A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ambiente externo Organização Variáveis Sociais Variáveis Tecnológicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ambiente externo Organização Variáveis Sociais Variáveis Tecnológicas"— Transcrição da apresentação:

1 Ambiente externo Organização Variáveis Sociais Variáveis Tecnológicas
Competidores Instituições financeiras Fornecedores Clientes Empregados Organização Acionistas Mídia Sindicatos Governos Grupos de interesses especiais Variáveis Econômicas Variáveis Políticas-legais Stakeholders Internos Ambiente de ação indireta Ambiente de Ação Direta Fronteira flexível de um sistema aberto Stakeholders Externos

2 Modelo de análise do ambiente externo

3 Níveis de conhecimento do Ambiente Externo
Nível 1: Um futuro conhecido Uma previsão bem feita é suficiente para determinar o direcionamento estratégico Nível 2: Futuro alternativo Existe um número discreto de alternativas 1 2 3 Nível 4: Ambigüidade total Não há base confiável para prever o futuro Nível 3: Uma amplitude de futuros Não existem cenários discretos, mas uma gama contínua de possibilidades

4 1. Formulação das estratégias 2
1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Objetivo levantar as oportunidades e ameaças representadas por questões que afetam as empresas de um modo geral, mas de maneiras diferentes, específicas às características de cada empresa.

5 Quatro fatores a analisar:
1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Quatro fatores a analisar: fatores político-legais fatores econômicos fatores tecnológicos fatores sócio-demográficos

6 Exemplos Internacionais
1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Político-Legais Exemplos Internacionais União Européia ALCA Mercosul subsídios à agricultura Europa e EUA restrições à importação aço EUA incentivos à exportação China e carros no Japão

7 1. Formulação das estratégias 2
1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Político-Legais Exemplos Nacionais políticas de combustíveis (ProAlcóol e Petrobras) matriz energética hidroelétrica e termoelétrica – gás incentivos fiscais Zona Franca de Manaus + interesses nacionais impostos importação / exportação meio-ambiente e uso de recursos hídricos Legislação civil, comercial, tributária, trabalhista e previdenciária

8 1. Formulação das estratégias 2
1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Político-Legais Exemplos Regionais incentivos à indústrias automotiva, geração de energia... incentivos regionais para implantação de novas indústrias fiscais (Bahia, Paraná) infra-estrutura (São Paulo, Paraná, RS) energia (Paraná) regulamentações específicas do setor industrial

9 1. Formulação das estratégias 2
1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Econômicas Taxa cambial (valor do Dólar) Dólar e comércio global: exportações importações commodities: preço internacional petróleo trigo soja oferta / procura: compromissos em Dólar especulação segurança em épocas de instabilidade política

10 1. Formulação das estratégias 2
1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Econômicas Taxa de Juros custo das compras a prazo custo de financiamentos taxas de retorno de investimentos Taxa de inflação custo do passivo circulante (estoques, salários, etc.) inflação  juros  compras  investimentos  recessão econômica Produto Interno Bruto (PIB) / Renda per capita movimentação de recursos no país capacidade de compra do consumidor

11 1. Formulação das estratégias 2
1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Tecnológicas Inovação de produtos modernização produtos substitutos Inovação de processos automação / informatização reengenharia de processo qualidade utilização de recursos: água, energia, meio-ambiente, matéria-prima,resíduos logística Tecnologia Gerencial

12 1. Formulação das estratégias 2
1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Sócio-Demográficas Valores culturais Brasil: cristãos, emotividade Cidade Festa: Natal, Páscoa, Carnaval Hábitos locais Tendências de época culto ao corpo material esportivo, academias, produtos dietéticos, isotônicos, suplementos alimentares animais de estimação petshop, rações, apetrechos

13 1. Formulação das estratégias 2
1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Sócio-Demográficas Faixa etária idosos solteiros de meia idade Constituição familiar poucos filhos nas classes média e alta pais separados Emancipação feminina Grupos étnicos afrobrasileiros etnias locais

14 1. Formulação das estratégias 2
1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Sócio-Demográficas Taxa de crescimento populacional nascimentos X mortes migrações Nível educacional Padrões de vida Geográficas localização interior – capital litoral – interior clima densidade demográfica


Carregar ppt "Ambiente externo Organização Variáveis Sociais Variáveis Tecnológicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google