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Identificando segmentos de mercado e selecionando targets Diego Souza Fernando Riondet.

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Apresentação em tema: "Identificando segmentos de mercado e selecionando targets Diego Souza Fernando Riondet."— Transcrição da apresentação:

1 Identificando segmentos de mercado e selecionando targets Diego Souza Fernando Riondet

2 Níveis de Segmentação Mercado de Massa Mercado de Massa MicroMercado MicroMercado

3 Micromercado Segmentos Segmentos Nichos Nichos Áreas Locais Áreas Locais Indivíduos Indivíduos

4 Segmento de Mercado Um grupo de consumidores que divide o mesmo desejo. Um grupo de consumidores que divide o mesmo desejo. Segmentos não são criados, são identificados. Segmentos não são criados, são identificados.

5 Nicho de Mercado Um segmento mais específico. Um segmento mais específico. É um sub-segmento É um sub-segmento

6 Mercado Local São grupos que têm o mesmo desejo e estão localizados em uma mesma região geográfica São grupos que têm o mesmo desejo e estão localizados em uma mesma região geográfica

7 Mercado Individual O último nível de segmentação. O último nível de segmentação.

8 Características dos mercados segmentados Preferências Homogêneas Preferências Homogêneas Preferências em Cluster Preferências em Cluster Preferências Difusas Preferências Difusas

9 Segmentação Efetiva Mensurável Mensurável Substancial Substancial Acessível Acessível Diferençável Diferençável

10 Bases da Segmentação Geográfica Geográfica Demográfica Demográfica Psicológica Psicológica Comportamental Comportamental

11 Segmentação Geográfica Dividi-se o mercado em nações; Estado; bairros, etc; Dividi-se o mercado em nações; Estado; bairros, etc;

12 Segmentação Demográfica O mercado é dividido em grupos em relação a gênero, raça, nacionalidade, etc O mercado é dividido em grupos em relação a gênero, raça, nacionalidade, etc

13 Segmentação Psicológica Compradores são divididos em diferentes grupos com base no seu estilo de vida, personalidade e valores Compradores são divididos em diferentes grupos com base no seu estilo de vida, personalidade e valores

14 Segmentação Comportamental O mercado é dividido com base no conhecimento dos clientes sobre a marca, os usos, ocasiões de compra, lealdade com a marca, etc; O mercado é dividido com base no conhecimento dos clientes sobre a marca, os usos, ocasiões de compra, lealdade com a marca, etc;

15 Avaliando e Selecionando os Targets Concentração em um segmento único – Ganhos operacionais em escala Concentração em um segmento único – Ganhos operacionais em escalaM1M2M3 P1 P2 P3

16 Avaliando e Selecionando os Targets Especialização Seletiva – Seleção de alguns segmentos em que a empresa pode atuar bem Especialização Seletiva – Seleção de alguns segmentos em que a empresa pode atuar bemM1M2M3 P1 P2 P3

17 Avaliando e Selecionando os Targets Especialização de Produto – A empresa desenvolve um produto que atende a mais de um mercado Especialização de Produto – A empresa desenvolve um produto que atende a mais de um mercadoM1M2M3 P1 P2 P3

18 Avaliando e Selecionando os Targets Especialização de Mercado – a empresa escolhe um segmento para atender com vários produtos Especialização de Mercado – a empresa escolhe um segmento para atender com vários produtosM1M2M3 P1 P2 P3

19 Avaliando e Selecionando os Targets Cobertura Total - Somente grandes empresas para cobrirem todo o mercado. Cobertura Total - Somente grandes empresas para cobrirem todo o mercado. M1M2M3 P1 P2 P3

20 Conclusão


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