A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reestruturação e Consolidação de cadeias de suprimentos Reestruturação: diminuição do número de fornecedores e aumento do entrosamento. Consolidação: etapa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reestruturação e Consolidação de cadeias de suprimentos Reestruturação: diminuição do número de fornecedores e aumento do entrosamento. Consolidação: etapa."— Transcrição da apresentação:

1 Reestruturação e Consolidação de cadeias de suprimentos Reestruturação: diminuição do número de fornecedores e aumento do entrosamento. Consolidação: etapa posterior à reestruturação, consiste em investimento em TIC e implementação de práticas e iniciativas que reduzem o custo e agregam valor.

2 Reestruturação e Consolidação de cadeias de suprimentos MúltiplosGlobalÚnicosExclusivosRegional Local Numero de fornecedores Amplitude de atuação dos fornecedores Fornecedor único: existem mais de que um fornecedor qualificado mas se abastece de apenas um. Fornecedor Exclusivo: Tem apenas um fornecedor qualificado e exclusivo.

3 Fornecedor único Vantagens: Maior potencial de desenvolver uma relação ganha-ganha; Maior potencial de desenvolver uma relação ganha-ganha; Melhor comunicação, mais ágil, barata e confiável; Melhor comunicação, mais ágil, barata e confiável; Maior economia de escala; Maior economia de escala; Desvantagens: Perda de flexibilidade e maior vulnerabilidade no caso de ocorrer falha no fornecimento do fornecedor; Fornecedor pode forçar aumento dos preços caso não haja outra alternativa de fornecimento para o cliente

4 Fornecedores múltiplos Vantagens: Comprador pode forçar o preço para baixo através da competição entre fornecedores; Comprador pode forçar o preço para baixo através da competição entre fornecedores; Maior flexibilidade no momento de mudar de fornecedor caso ocorram falhas no fornecimento; Maior flexibilidade no momento de mudar de fornecedor caso ocorram falhas no fornecimento; Possuir várias fontes de conhecimento e de especialização pode ser importante em determinados casos; Possuir várias fontes de conhecimento e de especialização pode ser importante em determinados casos; Desvantagens: Dificuldade de se criar maior comprometimento do fornecedor; Maior esforço requerido para a comunicação no geral; Fornecedores tendem a investir menos em novos processos e produtos;

5 Desenvolvimento de fornecedores Em um mercado altamente competitivo, se o fornecedor não apresentar o desempenho esperado, existem 3 alternativas: Em um mercado altamente competitivo, se o fornecedor não apresentar o desempenho esperado, existem 3 alternativas: Passar a produzir o componente ou realizar o serviço internamente; Passar a produzir o componente ou realizar o serviço internamente; Mudar para um fornecedor mais capacitado; Mudar para um fornecedor mais capacitado; Ajudar o fornecedor atual a melhorar sua capacidade; Ajudar o fornecedor atual a melhorar sua capacidade;

6 Desenvolvimento de fornecedores Desenvolver um fornecedor é qualquer atividade que uma empresa cliente realiza com o intuito de melhorar o desenvolvimento e/ou capacidade do fornecedor no curto ou longo prazo. Desenvolver um fornecedor é qualquer atividade que uma empresa cliente realiza com o intuito de melhorar o desenvolvimento e/ou capacidade do fornecedor no curto ou longo prazo.

7 Desenvolvimento de fornecedores Etapa 1: Identificar os itens mais críticos Etapa 1: Identificar os itens mais críticos Nem todas as empresar precisam desenvolver fornecedores. Nem todas as empresar precisam desenvolver fornecedores. Na análise de valor deve-se selecionar os fornecedores com grande oportunidade,alto risco e com alto volume de compras. Pois são estrategicamente importantes; difícil substituição; falta de fornecedores alternativos; importante no contexto geral das compras da empresa. Na análise de valor deve-se selecionar os fornecedores com grande oportunidade,alto risco e com alto volume de compras. Pois são estrategicamente importantes; difícil substituição; falta de fornecedores alternativos; importante no contexto geral das compras da empresa.

8 Desenvolvimento de fornecedores Etapa 2: Identificar os fornecedores críticos; Análise de Pareto: 20% dos fornecedores são responsáveis por 80% dos desempenhos abaixo do esperado. Etapa 2: Identificar os fornecedores críticos; Análise de Pareto: 20% dos fornecedores são responsáveis por 80% dos desempenhos abaixo do esperado. Etapa 3: Formar equipe, alinhar objetivos e definir projetos chaves Etapa 3: Formar equipe, alinhar objetivos e definir projetos chaves Etapa 4: Definir detalhes do acordo Etapa 4: Definir detalhes do acordo Etapa 5: Monitorar o desenvolvimento e modificar estratégias Etapa 5: Monitorar o desenvolvimento e modificar estratégias


Carregar ppt "Reestruturação e Consolidação de cadeias de suprimentos Reestruturação: diminuição do número de fornecedores e aumento do entrosamento. Consolidação: etapa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google