A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DNS Introdução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DNS Introdução."— Transcrição da apresentação:

1 DNS Introdução

2 DNS - DOMAIN NAME SYSTEM
Mecanismo que converte em string ASCII os endereços de rede. Motivação: No início da ARPANET, só existia um arquivo texto, host.txt para listar todos os hosts e seus endereços IP’s.

3 DNS - Motivação As pessoas consultavam o arquivo txt para poderem acessar as máquinas desejadas. Com o crescimento e a transformação da ARPANET na rede Internet, surgiu a necessidade de criar um mecanismo mais eficiente e inteligente. Tinha que ser distribuída para não ser dependente de uma única central de fornecimento de endereços IPs.

4 DNS - Motivação O DNS é um esquema de atribuição de nomes hierárquico, baseado em domínios. É usado para atribuir nomes aos hosts (IPs) e nome destino dos s.

5 DNS - funcionamento Exemplo de funcionamento
Uma aplicação insere um nome, automaticamente um procedimento é acionado para buscar o endereço IP correspondente daquele nome. Uma API chamada de resolvedor, então envia um pacote UDP para um servidor DNS mais próximo para consultar qual é o IP desejado. Com posse o IP, uma aplicação pode comunicar-se diretamente com a outra máquina se assim desejar.

6 DNS - Características Características
A Internet é dividida em domínios Cada domínio pode ser divididas em sub domínios e assim por diante. Podem ser representados por uma grande árvore hierárquica. As folhas pode ser hosts que podem representa máquinas ou um host de um grande empresa possuindo mais hosts filhas. Ex: detec.fucapi.br ou adm.fucapi.br.

7 DNS - Características Domínios de primeiro nível
Domínios genéricos (com,edu, gov, int, net, mil, etc) Domínios de países (br,ch, jp, al, etc).

8 Espaço de nomes do DNS Exemplo de espaço de nomes de domínio da Internet

9 Espaço de nomes do DNS Cada domínio precisa da permissão do domínio superior para ser criado. Por outro lado, ele não precisa permissão de ninguém para criar um sub domínio abaixo dele.

10 DNS- Registro de Recurso
Todos servidores de DNS contêm um arquivo de configuração chamado Registro de recursos. Quando alguém consulta um nome de domínio, na verdade está consultando esses registros. Um Registro de Recurso é uma tupla de cinco campos. São geralmente codificados em textos ASCII, ocupando uma linha para cada registro.

11 DNS - Registro de Recurso
Formato: Domain_name - informa o domínio que esse registro se aplica. Time_to_live - Estabilidade da informação em segundos Type - Informa o tipo do registro Class - Indica a classe de informações, para internet este campo contém IN Value - Define o conteúdo que depende com contexto (type)

12 DNS - Tipos de Registros
Tipos (Types) de Registros

13 Servidores de Nomes Em teoria, um único servidor de nomes com todos o BD DNS poderia ser utilizado para fazer o mapeamento O espaço de nomes DNS é dividido em zonas de tal forma que não haja superposição.

14 Espaço de nomes do DNS Servidores de Nomes (zonas)

15 DNS - Consultas As consultas feita pelos servidores podem ser do tipo recursivas ou não. Ex: Consulta Recursiva:

16 DNS - Tipos de Consultas
Consulta não recursiva O servidor DNS que não encontrar em seus bancos de dados, retornará o próximo servidor DNS que pode ter a informação solicitada.

17 DNS - Registros Oficiais
Registro oficial - são retornados pelos registros de recursos que são gerenciados pelos servidores que controlam aquele domínio, portanto está sempre correta. Os registros obtidos através de caches, não tem tanta confiabilidade pois podem estar desatualizados.

18 SNMP O modelo SNMP

19 SNMP - Simple Network Management Protocol
O modelo SNMP consiste em quatro componentes: Nós gerenciados Estações de gerenciamento Informações de gerenciamento Um protocolo de gerenciamento

20 SNMP - Simple Network Management Protocol
Os nós de gerenciamento podem ser hosts, roteadores , pontes, impressoras ou qualquer outro dispositivo capaz de comunicar o status interno com o exterior. Todos os nós devem ser capaz executar um processo de gerenciamento, denominado agente SNMP.

21 SNMP - Simple Network Management Protocol
Cada agente mantém um banco de dados com informações históricas e estados atuais dos dispositivos O gerenciamento é de fato feito nas ESTAÇÕES DE GERENCIAMENTO. T Têm software especiais que comunicam com os agentes espalhados pela rede, emitindo comandos e recebendo respostas.

22 SNMP - Simple Network Management Protocol
Toda Inteligência nas estações de gerenciamento, permitindo que os agentes sejam simples sem necessidade de processamentos complexos. Os dispositivos têm diferentes fabricantes, o que torna necessário a criação de especificação rígida quanto ao formato dos dados e a comunicação entre esses dispositivos gerenciados.


Carregar ppt "DNS Introdução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google