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O Balanced Scorecard na Natura

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Apresentação em tema: "O Balanced Scorecard na Natura"— Transcrição da apresentação:

1 O Balanced Scorecard na Natura
Apresentação para o seminário “Do Planejamento à Gestão Estratégica 14 de fevereiro de 2005

2 Histórico da implantação na Natura
2000 – decisão de implantar um novo modelo de indicadores na empresa 2001 – estudos iniciais de modelos possíveis: BSC? EVA? Value Based Management? 2002 – definição do BSC como ferramenta; construção do BSC Corporativo; escolha de um sistema de informática para apoio ao BSC 2003 – implantação do sistema de informática; desdobramento dos BSCs 2004 e 2005 – consolidação do BSC na empresa 2006 – desafio de evoluir ainda mais como ferramenta de acompanhamento da estratégia da empresa e das áreas; ampliar o seu uso geograficamente (novas operações)

3 Três artigos na revista HBR em 92, 93 e 96
Histórico do Balanced Scorecard Estudo de Robert Kaplan (HBS) e David Norton (BSC e, na época, KPMG) no ano de 1990 Outras perspectivas de negócio eram tão importantes como a Financeira As organizações precisam de outros indicadores não- financeiros para medir seu sucesso Dificuldade de se comunicar e implementar a estratégia Balanced Scorecard Três artigos na revista HBR em 92, 93 e 96

4 Balanced Scorecard (BSC) - Definição
Um conjunto de indicadores de desempenho, financeiros e não-financeiros, balanceado segundo as perspectivas de todas as partes interessadas e objetivos estratégicos e que proporciona à organização uma rápida e abrangente visão do negócio, atual e futura. Financeira Clientes Processos Internos Aprendizado

5 Perspectivas do Balanced Scorecard
Para cumprirmos nossa Missão e atingirmos nossa Visão, que resultados financeiros devemos demonstrar aos nossos acionistas? Finanças Para cumprirmos nossa Missão e atingirmos nossa Visão, como devemos ser percebidos pelos nossos clientes e o que devemos entregar a eles? Clientes Para satisfazermos nossos clientes e acionistas, em que processos devemos ter um desempenho excelente? Processos Para desenvolvermos processos eficazes, que tecnologias, competências e motivação precisamos? Aprendizado

6 Perspectivas utilizadas pela Natura
Para cumprirmos nossa Missão e atingirmos nossa Visão de forma sustentável, que resultados financeiros, sociais e ambientais devemos demonstrar? Desenvolvimento Sustentável Para cumprirmos nossa Missão e atingirmos nossa Visão, como devemos ser percebidos pelos nossos clientes CN e CF e o que devemos entregar a eles? Clientes Para satisfazermos nossos clientes e atingirmos um desenvolvimento sustentável, em que processos e projetos devemos ter um desempenho excelente? Processos Internos Aprendizado Para desenvolvermos processos e projetos eficazes, que tecnologias, competências e motivação precisamos?

7 Desenvolvimento Sustentável
Perspectiva estratégica do BSC Natura Desenvolvimento Sustentável Econômico Financeiro Sociais Ambientais FORMULAÇÃO EXECUÇÃO Clientes Processos Internos Aprendizagem

8 Modelo de Planejamento Estratégico Natura
- Macroeconomia - Concorrência - Mercado Pesquisas Fornecedores - Tecnologias - Sócio-demográfico - Regulatório - Responsabilidade Social Planos Operacionais POP’s Resultados Mapa Estratégico Indicadores Estratégicos Competências Principais projetos Avaliação Externa Interna Visão Missão Aspirações PEN Planos das Áreas PEA’s - PNQ Indicadores Ethos GRI

9 Iniciativas Estratégicas
Planejamento Estratégico x Balanced Scorecard Missão, Visão e Valores PEN’s PEA’s Estratégia Objetivos Estratégicos Fatores críticos de sucesso Só 10% da empresas não possuem essa lacuna (revista Fortune) Indicadores de Desempenho METAS Metas Individuais Planos de Ação Iniciativas Estratégicas POP’s

10 Foco na implementação da estratégia Iniciativas Estratégicas
Planejamento Estratégico x Balanced Scorecard Missão, Visão e Valores PEN’s PEA’s Estratégia Objetivos Estratégicos Fatores críticos de sucesso Foco na implementação da estratégia Balanced Scorecard Estratégia + Execução = Resultados Indicadores de Desempenho METAS Metas Individuais Planos de Ação Iniciativas Estratégicas POP’s

11 críticas do desempenho
Por que utilizar o BSC ? Foco nas dimensões críticas do desempenho Balanced Scorecard Traduz os objetivos estratégicos em um conjunto de Indicadores de Desempenho Ajuda a alinhar, focar e implementar a estratégia Estrutura o Sistema de Medição da organização Permite o gerenciamento da organização com foco nas suas prioridades Permite uma visão sistêmica com entendimento das relações de causa e efeito

12 BSC como um Sistema Gerencial
BSC é muito mais do que um sistema de medidas. É um Sistema Gerencial que monitora a implementação das estratégias com base nos aspectos críticos para o sucesso do negócio BSC não é uma ferramenta genérica!! Cada organização é única. Assim a implementação do BSC deverá levar em conta as especificidades da organização e sua estratégia.

13 Mapa Estratégico – BSC Corporativo
Menos Riscos Processos Chave Projetos Estratégicos Perspectiva Processos Internos Desenv. Sustentável Clientes Desenvolvimento Sustentável Crescimento com rentabilidade Aprendizado Mais Consumidores Crescer nº de CNs e produtividade Marca forte Biodiversidade brasileira Construir a Comunidade Natura (Natura Para Todas as Pessoas) Referência em qualidade Produtos e conceitos para todas as pessoas Plataforma Não-cosméticos Cultura para Sustentabilidade Clima Organizacional Capital intelectual Lideranças e equipes Internacionalização

14 Outcomes Drivers Classificação dos Indicadores Resultantes
Também chamados de... Também chamados de... Resultantes de Efeito de Controle de Resultado Direcionadores Causadores de Verificação de Tendência

15 Características dos Outcomes e Drivers
Baixa freqüência de análise Mostram o passado Mais comparáveis Metas mais objetivas Alta freqüência de análise Antecipam o futuro Menos comparáveis Metas menos objetivas

16 Econômico-Financeiro
Outcomes e drivers - Natura Econômico-Financeiro Crescer market share com a manutenção da rentabilidade atual, acelerando a atuação internacional Outcome Resultado operacional - Brasil Outlook Market Share - América Latina Market Share - Brasil Market Share - Argentina Market Share - Peru Market Share - Chile EBITDA Resultado operacional - Brasil Resultado operacional - LATAM Drivers Receita Bruta - BR Receita Bruta - LATAM Custo Total de Logística Custo Total de P&D Despesas totais de marketing Índice de Desvios de Despesas do Orçamento Receita Bruta - BR Custo Total de Logística Custo Total de P&D Despesas totais de MKT Drivers

17 BSC na Natura hoje Nível 0 Nível 1 Nível 2 Nível 3 Corporativo
Divisão Brasil Am. Lat. O&L Marketing TI RH Finanças Assuntos Corporativos Planejamento Estratégico Jurídico P&D Sustentabilidade Marca Nível 1 Regiões Brasil Países Industrial Natura.net Logística Qualidade Nível 2 Planejamento Mercadológico Fluxo Logístico Funil de Inovação Qualidade de Vida Ciclo do Pedido Gestão da Marca Educação Corporativa Nível 3 Meio Ambiente

18 O sistema Notes na Natura

19 O sistema Notes na Natura

20 O sistema Notes na Natura

21 O sistema Notes na Natura
Indicador Medidas

22 O sistema Notes na Natura

23 BSC x SMIN BSC SMIN Balanced Scorecard
Incorpora análise e plano de ações Contém indicadores que se alimentam de uma ou + medidas BSC SMIN Sistema de Monitoramento de Indicadores Natura Contém apenas medidas Medidas são valores meramente numéricos

24 Atividades da área de Planejamento Estratégico da Natura
Somente estratégico Balanced Scorecard Rituais Corporativos Inteligência de Mercado Informação e Conhecimento Pesquisas de Mercado Tático e estratégico

25 Fatores para o Sucesso do BSC
Comprometimento da alta direção Gestão transparente e vontade de aprender Possuir estratégias e objetivos claros Garantir que as estratégias e os objetivos sejam compartilhados Tornar a formulação estratégica um processo contínuo Implementar um Sistema Gerencial para analisar os resultados e gerar ações Monitorar continuamente

26 Contato Natura Cosméticos S.A. Moacir Salzstein
Diretor de Planejamento Estratégico tel: (11)

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