A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Produto e Serviço produtos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 5.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Produto e Serviço produtos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 5."— Transcrição da apresentação:

1 Produto e Serviço produtos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 5

2 PRODUTO Também denominado mercadoria ou artigo,
é a mola mestra do processo mercadológico. É tudo aquilo tangível ou não, que a empresa submete ao mercado, na tentativa de satisfazer certa necessidade.

3 ATRIBUTOS DO PRODUTO QUALIDADE capacidade do produto de desempenhar
suas funções. 2.CARACTERÍSTICA valor de cada característica para o con sumidor em relação ao seu custo para empresa. 3.DESING forma de valorizar o produto.

4 AJUSTAMENTO DO PRODUTO
OBJETIVO: criar um produto que iguale aquilo que os clientes necessitam e desejam. ATENDIMENTO: maior satisfação da clientela.

5 AJUSTAMENTO DO PRODUTO
FATORES A CONSIDERAR: o gosto do consumidor está sempre mudando. acompanhar a evolução das mudanças de gosto. desenvolver produtos para atender desejos e necessidades.

6 CATEGORIAS DE PRODUTOS
BENS DE CONSUMO BENS DE INDÚSTRIA SERVIÇOS

7 Produtos que se destinam ao consumo por parte de pessoas físicas.
BENS DE CONSUMO Produtos que se destinam ao consumo por parte de pessoas físicas. # Alimentos # Roupas # Utilidades domésticas # Bebidas.

8 BENS DE INDÚSTRIA Produtos que se destinam ao consumo por parte de pessoas jurídicas. # Matérias – primas. # Máquinas. # Equipamentos.

9 SERVIÇOS Produtos que podem, tanto ser consumidos por pessoas físicas ou por pessoas jurídicas. # Serviços profissionais. # Serviços bancários. # Serviços de transportes. # Serviços turísticos.

10 O QUE É O PRODUTO ? VALORES, SATISFAÇÃO, STATUS....... PRODUTO
NECESSIDADES E DESEJOS INSUMOS E PACOTE DE BENEFÍCIOS

11 PRODUTO GENÉRICO É o mínimo necessário para dar ao produto uma chance de entrar no mercado. É o essencial, fundamental, porém rudimentar.

12 PRODUTO GENÉRICO AÇO FÁBRICA MATERIAL GENÉRICO REJEIÇÃO SATISFAÇÃO
INSTRUMENTO FUNDAMENTAL REJEIÇÃO SATISFAÇÃO PRODUTO CLIENTE

13 São as expectativas mínimas do cliente.
PRODUTO ESPERADO São as expectativas mínimas do cliente. Não serve para diferenciar os concorrentes. CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS COMPRAR UM CARRO PREÇO BAIXO PRAZO DE ENTREGA QUALIDADE MANUAIS ASSIST. TÉCNICA GARANTIA PRODUTO ESPERADO CLIENTE

14 Ultrapassa as expectativas do cliente,
PRODUTO AMPLIADO Ultrapassa as expectativas do cliente, oferecendo – lhe mais do que ele espera. Serve para diferenciar os concorrentes. SUBSTITUIR O PAPEL MOEDA CARTÃO DE CRÉDITO SALA DE ESPERA EM AEROPORTOS DESCONTOS EM HOTÉIS E RESTAURANTES INCLUI EXTRA

15 É a soma de todas as características e benefícios oferecidos.
PRODUTO POTENCIAL É a soma de todas as características e benefícios oferecidos. Não tem limites. PROPAGANDA PREÇO PROMOÇÕES EMBALAGEM SERVIÇOS PESSOAL INSTALAÇÕES MARCA QUALIDADE CONDIÇÕES DE ENTREGA CONDIÇÕES DE PAGAMENTO CLIENTE

16 CATEGORIAS DOS BENS DE CONSUMO
BENS DE CONVENIÊNCIA . BENS DE COMPRA COMPARADA . BENS DE ESPECIALIDADE .

17 BENS DE CONVENIÊNCIA São os bens de consumo da mais alta freqüência de recompra, baixo valor unitário, comprados com o mínimo esforço pelo consumidor. Exemplos: pasta de dentes. sabonetes. alimentos em geral . bebidas em geral . revistas e jornais. cigarros. medicamentos.

18 CARACTERÍSTICAS : O tempo de consumo. O tempo de procura. Preço unitário baixo. Margem bruta baixa.

19 São bens que a freqüência de substituição
BENS DE COMPRA COMPARADA São bens que a freqüência de substituição não é grande, mas exige do consumidor, gastar um certo tempo na sua procura. O preço unitário com certo valor representativo, junto ao consumidor final. Compara o preço e a condição de aquisição com produtos similares da concorrência.

20 Envolvem assistência técnica. Envolvem moda e estilo.
BENS DE COMPRA COMPARADA CARACTERÍSTICAS : Envolvem assistência técnica. Envolvem moda e estilo. Envolvem o prestígio do fabricante.

21 EXEMPLOS: ELETRODOMÉSTICOS. AUTOMÓVEIS. VESTUÁRIO.
BENS DE COMPRA COMPARADA EXEMPLOS: ELETRODOMÉSTICOS. AUTOMÓVEIS. VESTUÁRIO.

22 São bens de baixa freqüência de substituição
BENS DE ESPECIALIDADE São bens de baixa freqüência de substituição de preço unitário elevado para sua categoria e envolvem sofisticação, requinte no seu consumo. EXEMPLOS: CARROS ESPORTIVOS. CHARUTOS IMPORTADOS. OBRAS DE ARTE E JÓIAS.

23 distribuição seletiva .
GRAU DE EXPOSIÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO distribuição intensiva . distribuição seletiva . distribuição exclusiva .

24 Em função do tipo de produto. A empresa quer colocá-la em todos
DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA Em função do tipo de produto. A empresa quer colocá-la em todos os intermediários possíveis. OBJETIVO: é o volume de vendas. CARACTERÍSTICA: grande número de intermediários. a imagem do intermediário tem importância relativamente baixa. o layout de sua loja é de pequena importância.

25 matérias-primas mais conhecidas e de alto giro.
DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA INDICADA PARA : venda de bens de conveniência em geral. matérias-primas mais conhecidas e de alto giro. maior conveniência possível ao consumidor. produto de baixo valor unitário.

26 cobertura maior de mercado. maior conveniência oferecida
DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA ARGUMENTOS FAVORÁVEIS : pulverização dos riscos. cobertura maior de mercado. maior conveniência oferecida ao consumidor ( o produto é facilmente encontrado )

27 na estrutura de crédito e cobrança. nos controles administrativos.
DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA PROBLEMAS EM GERAL : situam-se nas áreas de logística. na estrutura de crédito e cobrança. nos controles administrativos. no custo da venda pessoal. na estrutura administrativa em geral.

28 Refrigerantes e Cervejas. Isqueiros e Cigarros. Águas Minerais.
DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA EXEMPLOS : Chicletes Adams. Refrigerantes e Cervejas. Isqueiros e Cigarros. Águas Minerais. Pastas de dentes.

29 O aspecto qualitativo faz parte do processo de comercialização.
DISTRIBUIÇÃO SELETIVA O aspecto qualitativo faz parte do processo de comercialização. Produto de valor unitário significativo para o médio consumidor. Produto com alguma tecnologia, estilo ou moda, com certa diferenciação em relação a produtos similares.

30 DISTRIBUIÇÃO SELETIVA
ARGUMENTOS FAVORÁVEIS : produtos que necessitam de intermediários que possuam melhor layout de lojas. indicada para bens de compra comparada e para alguns bens industriais de baixo valor unitário.

31 melhor nível de atendimento à clientela ( assistência técnica, financiamento, entrega).
Intermediários que possuem imagem compatível com aquela que se pretende para o produto. Intermediários localizados em áreas pré-determinadas pelo fabricante do produto.

32 DISTRIBUIÇÃO SELETIVA
PROBLEMAS EM GERAL : na escolha dos intermediários. na definição das áreas não conflitantes para instalação de novos intermediários. na padronização das instalações de lojas. na seleção e capacitação do pessoal de atendimento aos consumidores.

33 DISTRIBUIÇÃO SELETIVA
EXEMPLO : produtos de beleza ( Boticário, Água di Fiori ) lojas de confecções ( Zoomp, Hugo Boss ) lojas de móveis ( Hobjeto ) restaurantes fast-food ( Mc Donalds, Bob’s ) lojas de calçados ( Arezzo, Samelo ).

34 DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA
Trata-se da determinação de um número limitado de intermediários. Intermediários selecionados em função: # da necessidade de se manter o prestígio do pro duto. # do status que o produto desfruta. # do trabalho de vendas, oferta de serviços,layout de loja. # da política de preços,exposição do produto, promoção,manutenção.

35 DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA
VANTAGENS: # vínculos fortes,formais com o intermediário. # exigência da exclusividade,definição de modus operandi, respeito à política comercial. # atendimento de alto nível,venda pessoal em menor quantidade e de alta qualidade. # possibilidade de aumento de prestígio do produto.

36 # menor disponibilidade para recrutamento.
DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA DESVANTAGENS: # menor disponibilidade para recrutamento. # maior investimento em equipamentos e loja. # menor número de intermediários. # maiores riscos pela concentração. # dificuldade de substituição pela perda de um intermediário.

37 DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA
EXEMPLOS: # AUTOMÓVEIS AUDI , FERRARI , MERCEDES BENZ. # JÓIAS NATAN , H. STHER . # CRISTAIS PRADO.

38 FUNÇÃO BÁSICA DA DISTRIBUIÇÃO
É maximizar as utilidades de tempo, lugar e posse no fluxo do produto. É preciso,que o fluxo do produto se faça em tempo, hora, lugar e quantidade corretos. A logística assume complexidade relevante na operacionalização de um sistema de distribuição.

39 CADEIA DE ABASTECIMENTO

40 COMPLEXIDADE NA OPERACIONALIZAÇÃO
SUPRIMENTO FÍSICO DISTRIBUIÇÃO FÍSICA # TRANSPORTES. # MANUTENÇÃO DE ESTOQUES. # MANUSEIO DE MATERIAIS ( MOVIMENTAÇÃO ). # COMPRAS. # PROCESSAMENTO DE PEDIDOS. # ARMAZENAMENTO. # PROTEÇÃO ( EMBALAGENS). # SEGUROS. # SISTEMA DE INFORMAÇÕES.

41 ETAPAS SUPRIMENTO FÍSICO FÁBRICA ATACADISTA DISTRIBUIDOR REPRESENTANTE
VAREJISTAS CONSUMIDORES FINAIS

42 ESTUDO DA LOGÍSTICA É FUNÇÃO DOS ASPECTOS: # AUMENTO DAS PREOCUPAÇÕES COM OS SER VIÇOS QUE DEVEM SER OFERECIDOS AOS COM SUMIDORES. # ATENÇÃO MAIOR À ESTRUTURA DO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO. # DESENVOLVIMENTO DA ABORDAGEM SISTÊMICA NO MARKETING. # DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DAS TEORIAS E TÉCNICAS( PESQUISA OPERACIONAL E CUSTOS)

43 LOGÍSTICA O melhor resultado é obtido quando se consegue
desenvolver , na prática , a integração das variáveis que a compõem. OPERAÇÕES LOGÍSTICAS ( distribuição física,movimentação de materiais e transferências internas de estoques) COORDENAÇÃO LOGÍSTICA ( previsões de venda, processamento de pedidos, planejamento operacional e compras )

44 COMPONENTES DO SISTEMA LOGÍSTICO
LOCALIZAÇÃO ( FÁBRICAS,DEPÓSITOS,FILIAIS) 2.ESTOQUES ( POLÍTICA DE ESTOQUES 3.TRANSPORTES ( FROTA PRÓPRIA OU TERCEIROS) 4.ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO ( PALETIZAÇÃO,ESTRUTURA PORTA PALETES,EQUIPAMENTOS) 5.COMUNICAÇÕES ( EDI,TELEFONIA,MALOTE,FAX) 6.GESTÃO DE PESSOAS ( FORMAÇÃO EM LOGÍSTICA)

45 INTENSIDADE DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
DETERMINANTES BÁSICOS: A FREQUÊNCIA DE SUBSTITUIÇÃO DO PRODUTO. A PARTICIPAÇÃO DE MERCADO. NÚMERO DE PONTOS DE VENDAS.

46 INTENSIDADE DA DISTRIBUIÇÃO
EMPRESA COM POUCOS CLIENTES E POUCOS PRODUTOS ( BAIXA FREQUÊNCIA DE RECOMPRA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA POUCO INTENSA ) EMPRESA COM MUITOS CLIENTES E VARIEDADE DE PRODUTOS ( ALTA FREQUÊNCIA DE RECOMPRA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA MUITO INTENSA )

47 INTENSIDADE DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
DISTRIBUIÇÃO DE CIGARROS É MAIS INTENSA DO QUE A DE ELETRODOMÉSTICOS; DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS E DE PRODUTOS HORTIGRANJEIROS TEM UM SISTEMA LOGÍS TICOS MAIS COMPLEXO E INTENSO.

48


Carregar ppt "Produto e Serviço produtos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 5."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google