA: Não pode ser utilizado, pois não guarda os registros na forma de unidades. LEITURA: Rápida, pois a consulta é feita basicamente em uma única tabela. Características dos Bancos Analíticos: A dimensão de tempo é definida de acordo com uma granularidade pré-definida: dia, semana, mês. Ela não reflete o instante em que as operações individuais foram efetuadas. O projeto é top-down, isto é, a tabela central parte do objetivo final da análise. Não contém necessariamente todos os atributos relativos aos dados, apenas os que interessam para análise. Não é adequado para efetuar transações operacionais.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.