A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Organização Variáveis Sociais Variáveis Econômicas Variáveis Tecnológicas Variáveis Políticas-legais Empregados Acionistas Competidores Clientes Mídia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Organização Variáveis Sociais Variáveis Econômicas Variáveis Tecnológicas Variáveis Políticas-legais Empregados Acionistas Competidores Clientes Mídia."— Transcrição da apresentação:

1 1 Organização Variáveis Sociais Variáveis Econômicas Variáveis Tecnológicas Variáveis Políticas-legais Empregados Acionistas Competidores Clientes Mídia Grupos de interesses especiais Instituições financeiras Fornecedores SindicatosGovernos Ambiente de ação indireta Stakeholders Externos Stakeholders Internos Fronteira flexível de um sistema aberto Ambiente de Ação Direta Ambiente externo

2 2 Modelo de análise do ambiente externo

3 3 Nível 1: Um futuro conhecido Uma previsão bem feita é suficiente para determinar o direcionamento estratégico Nível 2: Futuro alternativo Existe um número discreto de alternativas Nível 4: Ambigüidade total Não há base confiável para prever o futuro Nível 3: Uma amplitude de futuros Não existem cenários discretos, mas uma gama contínua de possibilidades Níveis de conhecimento do Ambiente Externo

4 4 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Objetivo ! levantar as oportunidades e ameaças representadas por questões que afetam as empresas de um modo geral, mas de maneiras diferentes, específicas às características de cada empresa.

5 5 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental ! Quatro fatores a analisar: ! fatores político-legais ! fatores econômicos ! fatores tecnológicos ! fatores sócio-demográficos

6 6 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Político-Legais ! Exemplos Internacionais ! União Européia ! ALCA ! Mercosul ! subsídios à agricultura !Europa e EUA ! restrições à importação !aço EUA ! incentivos à exportação !China e carros no Japão

7 7 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Político-Legais ! Exemplos Nacionais ! políticas de combustíveis !(ProAlcóol e Petrobras) ! matriz energética !hidroelétrica e termoelétrica – gás ! incentivos fiscais !Zona Franca de Manaus + interesses nacionais ! impostos importação / exportação ! meio-ambiente e uso de recursos hídricos ! Legislação civil, comercial, tributária, trabalhista e previdenciária

8 8 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Político-Legais ! Exemplos Regionais ! incentivos à indústrias !automotiva, geração de energia... ! incentivos regionais para implantação de novas indústrias !fiscais (Bahia, Paraná) !infra-estrutura (São Paulo, Paraná, RS) !energia (Paraná) !regulamentações específicas do setor industrial

9 9 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Econômicas ! Taxa cambial (valor do Dólar) ! Dólar e comércio global: !exportações !importações ! commodities: preço internacional !petróleo !trigo !soja ! oferta / procura: compromissos em Dólar !especulação !segurança em épocas de instabilidade política

10 10 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Econômicas ! Taxa de Juros ! custo das compras a prazo ! custo de financiamentos ! taxas de retorno de investimentos ! Taxa de inflação ! custo do passivo circulante (estoques, salários, etc.) ! inflação juros compras investimentos recessão econômica ! Produto Interno Bruto (PIB) / Renda per capita ! movimentação de recursos no país ! capacidade de compra do consumidor

11 11 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Tecnológicas ! Inovação de produtos ! modernização ! produtos substitutos ! Inovação de processos ! automação / informatização ! reengenharia de processo ! qualidade ! utilização de recursos: !água, energia, meio-ambiente, matéria-prima,resíduos ! logística ! Tecnologia Gerencial

12 12 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Sócio-Demográficas ! Valores culturais ! Brasil: cristãos, emotividade ! Cidade ! Festa: Natal, Páscoa, Carnaval ! Hábitos locais ! Tendências de época ! culto ao corpo !material esportivo, academias, produtos dietéticos, isotônicos, suplementos alimentares ! animais de estimação !petshop, rações, apetrechos

13 13 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Sócio-Demográficas ! Faixa etária ! idosos ! solteiros de meia idade ! Constituição familiar ! poucos filhos nas classes média e alta ! pais separados ! Emancipação feminina ! Grupos étnicos ! afrobrasileiros ! etnias locais

14 14 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Sócio-Demográficas ! Taxa de crescimento populacional ! nascimentos X mortes ! migrações ! Nível educacional ! Padrões de vida ! Geográficas ! localização !interior – capital !litoral – interior ! clima ! densidade demográfica


Carregar ppt "1 Organização Variáveis Sociais Variáveis Econômicas Variáveis Tecnológicas Variáveis Políticas-legais Empregados Acionistas Competidores Clientes Mídia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google