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LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 5 produtosprodutos Produto e Serviço.

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1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 5 produtosprodutos Produto e Serviço

2 PRODUTO Também denominado mercadoria ou artigo, é a mola mestra do processo mercadológico. É tudo aquilo tangível ou não, que a empresa submete ao mercado, na tentativa de satisfazer certa necessidade.

3 ATRIBUTOS DO PRODUTO 1.QUALIDADE capacidade do produto de desempenhar suas funções. suas funções.2.CARACTERÍSTICA valor de cada característica para o con sumidor em relação ao seu custo para sumidor em relação ao seu custo para empresa. empresa.3.DESING forma de valorizar o produto forma de valorizar o produto.

4 AJUSTAMENTO DO PRODUTO OBJETIVO: criar um produto que iguale aquilo que os clientes necessitam e desejam. clientes necessitam e desejam.ATENDIMENTO: maior satisfação da clientela.

5 AJUSTAMENTO DO PRODUTO FATORES A CONSIDERAR: o gosto do consumidor está sempre mudando. mudando. acompanhar a evolução das mudanças acompanhar a evolução das mudanças de gosto. de gosto. desenvolver produtos para atender desenvolver produtos para atender desejos e necessidades. desejos e necessidades.

6 CATEGORIAS DE PRODUTOS BENS DE CONSUMO BENS DE INDÚSTRIA SERVIÇOS

7 BENS DE CONSUMO Produtos que se destinam ao consumo por parte de pessoas físicas. Alimentos # Alimentos # Roupas # Utilidades domésticas # Bebidas.

8 BENS DE INDÚSTRIA Produtos que se destinam ao consumo por parte de pessoas jurídicas. # Matérias – primas. # Máquinas. # Equipamentos.

9 SERVIÇOS Produtos que podem, tanto ser consumidos por pessoas físicas ou por pessoas jurídicas. # Serviços profissionais. # Serviços bancários. # Serviços de transportes. # Serviços turísticos.

10 VALORES,SATISFAÇÃO,STATUS NECESSIDADES E DESEJOS DESEJOS INSUMOS E PACOTE DE BENEFÍCIOS PRODUTO O QUE É O PRODUTO ?

11 PRODUTO GENÉRICO É o mínimo necessário para dar ao produto uma chance de entrar no mercado. É o essencial, fundamental, porém rudimentar.

12 PRODUTO GENÉRICO MATERIAL GENÉRICO AÇO REJEIÇÃO CLIENTE SATISFAÇÃO PRODUTO FÁBRICA INSTRUMENTO FUNDAMENTAL

13 PRODUTO ESPERADO São as expectativas mínimas do cliente. Não serve para diferenciar os concorrentes. COMPRAR UM CARRO CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS PRODUTO ESPERADO PREÇO BAIXO PRAZO DE ENTREGA QUALIDADE MANUAIS ASSIST. TÉCNICA GARANTIA CLIENTE

14 PRODUTO AMPLIADO Ultrapassa as expectativas do cliente, oferecendo – lhe mais do que ele espera. Serve para diferenciar os concorrentes. CARTÃO DE CRÉDITO SUBSTITUIR O PAPEL MOEDA INCLUI EXTRA SALA DE ESPERA EM AEROPORTOS DESCONTOS EM HOTÉIS E RESTAURANTES RESTAURANTES

15 PRODUTO POTENCIAL É a soma de todas as características e benefícios oferecidos. Não tem limites. CLIENTE INSTALAÇÕES SERVIÇOS QUALIDADE CONDIÇÕES DE PAGAMENTO PREÇO EMBALAGEM MARCA PROPAGANDA PESSOAL CONDIÇÕES DE ENTREGA PROMOÇÕES

16 CATEGORIAS DOS BENS DE CONSUMO BENS DE CONVENIÊNCIA. BENS DE COMPRA COMPARADA. BENS DE ESPECIALIDADE.

17 BENS DE CONVENIÊNCIA São os bens de consumo da mais alta freqüência de recompra, baixo valor unitário, comprados com o mínimo esforço pelo consumidor. Exemplos: pasta de dentes. pasta de dentes. sabonetes. sabonetes. alimentos em geral. alimentos em geral. bebidas em geral. bebidas em geral. revistas e jornais. revistas e jornais. cigarros. cigarros. medicamentos. medicamentos.

18 CARACTERÍSTICAS : O tempo de consumo. O tempo de procura. O tempo de procura. Preço unitário baixo. Preço unitário baixo. Margem bruta baixa. Margem bruta baixa.

19 BENS DE COMPRA COMPARADA São bens que a freqüência de substituição não é grande, mas exige do consumidor, gastar um certo tempo na sua procura. O preço unitário com certo valor representativo, junto ao consumidor final. Compara o preço e a condição de aquisição com produtos similares da concorrência.

20 BENS DE COMPRA COMPARADA CARACTERÍSTICAS : Envolvem assistência técnica. Envolvem assistência técnica. Envolvem moda e estilo. Envolvem moda e estilo. Envolvem o prestígio do fabricante. Envolvem o prestígio do fabricante.

21 BENS DE COMPRA COMPARADA EXEMPLOS: ELETRODOMÉSTICOS. ELETRODOMÉSTICOS. AUTOMÓVEIS. AUTOMÓVEIS. VESTUÁRIO. VESTUÁRIO.

22 BENS DE ESPECIALIDADE São bens de baixa freqüência de substituição de preço unitário elevado para sua categoria e envolvem sofisticação, requinte no seu consumo.EXEMPLOS: CARROS ESPORTIVOS. CARROS ESPORTIVOS. CHARUTOS IMPORTADOS. CHARUTOS IMPORTADOS. OBRAS DE ARTE E JÓIAS. OBRAS DE ARTE E JÓIAS.

23 GRAU DE EXPOSIÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO distribuição intensiva. distribuição seletiva. distribuição exclusiva.

24 DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA Em função do tipo de produto. A empresa quer colocá-la em todos os intermediários possíveis. os intermediários possíveis. é o volume de vendas. OBJETIVO: é o volume de vendas.CARACTERÍSTICA: grande número de intermediários. a imagem do intermediário tem importância a imagem do intermediário tem importância relativamente baixa. relativamente baixa. o layout de sua loja é de pequena importância. o layout de sua loja é de pequena importância.

25 DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA INDICADA PARA : venda de bens de conveniência em geral. matérias-primas mais conhecidas matérias-primas mais conhecidas e de alto giro. e de alto giro. maior conveniência possível maior conveniência possível ao consumidor. ao consumidor. produto de baixo produto de baixo valor unitário. valor unitário.

26 DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA ARGUMENTOS FAVORÁVEIS : pulverização dos riscos. cobertura maior de mercado. cobertura maior de mercado. maior conveniência oferecida maior conveniência oferecida ao consumidor ( o produto é ao consumidor ( o produto é facilmente encontrado ) facilmente encontrado )

27 DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA PROBLEMAS EM GERAL : situam-se nas áreas de logística. na estrutura de crédito e cobrança. na estrutura de crédito e cobrança. nos controles administrativos. nos controles administrativos. no custo da venda pessoal. no custo da venda pessoal. na estrutura administrativa em geral. na estrutura administrativa em geral.

28 DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA Chicletes Adams. o Chicletes Adams. o Refrigerantes e Cervejas. o Isqueiros e Cigarros. o Águas Minerais. o Pastas de dentes. EXEMPLOS :

29 DISTRIBUIÇÃO SELETIVA O aspecto qualitativo faz parte do O aspecto qualitativo faz parte do processo de comercialização. processo de comercialização. Produto de valor unitário significativo Produto de valor unitário significativo para o médio consumidor. para o médio consumidor. Produto com alguma tecnologia, Produto com alguma tecnologia, estilo ou moda, com certa estilo ou moda, com certa diferenciação em relação diferenciação em relação a produtos similares. a produtos similares.

30 DISTRIBUIÇÃO SELETIVA ARGUMENTOS FAVORÁVEIS : produtos que necessitam de intermediários que possuam melhor layout de lojas. possuam melhor layout de lojas. indicada para bens de compra comparada e para indicada para bens de compra comparada e para alguns bens industriais de baixo valor unitário. alguns bens industriais de baixo valor unitário.

31 melhor nível de atendimento à clientela ( assistência técnica, financiamento, entrega). Intermediários que possuem imagem compatível com aquela que se pretende para o produto. Intermediários localizados em áreas pré-determinadas pelo fabricante do produto.

32 PROBLEMAS EM GERAL : na escolha dos intermediários. na definição das áreas não conflitantes para na definição das áreas não conflitantes para instalação de novos intermediários. instalação de novos intermediários. na padronização das instalações de lojas. na padronização das instalações de lojas. na seleção e capacitação do pessoal de na seleção e capacitação do pessoal de atendimento aos consumidores. atendimento aos consumidores. DISTRIBUIÇÃO SELETIVA

33 EXEMPLO : produtos de beleza ( Boticário, Água di Fiori ) lojas de confecções ( Zoomp, Hugo Boss ) lojas de confecções ( Zoomp, Hugo Boss ) lojas de móveis ( Hobjeto ) lojas de móveis ( Hobjeto ) restaurantes fast-food ( Mc Donalds, Bobs ) restaurantes fast-food ( Mc Donalds, Bobs ) lojas de calçados ( Arezzo, Samelo ). lojas de calçados ( Arezzo, Samelo ).

34 DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA Trata-se da determinação de um número limitado de intermediários. Intermediários selecionados em função: da necessidade de se manter o prestígio do pro # da necessidade de se manter o prestígio do pro duto. duto. # do status que o produto desfruta. # do trabalho de vendas, oferta de serviços,layout de loja. de loja. # da política de preços,exposição do produto, promoção,manutenção. promoção,manutenção.

35 DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA VANTAGENS: vínculos fortes,formais com o intermediário. # vínculos fortes,formais com o intermediário. # exigência da exclusividade,definição de modus operandi, respeito à política comercial. operandi, respeito à política comercial. # atendimento de alto nível,venda pessoal em menor quantidade e de alta qualidade. menor quantidade e de alta qualidade. # possibilidade de aumento de prestígio do produto.

36 DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA DESVANTAGENS: menor disponibilidade para recrutamento. # menor disponibilidade para recrutamento. # maior investimento em equipamentos e loja. # menor número de intermediários. # maiores riscos pela concentração. # dificuldade de substituição pela perda de um intermediário. intermediário.

37 DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA EXEMPLOS: AUTOMÓVEIS AUDI, FERRARI, MERCEDES BENZ. # AUTOMÓVEIS AUDI, FERRARI, MERCEDES BENZ. # JÓIAS NATAN, H. STHER. # CRISTAIS PRADO.

38 FUNÇÃO BÁSICA DA DISTRIBUIÇÃO É maximizar as utilidades de tempo, lugar e posse no fluxo do produto. É preciso,que o fluxo do produto se faça em tempo, hora, lugar e quantidade corretos. A logística assume complexidade relevante na operacionalização de um sistema de distribuição.

39 CADEIA DE ABASTECIMENTO

40 COMPLEXIDADE NA OPERACIONALIZAÇÃO SUPRIMENTO FÍSICO DISTRIBUIÇÃO FÍSICA # TRANSPORTES. # MANUTENÇÃO DE ESTOQUES. # MANUSEIO DE MATERIAIS ( MOVIMENTAÇÃO ). # COMPRAS. # PROCESSAMENTO DE PEDIDOS. # ARMAZENAMENTO. # PROTEÇÃO ( EMBALAGENS). # SEGUROS. # SISTEMA DE INFORMAÇÕES. # SISTEMA DE INFORMAÇÕES.

41 ETAPAS SUPRIMENTO FÍSICO FÁBRICA ATACADISTA DISTRIBUIDOR REPRESENTANTE VAREJISTAS CONSUMIDORES FINAIS

42 ESTUDO DA LOGÍSTICA É FUNÇÃO DOS ASPECTOS: # AUMENTO DAS PREOCUPAÇÕES COM OS SER VIÇOS QUE DEVEM SER OFERECIDOS AOS COM SUMIDORES. # ATENÇÃO MAIOR À ESTRUTURA DO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO. # DESENVOLVIMENTO DA ABORDAGEM SISTÊMICA NO MARKETING. # DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DAS TEORIAS E TÉCNICAS( PESQUISA OPERACIONAL E CUSTOS)

43 LOGÍSTICA O melhor resultado é obtido quando se consegue desenvolver, na prática, a integração das variáveis que a compõem. OPERAÇÕES LOGÍSTICAS ( distribuição física,movimentação de materiais e transferências internas de estoques) transferências internas de estoques) COORDENAÇÃO LOGÍSTICA ( previsões de venda, processamento de pedidos, planejamento operacional e compras ) planejamento operacional e compras )

44 COMPONENTES DO SISTEMA LOGÍSTICO 1.LOCALIZAÇÃO ( FÁBRICAS,DEPÓSITOS,FILIAIS) 2.ESTOQUES ( POLÍTICA DE ESTOQUES 3.TRANSPORTES ( FROTA PRÓPRIA OU TERCEIROS) 4.ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO ( PALETIZAÇÃO,ESTRUTURA PORTA PALETES,EQUIPAMENTOS) 5.COMUNICAÇÕES ( EDI,TELEFONIA,MALOTE,FAX) 6.GESTÃO DE PESSOAS ( FORMAÇÃO EM LOGÍSTICA)

45 INTENSIDADE DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DETERMINANTES BÁSICOS DETERMINANTES BÁSICOS: A FREQUÊNCIA DE SUBSTITUIÇÃO DO PRODUTO. A PARTICIPAÇÃO DE MERCADO. NÚMERO DE PONTOS DE VENDAS.

46 INTENSIDADE DA DISTRIBUIÇÃO EMPRESA COM POUCOS CLIENTES E POUCOS PRODUTOS ( BAIXA FREQUÊNCIA DE RECOMPRA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA POUCO INTENSA ) DISTRIBUIÇÃO FÍSICA POUCO INTENSA ) EMPRESA COM MUITOS CLIENTES E VARIEDADE DE PRODUTOS ( ALTA FREQUÊNCIA DE RECOMPRA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA MUITO INTENSA ) DISTRIBUIÇÃO FÍSICA MUITO INTENSA )

47 INTENSIDADE DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DISTRIBUIÇÃO DE CIGARROS É MAIS INTENSA DO QUE A DE ELETRODOMÉSTICOS; DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS E DE PRODUTOS HORTIGRANJEIROS TEM UM SISTEMA LOGÍS TICOS MAIS COMPLEXO E INTENSO.

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