A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento e Controle de Estoque

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento e Controle de Estoque"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e Controle de Estoque

2 O que é estoque? Estoque é um material armazenado por algum tempo, para uso futuro, assim regulando o ritmo entres os fluxos de material de uma indústria, às custas de alguma imobilização financeira.

3 São vários os tipos: matéria-prima, material em processamento, peças componentes, produtos, material auxiliar e de uso geral.

4

5 Produção Produção Fornecedor Indústria Consumidor

6 Por que existe estoque? O estoque torna-se necessário para regular o ritmo entre os vários fluxos de material, por exemplo, em uma indústria, ou também, a taxa entre o fornecimento e a demanda.

7 Tipos de estoque:

8 Estoque isolador Também chamado de estoque de segurança, isto porque seu propósito é compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda.

9 Estoque de ciclo O estoque de ciclo é utilizado nos casos onde a produção não pode fabricar todos os itens do estoque simultaneamente, daí a fabricação ocorre em etapas ou “lotes” que garantem a demanda mesmo quando não estão sendo fabricados.

10 Estoque de antecipação
É estocar um item mesmo não havendo demanda, mas para prever uma demanda mais acentuada em uma ou outra época do ano.

11 Estoque no canal ou de distribuição
É todo estoque em trânsito, assim é indisponível para o consumidor. Ocorre porque o material não pode ser transportado instantaneamente entre o posto de fornecimento e o ponto de demanda.

12 Valor dos estoques Talvez a mais óbvia diferença entre as operações de estoque, seja o valor dos estoques que elas mantêm. Itens de maior valor e em pequeno número podem e devem ser controlados rigidamente de uma maneira diferente daquelas que representam grande valor e pouco número.

13 Decisão do volume de ressuprimento
Na tomada de decisão de quanto comprar, os gerentes de produção primeiro devem primeiro identificar os custos que serão afetados por suas decisões. Alguns custos são relevantes:

14 custos de colocação do pedido;
custos de descontos de preços; custos de falta de estoque; custos de capital de giro; custos de armazenagem; custos de obsolescência.

15 Perfis de estoque Um perfil de estoque é uma representação visual do nível de estoque ao longo do tempo. Pode ser representado como um gráfico da quantidade de itens pedidos em função do tempo.

16 Lote Econômico de Compra
Como a quantidade de itens a ser pedido, como já foi visto, depende basicamente dos custos envolvidos para o processo de estocagem. Devemos elaborar uma expressão do custo em função da quantidade de itens a serem solicitados.

17 Quando colocar um pedido
A decisão de quando colocar um pedido torna-se importante quando a demanda é tratada como probabilística.

18 Revisões contínuas e periódicas
Em vez de pedir em um nível de ressuprimento predeterminado, a abordagem periódica pede em intervalos de tempo regulares e fixos.

19 Sistemas de controle e análise de estoque
O estoque pode ser medido de diferentes formas, mas as três mais comuns são: valor total do estoque; cobertura de estoque proporcionada pelo estoque médio; giro do estoque.

20 Sistema ABC: ordem de prioridade
Classe A: 20% de itens de alto valor que representam cerca de 80% do valor total do estoque;

21 Classe B: são aqueles itens que representam cerca de 30% do estoque e 10% do valor total;
Classe C: são aqueles itens de baixo valor, representando cerca de 50% dos itens estocados.

22 Sistemas de informação de estoque
Funções: Atualizar registros de estoque; Gerar pedidos; Gerar registros de estoque; Prever.

23 Compras e desenvolvimento de Fornecedores
Unidade Produtiva Função de Compras preparam cotações de especificações, preço, prazo etc. Requisições de produtos e serviços Prepara solicitações de cotações Solicitações Seleciona o fornecedor preferencial Cotações Discute com o requisitante Recebe os produtos Produz pedido de compra Pedido Discute com o requisitante Entrega produtos e serviços Informa a função de compras Abastece a produção

24 Objetivos da função de compras
Procurar obter bens e serviços: pelo preço correto; para serem entregues no momento correto; na qualidade correta; na quantidade correta; da fonte correta.

25 Fonte única e fonte múltipla
Dificuldade de encorajar o comprometimento do fornecedor Mais difícil desenvolver sistemas de garantia da qualidade eficazes Maior esforço requerido para comunicação Fornecedores tendem a investir menos em novos processos Maior vulnerabilidade a problemas caso ocorram falhas no fornecimento Fornecedor individual mais afetado por flutuações no volume de demanda Fornecedor pode forçar preços para cima caso não haja alternativas de fornecimento Desvantagens Comprador pode forçar preço para baixo através da competição dos fornecedores Possibilidade de mudar de fornecedor caso ocorram falhas no fornecimento Várias fontes de conhecimento e especialização disponíveis Relações mais fortes e mais duráveis Maior dependência favorece maior comprometimento e esforço Melhor comunicação Cooperação mais fácil no desenvolvimento de novos produtos e serviços Mais economias de escala Vantagens Multi-sourcing Single-sourcing


Carregar ppt "Planejamento e Controle de Estoque"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google