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Grupo 2 Paulo Pereira Pedro Saldanha Sérgio Ribeiro Helder Silva

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Apresentação em tema: "Grupo 2 Paulo Pereira Pedro Saldanha Sérgio Ribeiro Helder Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo 2 Paulo Pereira Pedro Saldanha Sérgio Ribeiro Helder Silva
Segmentação B2C e B2B Grupo 2 Paulo Pereira Pedro Saldanha Sérgio Ribeiro Helder Silva

2 Segmentação Definir sub-grupos de pessoas ou organizações que partilham características que causam necessidades similares de produtos.

3 Passos para segmentação
Dividir o mercado em segmentos Identificar e caracterizar diferentes tipos de compradores segundo: Critérios geográficos Critérios demográficos Critérios psico-gráficos Comportamentos Marketer decide os segmentos em que vai actuar Define os target markets (melhores oportunidades) Oferta de mercado para cada target Reconhecimento do benefício por parte do target

4 Variáveis de segmentação
Critérios Geográficos Região (mundial, norte/sul, litoral/interior, etc) Clima (quente, frio, húmido, chuvoso, etc) Densidade populacional (urbana, rural, semi-rural, etc) Tipo/Tamanho de país (áreas metropolitanas, cidades pequenas, cidades, etc)

5 Variáveis de Segmentação
Critérios Demográficos Idade Sexo Tamanho de família Tipo de Educação Língua Raça Nacionalidade Rendimento Religião

6 Variáveis de segmentação
Critérios Psico-Gráficos Personalidade Estilo de vida Atitude

7 Variáveis de segmentação
Critérios Comportamentais Procura de Benefício Fidelidade de Marca Funcionalidade final Tempo de entrega de produto Rentabilidade da compra

8 Segmentação B2C Business-to-consumer (B2C), também business-to-customer, é o comércio efectuado diretamente entre a empresa produtora e vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final.

9 Segmentação B2C

10 Segmentação B2B Business to Business (B2B) é o nome dado ao comércio praticado por fornecedores e clientes empresariais, ou seja de empresa para empresa.

11 Segmentação B2B e B2C O Caso Dell


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