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Do Planejamento à Gestão Estratégica O Desdobramento do BSC na Organização José Everaldo Vanzo – Diretor de Tecnologia e Planejamento. 2006.

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1 Do Planejamento à Gestão Estratégica O Desdobramento do BSC na Organização José Everaldo Vanzo – Diretor de Tecnologia e Planejamento

2 Histórico do BSC Métrica que evoluiu para um sistema de gestão (missão, visão, objetivos, indicadores, metas e planos de ação) Funções clássicas da gestão: Planejamento; Organização; Controle; Liderança (Ritmo, qualidade e comunicação). Na SABESP - Interior e Metropolitana : 2000 ( Auditoria) – Adoção pela SABESP em 2003 Importância da estratégia: “ O menino é pai do homem”. Construção do futuro desejável

3 Diretrizes Estratégicas da Sabesp
- Crescimento da Empresa. - Serviços públicos de qualidade. - Água não pode faltar. - Sustentabilidade (Social, Econômica, Ambiental). - Otimização dos relacionamentos externos.

4 Mapa Estratégico C 5 : Garantir qualidade e disponibilidade de produtos e serviços PI 15 : Intensificar o processo de Processo de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico na Empresa PI 09 : Implantar planejamento integrado PI 11 : Aperfeiçoar os processos operacionais PI 13 : Revolucionar a gestão de empreendimentos

5 Implantação do BSC na Sabesp Gerenciar para atingir resultados
Como implantar com possibilidade de sucesso o Planejamento Estratégico na empresa ? 90% DE INSUCESSO Kaplan e Norton – BSC é sistema de gestão que aumenta a probabilidade de sucesso Características : Descrever para medir Medir para gerenciar Gerenciar para atingir resultados Objetivos encadeados Balanceamento

6 Implantação do BSC na Sabesp
BSC & ISO 9001/2000 na Diretoria de Sistemas Regionais - R Área Comum : Acionista Cliente Desenvolvimento / Empregados Processos Internos Melhoria continuada

7 Implantação do BSC na Sabesp
BSC & ISO 9001/2000 na Diretoria de Sistemas Regionais - R Controle : ISO 9001/2000 – Auditoria Interna e Externa a cada 3 meses. BSC - Homeostático – Refaz automaticamente o equilíbrio

8 Implantação do BSC na Sabesp
BSC & ISO 9001/2000 na Diretoria de Sistemas Regionais - R Adições trazidas pelo BSC : Descrição da estratégia, medição para gerenciar; Gerenciar para atingir os resultados; Objetivos encadeados (Causa/Efeito); Balanceamento.

9 Implantação do BSC na Sabesp
BSC & ISO 9001/2000 na Diretoria de Sistemas Regionais - R BSC é harmônico com a ISO 9001/2000 implantada nos 329 municípios da Diretoria de Sistemas Regionais

10 Implantação do BSC na Sabesp
DESAFIOS

11 Desafios da Implantação do BSC na Sabesp
Foram desenvolvidos 54 projetos / programas (indicadores, metas e planos de ação) com base nos 18 objetivos estratégicos. Priorizar alocando os recursos financeiros necessários

12 Desafios da Implantação do BSC na Sabesp
Porte e complexidade da SABESP Alinhando com base: Comunicação eficaz; Liderança corajosa e inovadora; Autoridade funcional aceita e reconhecida.

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14 Definição das Metas – PI 11
Objetivo: Aperfeiçoar os processos operacionais. Programas Indicador Métrica 2006 2007 2008 Reduzir Perdas - Gestão Comercial - Controle ativo de vazamentos Macromedição e infra-estrutura para controle operacional do abastecimento Reparo de vazamentos de água. - Remanejamento e Reabilitação de redes e ramais. - Setorização e gerenciamento de pressões. Indicador de Perdas totais de água por ligação (IPDt) L/ramal x dia 483 456 430

15 Definição das Metas – PI 11
Objetivo: Aperfeiçoar os processos operacionais. Programas Descrição Métrica 2006 2007 2008 Adequação dos Processos de Produção de água Índice Geral da Qualidade da Água Distribuída (IGQA) 0 a 100 86 88 90 Manutenção preventiva e corretiva de redes coletoras de esgoto Índice de Manutenção de Redes de Esgoto Ocorrências / ligação x mês 5,00 4,6 4,24 - Definição e implantação do indicador - Disposição adequada dos lodos de ETAs Índice de adequação de efluentes e lodos (IADEL) Em definição Consolidar a manutenção planejada (SGM e preditiva) Índice de Ocorrência de Manutenção Planejada (IMP) 80 85 <<< Voltar <<<

16 Definição das Metas – PI 13
Objetivo: Revolucionar a Gestão de Empreendimentos Descrição Indicador Métrica 2006 2007 2008 - Desenvolver e implantar uma nova Cultura de Gestão de Empreendimentos, com a utilização de ferramental adequado contando com mão-de-obra com qualidade, que integre as perspectivas reconhecidas como melhores práticas de mercado - Entende-se por empreendimento como as ações de implantação, expansão, modernização e renovação da infra-estrutura, definidas a partir do Planejamento Integrado da Empresa, visando a obtenção dos resultados estabelecidos pelo Planejamento Estratégico; desde o participação na concepção até a entrega do produto final operando; - Implantação do Instrumento de Compromisso Previamente Estabelecido – ICPE, entre a área de empreendimentos e os diversos públicos de interesse, interno e externo. Indicador 1: Desenvolvimento e Implantação de um Novo Processo de Gestão de Empreendimentos Indicador 2: Índice de Empreendimento com ICPE Freqüência: Anual Metas Anuais  (%) indicador de acompanhamento 75 60 95 80 100

17 Nível-Meta de Maturidade
TEMPO Nível-Meta de Maturidade P R O D U T S 3o. Ano Iniciação Planejamento Execução e Controle Encerramento Reunião de Partida Equipe para elaborar o Plano do Projeto Diagnóstico-Nível de Maturidade Ciclo de Vida Típico Objetivos, metas Estratégia Escopo Matriz de Responsabilidades Cronograma Plano de Comunicação Aprovação do Plano do Projeto Mapeamento dos Processos Desenvolvimento dos Processos Treinamento e utilização Controle do Progresso Realimentação Novo Salto FEV/2006 Definição das Metas – PI 13 Plano de Trabalho <<< Voltar <<<

18 Desafios da Implantação do BSC na Sabesp
A autoridade funcional é unidade organizacional responsável por uma função estratégica especializada para: Orientar, assessorar e acompanhar Garantir junto as Unidades Organizacionais a aplicação consistente das decisões, diretrizes e Políticas Institucionais emanadas da Diretoria Colegiada e; Elaborar procedimentos segundo as quais a ação se desenvolverá comandada pela Autoridade Hierárquica.


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