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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

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Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
1.1.2 As necessidades Das múltiplas classificações que se realizaram sobre as necessidades, a mais simples e conhecida é a de Abraham Maslow. O autor procurava explicar porque certas necessidades impulsionam o ser humano num momento determinado. Este facto levou-o a estabelecer uma hierarquia entre elas. As necessidades segundo Maslow, aparecem de forma sucessiva, começando pelas mais elementares ou inferiores, de tipo fisiológico. À medida que se vão satisfazendo em determinado grau, vão aparecendo outras de nível superior, de natureza mais psicológica. O acesso dos indivíduos às necessidades de nível superior depende do seu nível de bem-estar. Todas as pessoas têm necessidades básicas, no entanto, não significa que cheguem a ter necessidades de auto-realização. Por outro lado, a ordem que Maslow estabelece não é totalmente rigorosa, já que pode dar-se o caso de haver indivíduos que preferem sacrificar a satisfação de necessidades básicas por outras de ordem superior.

2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
1.1.2 As necessidades A teoria de Maslow baseia-se em três hipóteses: O indivíduo tem numerosas necessidades. Estas são de importância diferente e podem ser hierarquizadas. O indivíduo procura em primeiro lugar a satisfação da necessidade que lhe parece mais importante. Uma necessidades deixa de existir (pelo menos durante algum tempo) depois da sua satisfação e o indivíduo procura, neste caso, a satisfação da necessidade seguinte. O autor propõe a seguinte classificação das necessidades: Necessidades fisiológicas Necessidades de segurança Necessidades de pertença Necessidades de estima Necessidades de auto-realização.

3 AUTO-REALIZAÇÃO ESTIMA PERTENÇA E AMOR SEGURANÇA FISIOLÓGICAS
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 1.1.2 As necessidades Maslow distingue cinco tipos de necessidades: Hierarquia das necessidades segundo Maslow AUTO-REALIZAÇÃO Necessidades para a realização pessoal ESTIMA Necessidades para auto-respeito, reputação e prestígio PERTENÇA E AMOR Necessidades de afecto, pertença a um grupo e aceitação SEGURANÇA Necessidades de protecção, ordem FISIOLÓGICAS Necessidades de alimentação, movimento, descanso

4 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
1.1.2 As necessidades Necessidades fisiológicas São as primeiras que aparecem no ser humano. A sua satisfação é fundamental para a sobrevivência do indivíduo. Muitas delas são ignoradas porque são quotidianas, porém, são a base de muitas actividades económicas, e não se podem satisfazer põem em perigo a vida do indivíduo. Têm uma correspondência com as carências e são as seguintes: Necessidade de movimento: é básica para a sobrevivência tanto na sua dimensão inconsciente como consciente. Necessidade de ar puro: a satisfação da necessidade de respirar é feita de forma inconsciente, porém não é menos importante. Necessidade de alimentação: é uma das necessidades mais evidentes. Necessidade de temperatura adequada: é a necessidade de abrigo para certas zonas mais frias ou de ventilação nas zonas mais quentes. Necessidade de descanso: esta função permite ao organismo recuperar as energias que gastou durante o dia e descansar tanto física como mentalmente. Necessidade sexo: apesar de não ser uma necessidade básica para a sobrevivência do indivíduo é-o para a sobrevivência social pois determina a sobrevivência da espécie. Assumiu uma grande importância para a publicidade.

5 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
1.1.2 As necessidades Necessidades de segurança Estas necessidades aparecem quando as anteriores estão satisfeitas. Não procuram a satisfação imediata, mas centram a sua satisfação no futuro. Têm a ver com o facto de o ser humano procurar, de todas as formas, preservar a sua integridade física e psicológica.

6 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
1.1.2 As necessidades Necessidades de pertença e amor Uma vez satisfeitas, em certa medida as necessidades fisiológicas e de segurança, surgem as afectivas. Estas necessidades levam o indivíduo a relacionar-se com os outros membros da sociedade, procurando afecto ou algum tipo de relacionamento com o outro.

7 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
1.1.2 As necessidades Necessidades de estima Como afirma Maslow, todas as pessoas normais sentem a necessidade ou desejo de uma avaliação estável, firmemente baseada e alta da sua personalidade, necessitam de auto-respeito e de apreço dos outros. Estas necessidades levam, por um lado, a um desejo de força, realização, suficiência, domínio, competência, confiança, independência e liberdade; e por outro, a um desejo de prestígio, reconhecimento, importância ou apreço. Maslow argumenta que a satisfação destas necessidades conduz a sentimentos de auto-confiança, de ser útil e necessário. Mas a frustração das mesmas produz sentimentos de inferioridade, debilidade que, por sua vez, dão lugar a reacções desanimadoras e inclusivamente neuróticas.

8 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
1.1.2 As necessidades Necessidades de auto-realização É o nível mais alto das necessidades que só será atingido, segundo o autor, depois das necessidades fisiológicas, de segurança, de pertença e de estima, encontrarem, de certa forma uma satisfação aceitável. Supõe a realização integral do potencial próprio. Pode manifestar-se tanto em aspectos de desenvolvimento físico, como psicológico ou social.


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