A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Facilitador: Davidson Ramirez Iahnn Web-site: 11 de Fevereiro de 2011 Escola Estadual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Facilitador: Davidson Ramirez Iahnn Web-site: 11 de Fevereiro de 2011 Escola Estadual."— Transcrição da apresentação:

1 Facilitador: Davidson Ramirez Iahnn Web-site: 11 de Fevereiro de 2011 Escola Estadual Adê Marques O grande desafio do ser humano não é superar os outros, mas a si mesmo. MALTABIE D. BABCOCK

2

3 O administrador, que, além de uma formação técnico- científica, deve ter uma formação humanística, interdisciplinar e sistêmica, levando a aprendizagem para todos os níveis organizacionais, através de novas Tecnologias de Informação, introduzindo, portanto, uma nova concepção de administração nas organizações. A Formação Humanística tem um papel fundamental no desenvolvimento de um perfil diferenciado, já que prepara uma sólida base de conhecimentos gerais que permitirão uma compreensão mais ampla da formação técnica, estimulando o pensamento crítico e sensibilizando a pessoa para as questões sociais, políticas, culturais e éticas que envolvem sua atuação como cidadão e profissional. Este perfil é o DNA que pode ser identificado e reconhecido pela sociedade e o mercado de trabalho.

4 O administrador, que, além de uma formação técnico- científica, deve ter uma formação humanística, interdisciplinar e sistêmica, levando a aprendizagem para todos os níveis organizacionais, através de novas Tecnologias de Informação, introduzindo, portanto, uma nova concepção de administração nas organizações. Dizemos que na interdisciplinaridade há cooperação e diálogo entre as disciplinas do conhecimento, mas nesse caso se trata de uma ação coordenada.

5 O administrador, que, além de uma formação técnico- científica, deve ter uma formação humanística, interdisciplinar e sistêmica, levando a aprendizagem para todos os níveis organizacionais, através de novas Tecnologias de Informação, introduzindo, portanto, uma nova concepção de administração nas organizações. Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo. Identificando as ligações de fatos particulares.

6 Essa nova concepção baseia-se, principalmente, nas habilidades humanísticas, necessárias ao administrador para que possa entender o mercado, a sociedade e seu comportamento. Pode-se considerar que a competência exigida ao administrador do século XXI, possui 3 dimensões: o conhecimento, a habilidade e a atitude. O conhecimento é o que se deve saber para desenvolver com qualidade o que lhe é atribuído. A habilidade necessária é saber o que se deve fazer para obter um bom desempenho, ou seja, construir estratégias, saber coordenar e motivar uma equipe. Já a atitude é agir para empregar adequadamente os conhecimentos e as habilidades.

7 Dentre essas dimensões, destaco a atitude, sendo que ela por ela mesma, não basta. Não por acaso, Goethe afirmava não existir nada mais triste do que a ignorância em ação. É preciso a atitude certa (com conhecimento). No campo empresarial as atitudes gerenciais são: iniciativa, flexibilidade para ouvir opiniões diferentes da sua, capacidade de reconhecer seus próprios erros, disposição para aprender, etc.

8 Outro grande desafio do século XXI é o multiculturalismo. O administrador precisa saber transitar no mundo globalizado, aproveitando o multiculturalismo para crescer, adquirindo novos conceitos e sabendo lidar com vários grupos sociais, pois assim, ele só terá a contribuir à organização em que trabalha e ao seu currículo. O atual administrador é um eterno aprendiz, utilizando-se da melhor forma possível, as novas tecnologias de informação. Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas. Trata-se da miscigenação do s credos e culturas que ocorrem no Brasil desde os tempos da colonização.

9 O Administrador se defrontará com problemas multifacetados e cada vez mais complexos. Assim, o trabalho está crescentemente mais abstrato, mais intelectualizado, mais autônomo, coletivo e complexo. Ser proativo é o caminho necessário para o administrador se ajustar às novas tendências. É muito importante procurar se desenvolver, para isso, o profissional que está aberto a novos conceitos e está sempre procurando evoluir está um passo a frente no mercado de trabalho.

10 Ele deve ser empreendedor. O perfil dos administradores desse novo milênio, é de rígidos limites éticos, de um envolvimento cada vez maior em trabalhos em equipe, de constante atualização e aperfeiçoamento, planejamento estratégico, responsabilidade social e ambiental. Tudo isso, para a sobrevivência em um mundo cada vez mais globalizado e, portanto, sempre suscetível a turbulências econômicas que afetam o rumo das mais diversas empresas e países.

11 Referências DRUCKER, Peter F. A Nova Era da Administração. 5ª edição. São Paulo: Editora Pioneira, CHIAVENATO, Idalberto Introdução à Teoria Geral da Administração. 2ª Edição Revista e Atualizada. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000.

12

13 Conceituação. Classificação. Empresa como um sistema aberto. Objetivos, missão e políticas da organização.


Carregar ppt "Facilitador: Davidson Ramirez Iahnn Web-site: 11 de Fevereiro de 2011 Escola Estadual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google