A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL CONCEITOS E DEFINIÇÕES ANÁLISE AMBIENTAL FORMULAÇÃO E ELABORAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO E CONTROLES AVALIAÇÕES E REVISÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL CONCEITOS E DEFINIÇÕES ANÁLISE AMBIENTAL FORMULAÇÃO E ELABORAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO E CONTROLES AVALIAÇÕES E REVISÕES."— Transcrição da apresentação:

1 1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL CONCEITOS E DEFINIÇÕES ANÁLISE AMBIENTAL FORMULAÇÃO E ELABORAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO E CONTROLES AVALIAÇÕES E REVISÕES ÉRICO ODA, MSc.

2 2 O que é Estratégia Definição de ESTRATÉGIA como: Plano – direção, metodo – olhar à frente Padrão – comportamento – olhar para trás Posição – criação de, única – olhar para baixo e para fora Perspectiva – à maneira de – olhar para dentro e para cima Truque – manobra A ESTRATÉGIA possibilita: Fixar Direção comum a todos Focalizar esforços e recursos Definir a organização e estruturas Prover coerência e consistência em posturas, ações e resultados MINTZBERG et al, 2000

3 3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL DEFINIÇÕES FORMAIS Planejamento Estratégico é um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes e fracos da empresa e das oportunidades e ameaças do meio ambiente com o intuito de estabelecer objetivos estratégias e ações que possibilitem o aumento da competitividade empresarial (MOURA) PE é o processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir seu futuro por meio de um comportamento proativo, considerando o ambiente atual e futuro (VASCONCELOS) A Administração Estratégica de uma empresa tem, como propósito principal, o desenvolvimento da mesma no sentido de promover uma maior geração de riqueza para os proprietários, colaboradores e à sociedade em geral, mediante a satisfação das necessidades e expectativas de seus clientes (WRIGHT). A melhor maneira de prever o futuro é construí-lo (Drucker)

4 4 Definição do NEGÓCIO Definição do NEGÓCIO Campo de atuação da Organização Declaração da MISSÃO Declaração da MISSÃO Razão da sua existência, convergência de esforços Explicitação dos PRINCÍPIOS DE ATUAÇÃO Explicitação dos PRINCÍPIOS DE ATUAÇÃO Crenças e Diretrizes de suas ações, trasmitidos para e por seus colaboradores Estabelecimento dos FATORES CHAVES DE SUCESSO Estabelecimento dos FATORES CHAVES DE SUCESSO Atributos imprescindíveis para o sucesso da Organização PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 1 - Identidade Institucional

5 5 Ambiente INTERNO – explicitar os atributos positivos e negativos internos da Empresa perante o mercado, concorrência e a si própria: Ambiente INTERNO – explicitar os atributos positivos e negativos internos da Empresa perante o mercado, concorrência e a si própria: FORÇAS FORÇAS ( Strenghts ) FRAQUEZAS FRAQUEZAS ( Weaknesses ) Ambiente EXTERNO – detectar influências externas de contextos politicos, legais, sociais, tecnológicos e mercadológicos, criando: Ambiente EXTERNO – detectar influências externas de contextos politicos, legais, sociais, tecnológicos e mercadológicos, criando: OPORTUNIDADES OPORTUNIDADES ( Opportunities ) AMEAÇAS AMEAÇAS ( Threats ) Construir Matriz de enquadramento daPOSTURA ESTRATÉGICA Construir Matriz de enquadramento da POSTURA ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 2 - Análise Ambiental - SWOT

6 6 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Análise de Postura Estratégica Matriz S.W.O.T. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Análise de Postura Estratégica Matriz S.W.O.T.

7 7 Definição de OBJETIVOS ESTRATÉGICOS da EMPRESA (O quê ?) Definição de OBJETIVOS ESTRATÉGICOS da EMPRESA (O quê ?) Objetivos Globais Objetivos Globais Crescimento – econômico, geográfico, quantitativo (marketing share) Ampliação– abrangência, escopo, (marketing mix) Inovação – novos produtos, novos processos (P & D ) Objetivos Específicos Objetivos Específicos Produtos / serviços determinados Alvos delimitados (targets) Domínio/Desenvolvimento de Competências Críticas PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 3 - Formulação do Plano Estratégico

8 8 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 3 - Formulação do Plano Estratégico (cont.) Criação de ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS (Como ?) Criação de ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS (Como ?) Estratégias Gerais Estratégias Gerais Investimentos Fusôes Aquisições Joint-ventures Estratégias Funcionais Estratégias Funcionais Marketing – 5 P´s Produção/Operação – Recursos Tecnológicos e Materiais Recursos Humanos – Perfis, Qtdes., Habilidades e Competências Finanças – Origens e aplicações

9 9 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 3 - Formulação do Plano Estratégico (cont.) Fixação de METAS (Quanto ?) Fixação de METAS (Quanto ?) Indicadores de desempenho Quantificação – atual e desejada Mensuração – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Estabelecimento de PLANO DE AÇÕES ( Onde, Quem e Quando ?) Estabelecimento de PLANO DE AÇÕES ( Onde, Quem e Quando ?) Atividades – implementação, manutenção, evolução contínua Cronograma –objetivos em determinado prazo Recursos – humanos, materiais, financeiros, tecnológicos e intangíveis

10 10 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 3 - Formulação do Plano Estratégico (cont.) Elaborar ORÇAMENTO EMPRESARIAL (por Divisão, Função, Projeto) Elaborar ORÇAMENTO EMPRESARIAL (por Divisão, Função, Projeto) Origens e destinos do Capital Origens e destinos do Capital Receitas Receitas Financiamentos Financiamentos Investimentos Investimentos Custos diretos e operacionais Custos diretos e operacionais Despesas indiretas e administrativas Despesas indiretas e administrativas Tributos Tributos Lucratividade Lucratividade

11 11 IMPLEMENTAÇÃO Liderança - Estilos Poder - Competências Técnicas e Políticas Cultura -Impactos da/na Cultura Organizacional CONTROLES - desempenho e acompanhamento Quantitativos – Indicadores tangíveis Financeiros – Orçamento empresarial Qualitativos – Formação de ativos intangíveis PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 4 - Implementação e Controle Estratégico

12 12 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 5 - Análises de Resultados e Revisão ANÁLISE DOS RESULTADOS Objetivos atingidos – grau de realização Desvios e soluções Alternativas e Opções REVISÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Sistemática Contigencial

13 13 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 4 - Implementação e Controle Estratégico (cont.) Balanced Scorecard (Kaplan & Norton) Perspectiva Financeira Desenvolvimento econômico desejado - crescimento, sustentação, colheita ROI, EVA, lucratividade, receitas, custos, utilização de ativos Perspectiva do Cliente (Mercado) Identificação dos segmentos de clientes e mercados Satisfação, fidelidade, retenção, captação, lucratividade Perspectiva dos Processos Internos Excelência nos processos críticos (inovação, operação, pós-venda) Qualidade, produção, produtividade, ciclo Perspectiva de Aprendizagem e Crescimento Organizacional Competência, infra-estrutura e clima de ação Pessoal: satisfação, retenção, produtividade), Sistemas de informação: agilidade, abrangência e segurança Processos organizacionais: melhorias, evolução, revolução

14 14 Autores Recomendados Peter Drucker Michael Porter Henry Mintzberg Paulo Vasconcellos Irídio J.de Moura Djalma R.P. de Oliveira R.L.Ackoff H.Igor Ansof Robert Kaplan e David Norton Gary Hamel C.K.Prahalad Peter Wright


Carregar ppt "1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL CONCEITOS E DEFINIÇÕES ANÁLISE AMBIENTAL FORMULAÇÃO E ELABORAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO E CONTROLES AVALIAÇÕES E REVISÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google