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Estratégias de Segmentação

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Apresentação em tema: "Estratégias de Segmentação"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Segmentação
de Mercado Prof. Felippe Vargas

2 Estratégias de Marketing
Segmentação de Mercado Seleção de Mercado-Alvo Posicionamento Composto de marketing

3 Os Passos na Segmentação de Mercado, Seleção do Mercado-Alvo e Posicionamento
“O processo consiste em: segmentar o mercado; selecionar os segmentos-alvo; posicionar-se no mercado.

4 1. Definições de Segmentação de Mercado
Kotler e Armstrong - “consiste na divisão do mercado em grupos distintos de compradores que podem exigir produtos ou compostos de marketing distintos”.

5 Vantagens da Segmentação
Proporciona melhor conhecimento do mercado; Permite focalizar os esforços e recursos da empresa onde é mais vantajoso; Permite que empresa desenvolva e implemente um composto de marketing talhado para as necessidades específicas do mercado;

6 Os Passos na Segmentaçãdo de Mercado, Seleção do Mercado-Alvo e Posicionamento
1. Identificar as variáveis de segmentação do mercado e classificá-las 2. Determinar os perfis dos segmentos resultantes Segmentação de Mercado

7 Bases para a Segmentação do Mercado
Geográfica Região, Cidade, Área Demográfica Idade, Sexo, Tamanho da Família, Raça, Ocupação, Rendimento... Estilo de vida ou personalidade Psicográfica Ocasiões, Benefícios, Índice de Utilização, Atitudes em Relação ao Produto Comportamental

8 Determinar o Perfil dos Segmentos
Perfil é um quadro detalhado de um segmento de mercado que visa entender os desejos, necessidades, interesses, atitudes, etc. Tamanho - número de consumidores e tendência de crescimento Características - perfil demográfico, geográfico, psicográfico e benefícios procurados. Utilização do Produto - marcas favoritas, quantidades consumidas, ocasiões de uso. Comportamento de comunicação - consumo de mídia Comportamento de Compra - canal de distribuição preferido, preferência de loja, freqüência de compra, leque de preços.

9 Os Passos na Segmentaçãdo de Mercado, Seleção do Mercado-Alvo e Posicionamento
1. Identificar as variáveis de segmentação do mercado e classificá-las 2. Determinar os perfis dos segmentos resultantes Segmentação de Mercado 3. Avaliar a atratividade de cada segmento 4. Selecionar o(s) segmento(s) Seleção do Mercado-Alvo

10 Avaliação da Lucratividade Potencial de Cada Segmento
2. Processo de Seleção do Mercado Alvo Avaliação da Lucratividade Potencial de Cada Segmento Custos estimados de marketing dirigido. Previsão de demanda Concorrência Fatores ambientais

11 Os Passos na Segmentaçãdo de Mercado, Seleção do Mercado-Alvo e Posicionamento
1. Identificar as variáveis de segmentação do mercado e classificá-las 2. Determinar os perfis dos segmentos resultantes Segmentação de Mercado 3. Avaliar a atratividade de cada segmento 4. Selecionar o(s) segmento(s) Seleção do Mercado-Alvo 5. Identificar os possíveis conceitos de posicionamento para cada segmento de mercado 6. Selecionar, desenvolver e comunicar o conceito de escolhido Posicionamento de Mercado

12 3. Posicionamento de Mercado
maneira como o produto é definido pelos consumidores em relação a seus atributos importantes lugar que ele ocupa na mente dos consumidores em relação aos produtos concorrentes Para se posicionar: criar e sustentar uma imagem forte, clara, consciente do produto para o consumidor em comparação com as de seus concorrentes - Diferenciar.

13 Posicionamento de Mercado
Escolhendo uma Estratégia de Posicionamento 1a. Etapa: Identificação de possíveis vantagens competitivas 2a. Etapa:Selecionando uma estratégia de posicionamento

14 Posicionamento de Mercado
Identificação de Possíveis Vantagens Competitivas Vantagem Competitiva é uma vantagem sobre os concorrentes conquistada por meio da oferta de valor superior para mercados-alvo selecionados - preços menores ou mais benefícios.

15 Posicionamento de Mercado
Identificação de Possíveis Vantagens Competitivas Diferenciação por: PRODUTO SERVIÇOS PESSOAL CANAL IMAGEM Características Desempenho Conformidade Durabilidade Confiabilidade Facilidade de uso Estilo Facilidade de pedido Entrega Instalação Treinamento do consumidor Orientação do consumidor Assistência Técnica Competência Cortesia Credibilidade Resposta ao cliente Comunicação Cobertura Experiência Símbolo Mídia escrita e audiovisual Atmosfera Eventos

16 Posicionamento de Mercado
Selecionando uma Estratégia de Posicionamento Inclui: fortalecimento da posição atual (ex.: Gol, Fedex) movimentação para uma nova posição: criar uma nova imagem de um produto existente nas mentes dos consumidores; envolve mudança de atitudes e crenças existentes É muito mais difícil e caro do que estabelecer uma posição para um novo produto. (Ex.: Havaianas)

17 Posicionamento de Mercado
Selecionando uma Estratégia de Posicionamento Por Preço/Qualidade enfatiza o valor derivado do produto, em termos de qualidade, de preço ou de ambos. Ex.: Wal-Mart, Gol Por Atributos do Produto baseia-se em características ou atributos que podem servir de base para o posicionamento. Ex.: Colgate Anti-Tártaro Por Usuário do Produto baseia-se em um usuário típico Ex.: Marlboro

18 Posicionamento de Mercado
Selecionando uma Estratégia de Posicionamento Por Utilização do Produto Baseia-se na maneira como o produto é usado tipicamente. Ex.: Mastercard: o cartão mais útil para as transações do dia-a-dia. Por Concorrência Comparação direta ou indireta com o concorrente. Ex.: SBT - “Liderança absoluta no segundo lugar” Hertz - “Somos a número dois, por isso nos esforçamos mais”

19 4. Composto de Marketing (4Ps)
4.1 Decisões de Produto 4.2 Decisões de Preço 4.3 Decisões de Comunicação 4.4 Decisões de Distribuição

20 4.1 Decisões de Produto Forma Características Marca
Qualidade de Desempenho Qualidade de Conformidade Durabilidade Confiabilidade Estilo Facilidade de pedido Entrega Instalação Treinamento do cliente

21 4.2 Decisões de Preço Características principais
é orientado pelo posicionamento pode ser definido com base em margem sobre custos ou com base no mercado possui forte componente de percepção

22 4.2 Decisões de Preço Opções Estratégicas:
Preço baixo: exige excelência operacional. Ex.: Hotel Formule 1. Preço mais alto: para os produtos percebidos como de alta qualidade e prestígio. Ex.: Lexus (da Toyota) – marca desvinculada e novos revendedores credenciados -> aumento de preços para criar imagem de alto status e alta qualidade Palavra-chave: PERCEPÇÃO (Timex x Rolex)

23 4.2 Decisões de Preço Opções Estratégicas (sob outro prisma):
Preço para produto inovador Preço compatível com a qualidade Descontos e bonificações para distribuidor Preço psicológico Preço promocional

24 4.3 Decisões de Comunicação
Propaganda (Pública, Penetração, Expressiva, Impessoal, Paga) Promoção de vendas (Comunicação, Incentivo, Evento, Demonstração, Amostras) 4.3 Decisões de Comunicação Relações Públicas (Credibilidade, Não Paga) Vendas pessoais (Interação pessoal, Aprofundamento) Marketing direto (Personalizado, Atualizado, Interativo)

25 4.4 Decisões de Distribuição
Referem-se às decisões de como o produto deve chegar às mãos do consumidor Opções Estratégicas – canais: Distribuição via intermediários Distribuição direta

26 4.4 Decisões de Distribuição
Fabricante nível 0 Consumidor um nível Fabricante Varejista Consumidor Fabricante dois níveis Atacadista Varejista Consumidor Fabricante três níveis Agente Atacadista Varejista Consumidor


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