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O Papel da Tecnologia da Informação (TI) na estratégia das Organizações Grupo: Denise nº646-4 Fabio nº558-1 Paula nº604-3 Peterson nº611-8.

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1 O Papel da Tecnologia da Informação (TI) na estratégia das Organizações Grupo: Denise nº646-4 Fabio nº558-1 Paula nº604-3 Peterson nº611-8

2 Conceito n Tecnologia da informação está sendo aplicada, neste artigo, como algo utilizado pelas organizações para fornecer dados, informações e conhecimentos através de um sistema de informações de uso de hardware e software, telecomunicações, automação, recursos multimídia.

3 Evolução n A TI evoluiu de um suporte administrativo para um papel estratégico dentro da organização sendo utilizada como uma arma estratégica competitiva viabilizando novas estratégias empresariais. n Porém existe dúvida sobre a existência de evidências de ganhos significativos de produtividade devido a utilização da TI.

4 Motivação n Este artigo tem o propósito de avaliar a contribuição da TI de maneira eficaz para o sucesso ou para a maior competitividade das organizações. n Esse uso eficaz da TI está relacionado com o seu alinhamento com a estratégia e as características da empresa e de sua estrutura organizacional.

5 Eficiência X Eficácia n Eficiência n Eficácia Fazer bem Utilizar recursos Aspectos internos, adequada utilização de recursos Fazer as coisas certas Satisfação de metas, objetivos e recursos Confrontar resultados, visa alavancar o negócio

6 Modelos que tratam do papel da TI nas organizações n Modelo de diagnóstico n Modelo prescritivo n Modelo voltado para ações n Modelo integrativo

7 Modelo Diagnóstico n Modelo que fornece instrumentos e critérios para que seja diagnosticado o papel da TI nas organizações n Este modelo analisa: W Estágios de informatização da empresa W Centralização e Descentralização da TI W Impacto estratégico de aplicações de TI W Intensidade de informação (importância) W Casos clássicos (Porter: forças competitivas) W Relação entre investimentos em TI e Desempenho Organizacional W Alinhamento estratégico W Outros modelos para diagnóstico como: Donovan; Sethi&King e Earl&Feeny

8 Modelo Prescritivo n São aqueles que indicam padrões de benchmark a serem seguidos ou que relatam as melhores práticas relativas ao uso estratégico da TI. n Este modelo analisa: W Anos 90: a década da informação (8 passos para ação) W Fatores inibidores e fatores viabilizadores do alinhamento estratégico W Benchmarking para verificação de alinhamento estratégico W Imperativos para a organização da TI (busca de excelência X desempenho da organização)

9 Modelo voltado para Ações n Indicam procedimentos para o planejamento da TI e para a seleção de aplicações de TI a serem desenvolvidas de forma a trazer impactos positivos para o desempenho da organização. n Este modelo analisa: W Fatores críticos de Sucesso W Gestão de competitividade através dos ativos de TI W Balanced Scorecard (medir e dirigir ações de acordo com a estratégia) W Escada de Avaliação de Benfícios (8 tipos de aplicações de TI)

10 Modelo Integrativo n São aqueles que agregam vários elementos das abordagens anteriores (Diagnóstico, Prescritivos e Voltado para Ações) formando uma estrutura mais ampla de análise. n Este modelo analisa: W Modelo para análise da TI (10 passos para a análise) W Modelo de avaliação de TI segundo um ciclo de vida (envolve 7 pontos)

11 Conclusão n O artigo conclui que o papel da TI dentro das organizações aponta para a crescente complexidade do tema, que acompanha o aumento das oportunidades estratégicas proporcionadas pela TI. Muitas vezes a estratégia de negócios se confunde com a estratégia de TI. n Embora os 4 modelos apresentados abordem de formas diferenciadas o papel da TI, os autores puderam relacionar alguns pontos comuns a essas 4 abordagens.

12 Conclusão n Necessidade de haver visão estratégica clara para o negócio e para a TI, e visão da TI como vantagem competitiva para o negócio e voltada para o mercado e para o usuário TI n Vantagem competitiva vindo da gestão da TI e de seu alinhamento estratégico com o negócio e não de aplicações específicas de TI n Importância de serem considerados tanto os aspectos técnicos (incluindo acompanhamento da evolução das disponibilidades do mercado de TI) como os organizacionais n Busca de eficácia e não somente de eficiência n Necessidade de relacionamento intenso e próximo entre executivos de TI e do Negócio n Critérios variados de avaliação conforme a aplicação n Gestão dinâmica (como um processo contínuo) e flexível da TI e de sua avaliação n A questão do paradoxo da produtividade

13 Conclusão n O questionamento acerca dos ganhos de produtividade oriundos da TI não foi respondido porém as análises para explicá-los ou para negá-los são progresssivamente mais abrangentes. n Indicadores (medidas) de produtividade de TI não podem ser baseados unicamente em aspectos técnicos e de eficiência; devem estar ligados a medidas de produtividade do negócio que realmente representem o que é significativo para a competitividade da empresa.


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