A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão"— Transcrição da apresentação:

1 IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:

2 Por que os cursos de Tecnologia em Nível Superior? A proposta do MEC apresenta os cursos superior de tecnologia como uma das principais respostas do setor educacional às necessidades e demandas da sociedade brasileira; uma vez que o progresso tecnológico vem causando profundas alterações nos modos de produção, na distribuição da força de trabalho e na sua qualificação.

3 A permanente ligação dos cursos de tecnologia com o meio produtivo e com as necessidades da sociedade colocam-nos em uma excelente perspectiva de contínua atualização, renovação e auto- reestruturação. O curso superior de tecnologia é essencialmente um curso de graduação, com características diferenciadas, de acordo com o respectivo perfil profissional de conclusão.

4 OBJETIVOS: - Contemplar a formação de um profissional apto a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades em uma determinada área profissional; e deve ter formação específica para: aplicação e desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica; difusão de tecnologias; gestão de processos de produção de bens e serviços; desenvolvimento da capacidade empreendedora; manutenção das suas competências em sintonia com o mundo do trabalho; e desenvolvimento no contexto das respectivas áreas profissionais.

5 - Capacitar o estudante para o desenvolvimento de competências profissionais que se traduzam na aplicação, no desenvolvimento (pesquisa aplicada e inovação tecnológica) e na difusão de tecnologias, na gestão de processos de produção de bens e serviços e na criação de condições para articular, mobilizar e colocar em ação conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para responder, de forma original e criativa, com eficiência e eficácia, aos desafios e requerimentos do mundo do trabalho.

6 - Desenvolver competências profissionais que permitam tanto a correta utilização e aplicação da tecnologia e o desenvolvimento de novas aplicações ou adaptação em novas situações profissionais, quanto o entendimento das implicações decorrentes de suas relações com o processo produtivo: a pessoa humana e a sociedade.

7 Quanto a denominação do Cargo O cargo de tecnólogo aparece caracterizado na classificação Brasileira de Ocupações (CBO) sob o código nº , com a seguinte descrição: estudar, planejar, projetar, especificar e executar projetos específicos da área de atuação. Essa versão da CBO foi recentemente substituída pela CBO/2002 que inclui o exercício profissional do tecnólogo, formado em curso superior de nível tecnológico, com atribuições tais como, planejar serviços e implementar atividades, administrar e gerenciar recursos, promover mudanças tecnológicas, aprimorar condições de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente.

8 Finalidades: Desenvolver competências profissionais tecnológicas para a gestão de processos de produção de bens e serviços; Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação; Cultivar o pensamento reflexivo, a autonomia intelectual, a capacidade empreendedora e a compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos, nas suas relações com o desenvolvimento do espírito científico;

9 Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, a criação artística e cultural e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho; Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos; Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular.

10 Competências: A organização curricular da educação profissional com princípio orientador para a formação baseada em competência deve ser entendida como: capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessárias para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho.

11 O modelo curricular por competência confere grande importância aos atributos pessoais do trabalhador, podendo ser destacadas: espírito de equipe; responsabilidade; autonomia; iniciativa; capacidade de comunicação; flexibilidade; cooperação; interesse e atenção. Desta forma, na perspectiva curricular dos cursos tecnológicos o modelo por competência deve favorecer uma articulação do mundo do trabalho com as diversas questões presentes na sociedade, a exemplo a questão do meio ambiente e a construção da cidadania.

12 Como são definidos os Cursos Tecnológicos: 1. Através de pesquisa sobre a demanda do mundo do trabalho, suas necessidades, suas carências, suas exigências e a perspectiva de desenvolvimento local e regional, porque nós estamos preparando pessoas para o mundo do trabalho altamente competitivo e cambiante. 2. No Ensino Superior o ensino de graduação é definido como bacharelado, licenciatura, educação profissional tecnológica. E os cursos tecnológicos são cursos superiores de graduação, o qual não gera discriminação ou exclusão em concursos públicos.

13 CURSOS TECNOLÓGICOS OFERECIDOS PELA UNIGRAN - Modalidade Presencial: Tecnologia em Agronomia Tecnologia em Estética e Cosmetologia Tecnologia em Manejo e Nutrição Animal Tecnologia em Publicidade e Marketing - Modalidade a Distância: Tecnologia em Gestão Imobiliária Tecnologia em Agropecuária Tecnologia em Publicidade e Marketing

14 ONDE CRESCE A ESPERANÇA Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra, e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança. Thiago de Mello Com a tradução de Pablo Neruda


Carregar ppt "IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google