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PAULO MASSATO YOSHIMOTO DIRETOR METROPOLITANO PAULO MASSATO YOSHIMOTO DIRETOR METROPOLITANO O DESDOBRAMENTO DO BALANCED SCORECARD NA ORGANIZAÇÃO.

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1 PAULO MASSATO YOSHIMOTO DIRETOR METROPOLITANO PAULO MASSATO YOSHIMOTO DIRETOR METROPOLITANO O DESDOBRAMENTO DO BALANCED SCORECARD NA ORGANIZAÇÃO

2 Esvaziamento Populacional do Centro Metropolitano Fonte: PIR

3 Chefes de família com rendimentos mensais de até 1/2 salário mínimo acima de 30% 15 a 30% 0 a 15% Renda Periferização da pobreza

4 Sistema Metropolitano de Água

5 5 Unidades de Negócio de Distribuição - M MN MO MS MC ML UN NORTE População: mil hab. Faturamento: R$ 573 milhões UN SUL População: mil hab. Faturamento: R$ 646 milhões UN LESTE População: mil hab. Faturamento: R$ 527 milhões UN OESTE População: mil hab. Faturamento: R$ 589 milhões UN CENTRO População: mil hab. Faturamento: R$ 1,5 bilhões População Atendida - M 15,3 milhões hab. Base: 2005

6 Sistema de Tratamento de Esgoto - MT Projeto Tietê Região Metropolitana de São Paulo

7 Diretoria Metropolitana empregados UNIDADES DE NEGÓCIO DE DISTRIBUIÇÃO (5) UNIDADES DE NEGÓCIO DE PRODUÇÃO DE ÁGUA – MA UNIDADES DE NEGÓCIO DE TRATAMENTO DE ESGOTO – MT SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS DA METROPOLITANA – ME SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA METROPOLITANA – MP DIRETORIA METROPOLITANA - M

8 Visão Geral -Planejamento Tático M VISÃO SABESP 2008 MISSÃO SABESP BSC + P.M.O. Diretrizes Estratégicas Indicadores e Metas Orçamento Planejamento EstratégicoPlanejamento Tático Diretrizes da M VISÃO MISSÃO BSC – Gestão do Planej. F2C5P11... Exemplo: Planos de Desen v.... F2 Água Planejamento das UN´s/Sup´s

9 DESAFIOS – Diretoria Metropolitana PI 11- Aperfeiçoar processos operacionais Excelência na gestão dos sistemas de água com base em bons diagnósticos, visando a redução dos indicadores (ex.: Águas não faturadas) Introduzir ações reais de perdas na adução Gestão de Manancial Gestão de causa e efeito na distribuição Priorizar ações em esgoto onde a qualidade seja percebida pelos clientes Priorizar as cataporas – interligações que geram volumes para as ETE´s Política de disposição final de efluentes e lodos de ETE´s e ETA´s Implantar manutenção planejada com controle Buscar retenção e fidelização dos clientes C5 – Garantir Disponibilidade e Qualidade dos Produtos e Serviços Eliminar áreas intermitências maximizando sistemas existentes Implantar gestão da distribuição da água Integração dos processos de água Redução dos custos dos processos de água e esgoto Integração dos processos de esgoto Pesquisa de satisfação dos clientes Otimizar capacidade instalada para efluentes residenciais e não domésticos Ações integradas de Qualidade Qualidade da Gestão Qualidade para processos F2 – Buscar Rentabilidade Aumentar faturamento através do resgate de passivos (inativas, hidrometria, etc) Aumentar a arrecadação e diminuir o índice de evasão de receitas Gestão das ofertas para as permissionárias Gestão de Despesas (Energia, Pessoal, Materiais, Serviços) Orçamento por programa(base zero) Focar investimentos em áreas sujeitas a intermitência / falta d´agua Implantar PMI para os investimentos Reforçar o planejamento e etapas dos Investimentos Valorizar o dinheiro financiado

10 Planejamento Tático Metropolitana Planos de Desenvolvimento (ações) Indicadores Metas Orçamento Planejamento das UN´s e Sup´s Indicadores e Metas Orçamento Planos de Desen v. BSC F2 – Buscar Rentabilidade C5 – Garantir Disponibilidade e Qualidade dos Produtos e Serviços PI 11- Aperfeiçoar Processos Operacionais Desafios da M para: Sistemas De Água QualidadePerdasQual Água Manutenção Água GRH / PAT / AE / OPERAÇ / MANUT / REL. CLIENTES OPER/MANUT/REL.CLIENTES/INTERC./TRAT/DISP.FINAL Extrav. Esgoto Arrecadação Despesas Operacionais Investimentos Vendas/ Faturamento Permissionárias Sistemas De Esgoto Qualidade Efluentes e Lodos Manutenção Esgoto águaágua esgotoesgoto Plano Integrado Regional - PIR MAPA ESTRATÉGICO M

11 Aprendizado Unidades Negócio PNQ, PNQS e PPQG

12 AC9M-EFETIVAR A QUALIFICACÃO PARA A GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL PI5M- Implantar processo de planejamento integrado PI6M- Aperfeiçoar a gestão associada dos processos de água C3M-Aprimorar o atendimento das necessidades do mercado C4M - Promover Ações de Responsabilidade Social Alinhadas ao Negocio da Empresa F1M - Aumentar a rentabilidade do ativo Financeira Clientes Processos Internos Aprendizado e Conhecimento Coordenador: Marcelo Xavier - MDC Coordenador: Antonio César - MT Coordenadora: Regina Siqueira - MP Coordenador: Dante - ML Coordenador: Jairo Tardelli - MP Coordenador: Hélio Castro - MA C2M-Garantir a qualidade e disponibilidade de produtos e serviços Coordenador: Francisco Paracampos - MC PI8M- Otimizar os processos de empreendimento Coordenador: Vieira - ME PI7M- Aperfeiçoar a gestão associada dos processos de esgoto Coordenador: José Julio - MN AC12M-Implementar a gestão do conhecimento Coordenador: José Luiz - MS AC11M-PREPARAR PARA A GESTÃO DO NEGÓCIO EM AMBIENTE COMPETITIVO Coordenadora: Nercy Bonini – M/As AC10M-Obter, desenvolver, valorizar e manter o capital humano Coordenador: Milton Oliveira - MO Mapa Estratégico - M

13 Projetos Estratégicos Redução de Perdas

14 m³ / lig x dia Evolução do Indicador Específico de Perdas - RMSP Projetos Estratégicos Redução de Perdas

15 Região Metropolitana de São Paulo - RMSP Projetos Estratégicos Falta DÁgua

16 Projetos Estratégicos Despoluição dos Córregos

17 Projetos Estratégicos Redução de Custos

18 Projetos Estratégicos Redução de Custos

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20 Aumentar Rentabilidade

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